Remodelação de apartamento: Quartos modernos por Architect Your Home

Ideias para quartos: o Homem sonha, a obra nasce!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

quarto é a divisão da casa dedicada ao descanso e, só por isso, tem um valor adicional. É importante, ao final do dia, encontrarmos nele a paz de que precisamos para repousar em pleno. Para além disso, o quarto configura o espaço privado da casa, aquele que é só nosso e onde, tantas vezes, encontramos, enfim, o nosso refúgio. Como bem sabemos, o quarto não serve apenas para dormir. É para lá que nos retiramos quando queremos ler, ouvir música, pensar e até trabalhar ou estudar.

Assim, é conveniente o quarto aliar o conforto e a funcionalidade. O estilo de decoração dependerá das preferências e da personalidade de cada um, mas há algumas características que devem ser transversais a todos os quartos como a existência de uma área de arrumação funcional, boa luminosidade, um colchão confortável, entre outras.

Neste artigo, vamos partilhar consigo algumas ideias – inclusive para quartos pequenos – que pode pôr em prática facilmente.

Ora veja.

1. Escolha bem a cama e o colchão

A cama é a protagonista do quarto e se não for confortável não lhe vai conseguir proporcionar as noites de sono de que precisa.

No que diz respeito ao tamanho, existem quatro tipos de camas: Single (90x190cm), Double (135x190cm), King (150x200cm) e Super King (180x200cm). A tendência será sempre a de comprar a maior cama possível para dormir à vontade, seja individualmente ou em casal. Porém, deve escolher uma cama cuja medida seja proporcional à do seu quarto sob pena de ficar sem espaço para circular e para acrescentar outros móveis, e de sobrecarregar o ambiente. Neste sentido, sugerimos que tire as medidas ao quarto antes de comprar a cama. Depois, pode até marcar o chão com adesivos para perceber exactamente o espaço que ela vai ocupar. Quando for comprar a cama, não se precipite. Veja diferentes camas em várias lojas, compare preços e não tenha medo de fazer perguntas aos vendedores.

O conforto está principalmente associado ao colchão que é, por norma, mais caro do que a própria cama, embora ambos funcionem em conjunto. Se, de manhã, sente dores no corpo ou se, por exemplo, dorme melhor numa cama de hotel do que na sua, então possivelmente precisa de trocar o colchão. Quando for a uma loja comprá-lo, deite-se em cima dos colchões que estão disponíveis. Se a compra se destinar a um casal, certifique-se de que ambos vão comprá-lo.

​2. Aposte em cores neutras que convidem ao descanso

Remodelação de apartamento: Quartos modernos por Architect Your Home
Architect Your Home

Remodelação de apartamento

Architect Your Home

O uso de cores neutras no quarto não é, como é óbvio, uma regra de ouro. Contudo, é inegável que as cores claras relaxam e as vibrantes estimulam, pelo que pode não ser uma boa ideia pintar o quarto com cores demasiado fortes. As cores neutras, para além de repousantes, são uma boa base para a decoração, na medida em que combinam com todas as outras cores que podem ser inseridas através de alguns apontamentos como almofadas, carpetes, cortinas ou candeeiros. Aliás, se começar com uma base neutra, pode depois complementá-la com padrões e texturas para enriquecer o ambiente em termos visuais. Se a ideia de paleta cromática só com tonalidades sóbrias não lhe agrada, experimente pintar uma ou duas paredes com uma cor diferente, mais expressiva e contrastante.

​3. E por que não um papel de parede?

Sente que a decoração do seu quarto é monótona e desinteressante? Um papel de parede pode dar-lhe um novo élan. Há papéis de parede com diferentes cores e padrões e também os há lisos e texturados. Para a colocação do papel, escolha uma parede que tenha importância dentro do quarto como a que está por detrás da cabeceira de cama. Uma das grandes vantagens do papel de parede é o facto de não ter que andar com pinturas que geram cheiros incómodos.

No entanto, não se precipite na escolha do papel. Ele deve jogar com as demais cores do quarto. Pode, numa loja, pedir uma amostra e encostá-la à parede para ver o efeito. Tenha ainda em atenção a escala do desenho do papel de parede porque uma escala inadequada pode fazer o seu quarto parecer mais pequeno. Relembramos, ainda, que o papel de parede deve ser colocado sobre uma parede lisa e em bom estado. Se possível, aplique uma camada de isolante antes de colocar o papel.

​4. Não descure a iluminação

Tal como no caso das cores, também a iluminação no quarto deve ser suave e aprazível. Além do ponto de luz do tecto, deve espalhar pela divisão pontos mais específicos como candeeiros nas mesas de cabeceira e a iluminar eventuais áreas de leitura ou onde se arranja e maquilha. Para valorizar a decoração, invista num candeeiro de design que chame a atenção e crie um foco especial no quarto. É também oportuno ter um regulador de luz para aumentar e reduzir a intensidade da mesma consoante as suas necessidades.

