Quarto de Casal: Quartos clássicos por Stoc Casa Interiores

Descubra como ter o quarto clássico com que sempre sonhou!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O estilo clássico é intemporal. Se as peças de mobiliário forem bem escolhidas e o conjunto for bem organizado, pode ter o quarto clássico dos seus sonhos por muitos anos. E se quiser remodelar bastam alguns acessórios e têxteis para ter um ambiente renovado!

Todos temos alguma noção das características que fazem um quarto enquadrar-se no estilo clássico, mas será que sabemos como equilibrar todos os seus elementos? É que, apesar de ser um estilo muito comum, decorar um quarto de forma clássica pode resultar num ambiente desastroso, pesado e demasiado imponente, onde corre o risco de não se sentir confortável no dia-a-dia.

Por isso, se está a pensar fazer a decoração do seu quarto ao estilo clássico, ou apenas dar-lhe um tom mais intemporal, este artigo é mesmo para si! 

Aqui vai descobrir de que é feita a decoração clássica, que materiais e características deve usar, como equilibrar todos os elementos de uma decoração clássica sem cair em exageros estéticos, e até quanto custam alguns desses itens. Acompanhe-nos!

Características gerais

O estilo clássico caracteriza-se por uma imagem imponente, com elementos que tanto podem ter um ano como cem anos. Nunca vão estar na moda, nunca vão sair de moda. É composto por peças de design elaborado, feitas de materiais naturais, que conhecemos desde sempre. 

É também um estilo rico, mesmo quando seja um pouco mais campestre, que privilegia acabamentos sumptuosos e texturas suaves. No fundo é uma decoração destinada ao conforto e a apreciar as coisas belas e boas da vida, que pouco tem mudado ao longo dos tempos. A homify ajuda-o a descobrir como fazê-la!

A mobília

A mobília clássica é isso mesmo, clássica. Já a vimos centenas de vezes nas casas dos nossos pais ou avós e possivelmente já houve uma altura em que detestámos essa estética e quisemos afastar-nos dela. Mas a mobília clássica é intemporal, e resiste aos testes do tempo e às ondas de tendências e modas. 

Para um quarto clássico, novo ou remodelado, a mobília tem de ser de madeira maciça, em especial de madeira mais escura e sumptuosa. A parte mais visível deve ter um trabalho primoroso de marcenaria, com elementos bem torneados e formas orgânicas. Esqueça os módulos integrados, em que as mesas-de-cabeceira se unem à cabeceira, por exemplo, e as linhas rectas e rígidas. Neste estilo é tudo como antigamente, a mobília é composta de elementos separados, mas unidos pela estética comum.  

Uma mobília clássica, de madeira maciça, nova, como a da imagem da autoria da nossa designer Maria Inês Home Style, pode custar-lhe bem acima de 1000 Euros. Mas se optar por uma mobília em segunda mão, consegue encontrar conjuntos muito interessantes por menos de metade do preço.

Como a cabeceira da cama pode ajudar a conseguir o estilo clássico

Se tem uma cama moderna ou um sommier não desespere, não precisa de comprar uma cama nova. Fazer uma cabeceira de cama personalizada pode ser a solução. O estilo clássico casa na perfeição com estofados e capitoné! 

Fazer ou encomendar uma cabeceira personalizada é a melhor solução, mas também encontra este tipo de produtos no mercado por valores que começam em 100 Euros. O que mais faz variar o preço é o material do estofado e as dimensões. 

O veludo, o linho e o couro de tom natural são os materiais mais indicados para estofar a cabeceira da cama para uma decoração clássica.

A iluminação – Candeeiros de quarto

A iluminação é fundamental em qualquer quarto e isso não é diferente no estilo clássico. Mas nesta estética os focos e LEDs não entram, ou estão camuflados por campânulas e abajures tradicionais. 

A luz destes quartos não costuma ser dispersa pelo ambiente, seguindo a estruturação clássica, de iluminação central no teto e iluminação personalizada à cabeceira. No entanto, se acha que esta iluminação é insuficiente para fazer a sua decoração brilhar pode sempre instalar iluminação embutida, escondida e indireta, mantendo no entanto a peça de iluminação central, o candeeiro de teto.  

Para conseguir um bom conjunto clássico pode escolher um lustre de suspensão com cristais, ou uma reinterpretação do conceito, com várias lâmpadas. Esta escolha vai conferir ao seu quarto um toque de glamour e sofisticação.  Pode também optar por um candeeiro suspenso de abajur simples, cilíndrico, de tecido, ou em forma de flor, de vidro fosco.

A iluminação – Candeeiros de mesa

As mesas-de-cabeceira são presença quase obrigatória num quarto clássico e representam um apoio fundamental a todas as funções da cama, desde apoio para livros e arrumação adicional, até suporte para a iluminação personalizada, que infalivelmente se encontra junto a ela. 

