6 dicas para fazer a sua casa parecer maior e mais luminosa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma casa ampla e luminosa é algo que atrai toda a gente. Os espaços com estas características transmitem paz, harmonia e liberdade. Em várias ocasiões encontramo-nos limitados pelos metros quadrados de que dispomos e isso pode-se afigurar como um obstáculo para se alcançar o efeito desejado… ou talvez não seja bem assim!

Para atingir esta aparência, antes de mais nada, devemos eliminar a desordem e depois analisar aquilo que poderá estar a mais e que nos impede de chegar ao objectivo final.

Utilizando cores claras, móveis e acessórios adequados, podemos dar ao nosso pequeno espaço uma sensação de grandeza e luminosidade surpreendente. 

Neste livro de ideias, apresentar-lhe-emos seis fantásticas sugestões que o ajudarão a criar um ambiente fresco, amplo e especial.

Espaços abertos e amplas janelas

Salas de estar minimalistas por gOO Arquitectos
gOO Arquitectos

SALA Y COMEDOR

gOO Arquitectos

As janelas, tal como as portas, oferecem carácter ao nosso espaço, podendo ser dos elementos do projecto que mais influenciam o estilo da casa.

As grandes janelas são uma característica dos espaços modernos que se caracterizam pelas cores neutras e procuram a simplicidade arquitectónica. A existência de uma janela ampla torna qualquer espaço mais agradável. O seu tamanho deixa-nos usufruir da vista para o exterior o que, numa sala virada para um terraço ou jardim, é uma mais-valia pois permite que os ambientes se integrem, ainda que mantendo o seu limite espacial. Uma sala bem iluminada é uma prioridade no design de interiores pelo que esperamos sempre que as grandes janelas deixem passar a luz natural.

Se vivermos num apartamento, podemos muitas vezes não possuir janelas grandes e não ter a permissão para alterar a fachada. Se for este o seu caso, utilize cortinas leves que deixem entrar a luz natural com maior intensidade.

Cores que iluminam o espaço

Salas de estar modernas por Gantous Arquitectos
Gantous Arquitectos

Polanco Penthouse

Gantous Arquitectos

Partir de uma selecção de tons neutros e claros ajudará a reflectir a luz da casa. Mesmo que por natureza do projecto ela seja escassa, os tons brancos ou claros permitem introduzir notas de cor mais intensas para dar alegria e vida ao ambiente da decoração. Tenha em conta que cores como o preto encolhem e escurecem pelo que não deve usar peças decorativas de grande dimensão nestas cores.

Os tons suaves ajudam a atingir um efeito óptico de amplitude e frescura. Use-os no tecto e no piso para reforçar esta intenção.

Os móveis têm um peso importante para potenciar a luminosidade e amplitude do espaço: poucos e bem escolhidos, em linhas simples, utilizando têxteis leves e evitando o uso de materiais pesados como o couro.

O estúdio Gantous Arquitectos mantém a neutralidade nos acabamentos dos materiais, abrindo caminho aos toques de cor alegre no sofá da sala e no pequeno tapete sobre o qual está a mesa de centro. Uma decoração fresca e luminosa, ideal para se sentir livre e relaxado.

Maravilhosa combinação de vidro e luz

Quarto  por DELIFE
DELIFE

Polsterbett Leonas

DELIFE

O vidro pode ser utilizado nas janelas e outras aberturas capazes de deixar entrar a luz natural num espaço, mas também numa fonte de luz artificial como um candeeiro que irradia luz em seu redor. Esta imagem, do estúdio Delife, é um exemplo onde as duas opções estão presentes e se complementam. A entrada da luz natural oferece reflexos maravilhosos aos cristais do candeeiro. 

Não se limite a incluir este requintado material apenas nestes elementos decorativos. Mesas e outros acessórios podem ajudar também a reflectir a luz de forma excepcional.

Uma boa iluminação

A luz é um dos elementos mais importantes no design de interiores: com ela potenciamos, ocultamos, dissimulamos, alargamos ou encolhemos. Enfim. Podemos atingir extensa combinação de efeitos para o nosso espaço.

A luz artificial deve estar incluída em vários pontos da área: no tecto, podemos criar desenhos interessantes que nos permitam manter a zona iluminada de forma geral como podemos ver no caso que aqui mostramos. Os candeeiros de pé são uma excelente opção para uma iluminação mais pontual e íntima. Mas, não se esqueça das paredes que têm nas luzes embutidas um excelente aliado para realçar os detalhes da decoração.

Pense também que tipo de cortinas são as melhores para a sua casa, pois além de serem um elemento decorativo para as janelas, têm um grande peso no ambiente que desejamos criar. 

No projecto do estúdio Sobrado Ugald Arquitectos, podemos observar como a luz artificial se encontra perfeitamente distribuída em todo o espaço e perceber a forma inteligente como se recorreu ao mobiliário em vidro - como a mesa de centro – para reforçar o brilho e a luminosidade. O detalhe do candeeiro de pé em estilo reflector de metal é também uma excelente ideia para colocar em prática na sua casa.

As plantas e as flores

As plantas são o elemento natural ideal para purificar o ambiente pelo que a sua presença transformará, sem dúvida, a energia dos nossos espaços, além de lhes dar um aspecto pleno de vida e de cor.

O interior da nossa casa pode ser favorecido com a presença das plantas que têm o condão de transformar por completo o ambiente e a energia do espaço, fazendo dele um lugar saudável, natural e bonito. Os jardins interiores são uma tendência nas casas mais actuais, relacionando-se com os moradores de forma mais íntima e espiritual quando comparado com os jardins e terraços exteriores.

Estes maravilhosos lírios brancos misturam-se na perfeição com o espaço vanguardista. Um toque de natureza nesta zona de refeições é uma forma inteligente de a dinamizar.

A magia dos espelhos

Os espelhos são peças chave na decoração, oferecendo diferentes sensações de acordo com os nossos desejos. Quer seja para dar sensação de amplitude, luminosidade, profundidade ou continuidade, os espelhos vestem os espaços da casa criando efeitos interessantes a partir dos seus reflexos.

O móvel de entrada da imagem, do estúdio Espaço do Traço Arquitectura, é uma peça que enfatiza o luxo e a elegância do espaço com acabamentos em madeira e mármore. Os espelhos que o compõem criam um jogo de perspectivas e proporcionam um interessante efeito dentro da decoração. Para um espaço onde a luz e o brilho são as principais características, a presença dos espelhos acentua ainda mais o efeito de claridade.

O que achou das dicas que lhe apresentamos? Lembra-se de mais alguma que queira acrescentar? Partilhe connosco as suas opiniões.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!