​5. A importância dos roupeiros

Hoje, a maior parte das casas já tem roupeiros embutidos, o que é uma vantagem visto que assim não tem que comprar mais um móvel. Se tiver que comprar, pondere o espaço que tem, o estilo do seu quarto e os materiais que prefere (madeira, vidro, sintéticos, etc.). Se quiser remodelar um roupeiro antigo, pode sempre pintá-lo e refazer o seu interior acrescentando divisórias ou gavetas. O seu quarto inclui um walk-in closet? Desfrute de todo o espaço, arrumando por secções. Se a área for muito exígua e não tiver roupeiro embutido, aproveite a parede, ponha prateleiras, divisórias, um espaço para colocar cabides e compre uma cortina bonita para o tapar. Também o pode deixar exposto, desde que permaneça arrumado.

Visando uma melhor organização, pondere livrar-se de tudo o que já não usa ou não lhe faz falta. Deve também pendurar apenas uma peça por cabide e tentar não pôr no mesmo cabide um par de calças e uma ou duas camisas. Se o fizer, a roupa acaba por se engelhar e ter diferentes peças no mesmo cabide não é prático para o dia-a-dia. Se o seu roupeiro for pequeno coloque apenas a roupa referente à estação em curso. Para os sapatos, use cestos de arame ou suportes específicos. Quanto aos acessórios pode pendurá-los em cabides de parede ou guardá-los em caixas bonitas. Coloque, ainda, organizadores nas gavetas para que cada objecto tenha o seu devido lugar.

​6. Têxteis confortáveis: para a cama, janelas e chão

O quarto da Alda: Quartos modernos por Cássia Lignéa
Cássia Lignéa

O quarto da Alda

Cássia Lignéa

Os têxteis completam a decoração e asseguram a comodidade dos espaços. Comece pela cama e escolha lençóis e capas de edredão bonitas e macias. Privilegie fibras 100% naturais em detrimento de tecidos sintéticos. Os lençóis em algodão egípcio e Pima Cotton são os mais caros, mas são também os mais suaves e duradouros. Para compor a cama, compre algumas almofadas decorativas. Combine umas maiores e outras mais pequenas e misture padrões ou cores, mas sempre de forma harmoniosa.

As cortinas também são essenciais num quarto. Pode até preferir acordar com a luz natural, mas as cortinas salvaguardam a sua privacidade e fazem com que o quarto fique menos despido. O mesmo acontece com as carpetes e os tapetes. Para além de melhorarem a acústica e a temperatura dos espaços, proporcionam aconchego a quem os utiliza. Afinal de contas, ninguém quer sair da cama e pisar um chão duro e frio.

​7. Poltrona ou pequena sala de estar no quarto

Estar no quarto não significa estar a dormir e nem sempre nos apetece sentar ou deitar na cama. Nesse sentido, e se tiver espaço, aconselhamo-lo a incorporar uma poltrona ou uma pequena zona de estar no quarto tal como numa suíte. Complemente a poltrona ou o sofá com um candeeiro de pé e uma mesa de apoio. Assim, terá um espaço para ler um livro, beber um chá ou trabalhar sem ceder à preguiça da apetecível cama.

​8. Ideias para quartos pequenos

Detalhe do quarto: Quartos escandinavos por Arkstudio
Arkstudio

Detalhe do quarto

Arkstudio

As divisões pequenas levantam alguns desafios, mas também têm vantagens. São mais acolhedoras e não precisamos de gastar tanto para as mobilar. Se tem um quarto pequeno, não se preocupe. Temos algumas ideias para optimizar o espaço:

Escolha cores claras: as cores claras abrem os espaços e reflectem a luminosidade que neles existe. Deixe as cores fortes para os detalhes, caso contrário acabará por sobrecarregar o ambiente.

Deixe a luz natural entrar: se o seu quarto conta com uma boa exposição solar, aproveite-a, mantendo os tratamentos das janelas reduzidos ao mínimo. Umas japonesas ou umas cortinas semi-transparentes para proteger as janelas são suficientes. 

Preste atenção às proporções: é essencial que os móveis não sejam demasiado grandes para o espaço disponível. Tire medidas antes de os ir comprar para se assegurar de que o espaço não fica demasiado cheio e sem permitir uma fácil circulação.

Use espelhos: os espelhos reproduzem a imagem que se lhes defronta pelo que criam a ilusão de que um espaço é maior do que aquilo que realmente é. Esta é uma batota muito utilizada na decoração e no design de interiores.

Maximize o seu espaço de arrumação: pode construir uma unidade de arrumação à medida que se prolongue do chão ao tecto e apostar em móveis multifuncionais como uma cama com gavetões. Deve, também, pensar na vertical porque se usar móveis suspensos, desimpede espaço útil no chão.

Crie uma distracção: uma peça de design, uma parede pintada de uma cor diferente ou um papel de parede são boas soluções para criar uma distracção e desviar a atenção do facto de o quarto ser pequeno.

​9. Que profissionais podem ajudá-lo a transformar o seu espaço?

Não precisa de ir mais longe. Aqui na homify, reunimos uma vasta lista de profissionais organizados por categorias. Na barra superior, carregue sobre o separados “profissionais” e seleccione a especialidade que procura. Para planear, remodelar, mobilar ou decorar o quarto, poderá ser útil contratar um decorador e um designers de interiores. Afunile a sua pesquisa, introduzindo o código postal ou nome da área servida. Depois, é só entrar em contacto e pedir orçamentos.

Recomendado: 

Quarto de sonho: 25 ideias elegantes para quartos de dormir

Estas ideias foram-lhe úteis? Se tiver mais questões, não deixe de nos enviar mensagem privada ou comentar sob este artigo! :) 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!