Os candeeiros de mesa são assim outro item fundamental aos quartos clássicos. As suas formas são normalmente também muito clássicas, compostas por uma base decorativa e um abajur.  

Estes candeeiros são muito fáceis de encontrar no mercado a preços bastante baixos. Mas o nosso conselho é que evite materiais de má qualidade e designs demasiado banais ou datados. E os candeeiros de mesa não têm de fazer pandã com o do teto! Uma má escolha de candeeiros pode estragar todo o conjunto, tirando o protagonismo à mobília, por exemplo.

As cores

Numa ambiente clássico as cores são normalmente as da natureza, com especial incidência nas cores mais profundas. Vermelho escuro (o chamado bordeaux), verde seco, castanho, bege, azul-escuro… Na realidade qualquer cor serve desde que não seja demasiado brilhante, ou com uma tonalidade artificial. No entanto pode optar por uma via de cor mais viva, se esse for o seu gosto, mas precisa de ter muita atenção para o ambiente não ficar demasiado estridente. Evite também as cores demasiado escuras, sobretudo se a mobília for numa madeira escura, sob pena de criar uma atmosfera pesada e pouco agradável.

Os dourados, ou tons de amarelo mostarda, também podem ser utilizados nestes ambientes para dar o tom de realeza que muita gente procura no clássico.

Os tapetes

Por esta altura já deve ter uma ideia do que comprar no que respeita aos tapetes para um quarto clássico, mas não é demais lembrar. Materiais antigos e técnicas artesanais intemporais. Arraiolos, Aubusson, Savonnerie, persas, orientais… São artigos caros, mas que dão a qualquer espaço um toque de requinte e beleza intemporal. 

O tapete de Arraiolos, tão nosso, é perfeito para um quarto clássico com toques rústicos. Os tapetes de estilo francês clássico, com as suas tonalidades ricas, grandes motivos de inspiração floral e paisagens, são perfeitos para criar espaços charmosos e muito elegantes, dignos da realeza.

Dependendo das dimensões e dos padrões, um tapete de Arraiolos verdadeiro, de lã, feito à mão, vai custar-lhe cerca de 250 Euros o metro quadrado. Um tapete persa genuíno vai custar-lhe cerca de 15000 por metro quadrado e os tapetes franceses conseguem encontrar-se por valores inferiores, mas superiores aos de Arraiolos.

O têxteis

Para um quarto clássico os materiais não podem ser modernos! Uma colcha de náilon num quarto clássico vai ficar de mau tom, e dar aquele ar barato, de mau gosto, que queremos evitar, por exemplo. 

Os melhores têxteis para estes ambientes são os algodões e os linhos finos, o veludo e a seda, o brocado. As rendas e os bordados delicados também têm aqui o seu lugar.  

Os padrões florais vintage são muito utilizados, e as ricas grossas, de preferência em cores complementares, também ficam bem. No entanto se optar por padrões mais discretos, sem padrão, ou preferir os padrões monocromáticos com relevo, e apostar na textura, também não vai errar!  

Os preços dos têxteis clássicos variam muito em função da marca, do material e do trabalhado, mas não são os têxteis mais baratos, podendo representar até um investimento bem avultado, se enveredar por escolhas mais requintadas. Mas tendo em conta que normalmente apresentam elevados padrões de qualidade pode encarar esse investimento como algo que ficará para a vida e até para gerações futuras.

As paredes

A decoração das paredes num quarto clássico tanto pode ser neutra e simples, baseada apenas numa ou outra moldura clássica com fotos ou pinturas, com motivos também nostálgicos, ou viva e intrincada, na maior parte das vezes com recurso a papel de parede.

No caso do papel de parede, um must have do estilo clássico, opte por motivos florais de inspiração vintage, grandes. Mas muito cuidado com a dimensão do espaço! Em áreas mais pequenas restrinja o padrão a apenas uma parede, ou prefira a neutralidade de um tom creme claro ou casca de ovo. Abusar deste expediente, ou uma escolha pouco equilibrada, pode ter resultados desastrosos para o seu quarto!

Quer muitas ideias para as paredes do seu quarto? Então não perca o artigo ’12 boas ideias para as paredes do seu quarto’.

Os acessórios

Neste estilo os acessórios são bem vindos, mas muito cuidado com os exageros ou vai ficar com um espaço confuso e pouco atraente. Molduras com fotos, jarras, espelhos com molduras douradas, almofadas… Tudo com um tom retro vintage para se enquadrar no tema. 

Agora já consegue visualizar o seu quarto clássico? Então mãos à obra! 

Aprecia este estilo ou nem pensar!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!