Discreta por fora, maravilhosa por dentro!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O exterior não deixa adivinhar o estilo elegante do interior. Hoje, mostrar-lhe-emos a Casa MM localizada num bairro privado na zona norte de Buenos Aires, na Argentina. A moradia estende-se sobre um terreno de 20 metros por 50 metros de profundidade com acesso directo a um rio.

A casa tem uma superfície coberta de 180 m² e inclui três quartos, sala e cozinha. No exterior existe um cais (a casa encontra-se na margem de um rio), piscina e terraço semicoberto. No total, a propriedade alcança os 380 m².

O arquitecto responsável por este incrível projecto foi Facundo Arana - FAARQ Facundo Arana Arquiteto & Asoc. - um jovem criativo formado na Universidade de Buenos Aires que adquiriu experiência ao longo de anos tanto no seu país, a Argentina, como nos Estados Unidos da América. Desde o ano de 2007 que trabalha de maneira independente na sua própria firma e, hoje, teremos oportunidade de conhecer um dos seus mais importantes trabalhos que vai, com certeza, inspirá-lo para construir a casa dos seus sonhos.

As fotografias são da autoria de Matias Mansilla.

Uma entrada discreta

A casa ergue-se num terreno com disposição longitudinal, seguindo o eixo Este-Oeste, a fim de se aproveitar a luz do sol ao longo de todo o dia. Para além disso, o seu projecto foi feito de forma a que se aproximasse ao máximo do rio, aproveitando-se, assim, a sua envolvência natural e a ligação da mesma com o interior. Assim, a entrada é lateral e a fachada volta-se totalmente para os espaços exteriores. Esta entrada prática e bonita tem todos os elementos necessários para apresentar a casa da melhor maneira possível: a interacção entre o cimento e a pedra é bem conseguida e a madeira e a iluminação tornam o conjunto mais quente e acolhedor. Como não gostar?

O terraço com churrasqueira

Descobrimos este terraço sensacional depois de entrar no terreno da casa por detrás da parede de pedra. Sob a pérgola e sobre um piso de madeira, compôs-se uma zona de refeições no exterior. A churrasqueira é a estrela do espaço pensado para permitir aos moradores desfrutar de bons momentos de convívio ao ar livre.

Um pátio sensacional

Como mencionámos, o desenho do projecto procurava conectar exterior e interiores, sendo esse um dos desafios mais importantes. Por esse motivo, cada sector exterior e respectivos elementos – o pátio, o terraço, a ponte – materializam a possibilidade de definir uma casa aberta para a natureza.

piscina é, sem dúvida, a cereja no topo do bolo. Encontra-se embutida num cálido piso de madeira que cria o lugar perfeito para se desfrutar do sol. Que delícia.

Interiores integrados

Passemos ao interior desta maravilhosa casa. Prepare-se para ficar boquiaberto. O objectivo era dar múltiplos usos aos espaços interiores pelo que era vital redefinir as zonas públicas e privadas da casa. A Casa MM é uma moradia de fim-de-semana que recebe visitas de famílias, amigos ou casais por períodos de tempo que variam entre uma tarde, um fim-de-semana ou férias. Daí a importância de se encontrar o equilíbrio entre ambas as zonas. Era fundamental criar ambientes diferentes, mas, ao mesmo tempo, flexíveis.

Em termos arquitectónicos, predominam três materiais na Casa MM: alvenaria, madeira e betão. O estilo segue a estética escandinava que se caracteriza por ser simples, funcional e confortável. O mobiliário reduz-se ao essencial para não saturar os espaços com móveis desnecessários. As cores protagonistas são o branco, o negro e o castanho. A madeira é, sem dúvida, o material estrela. Através dela transmite-se uma sensação de conforto.

Ligação com a natureza

A partir da sala, pode-se desfrutar de uma vista única. As amplas janelas com vista para o jardim são a única decoração admissível. A caixilharia das janelas é em alumínio e as portas deslizantes, facilitando o acesso ao exterior.

Escadas fantásticas

Continuamos a conhecer a casa, passando pela escadaria sóbria, moderna e elegante. O desenho escultural não passa despercebido e os corrimões negros nascem no piso e prolongam-se até ao tecto. Uma opção interessante e original.

Ao cair da noite

Despedimo-nos desta casa com uma fotografia ao cair da noite. Destaca-se a iluminação exterior cuidadosamente colocada para fazer sobressair as melhores características deste edifício. Os focos de luz bilaterais tornam o edifício intimista e convidativo.

De que parte desta moradia mais gostou? Deixe-nos adivinhar: a piscina? Ou a área comum? Diga-nos o que acha.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!