Um refúgio de família no Alentejo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

No Alentejo a vida segue a um ritmo diferente. Mais lento e pausado, mais calmo. E é esta realidade que o torna o refúgio perfeito para escapar à correria das grandes e sufocantes cidades, que nos prendem entre as suas paredes cinzentas durante a maior parte do ano.

Ter um monte alentejano é o sonho para muitos citadinos, mas é a realidade para alguns afortunados.

O projeto que hoje lhe queremos apresentar tornou essa realidade ainda mais tangível para uma família ao fazer a remodelação integral da casa centenária que lhes serve de refúgio há várias gerações. 

Localizada em Borba a casa conservou de outros tempos a traça típica e alguns objetos de valor afetivo, mas o magnífico trabalho do gabinete de arquitetos ’Spacemakers’ transformou-a num oásis de paz e beleza, capaz de compensar semanas de trabalho árduo e de inalação de gases de escape na grande cidade.

Ficou curioso? Venha deliciar-se connosco a ver o resultado deste projeto, e sonhe também com o seu refúgio a sul!

Na frente da casa fica o alpendre

Refúgio a sul: Terraços  por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Na frente da casa, como em tantas por esse Alentejo, fica o alpendre, o ponto de encontro da família nas tardes quentes de verão. Na verdade é muito mais do que um alpendre é uma autentica sala de estar refrescada pela sombra das árvores centenárias e pela leve brisa do fim da tarde.

A decoração é aprazível, com simples cadeiras de dobrar pintadas de branco complementadas com almofadas coloridas, e a iluminação é original e divertida, com um toque de bailarico da aldeia.

Repare na utilização de antigos objetos de lavoura para decorar o espaço e torná-lo ainda mais tradicional, e na manta alentejana, tão típica destas paragens, a servir de tapete. Um ambiente alegre, mas sereno e agradável, para passar uma tarde de descanso e convívio.

Árvores centenárias abraçam o jardim

Refúgio a sul: Terraços  por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

No jardim árvores antigas oferecem a sombra e os frutos aos ditosos habitantes da casa. E para melhor as desfrutar foram colocados bancos em locais estratégicos. Mas não uns bancos quaisquer, são bancos feitos a partir de antigas camas de ferro e posteriormente pintados no tom púrpura da faixa que adorna a fachada!

A peças típicas ornamentam os exteriores

Refúgio a sul: Terraços  por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Outro recanto de repouso e bem-estar neste exterior de sonhos!

Aqui, além dos cadeirões feitos a partir de camas e da manta tradicional destacamos… os figos! E que bem que sabem, enquanto relaxamos sob o sol do fim de tarde e contemplamos o maravilhoso trabalho de mãos artesãs nos pratos de barro que adornam a parede.

Relaxar é um prémio raro

Refúgio a sul: Salas de estar modernas por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Deitado na cama de baloiço, feita com manta alentejana e adornada de confortáveis almofadas, pode usufruir de um abençoado repouso enquanto ouve o canto dos grilos e o estalar do restolho sob o calor do sol…

Cores de verão em qualquer estação do ano

Refúgio a sul: Quartos modernos por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Agora entramos. Se lá fora se está bem no verão, no inverno a vida decorre atrás de portas fechadas e por isso os interiores não foram descurados. Não foram mesmo! E este quarto é a primeira prova disso.

As paredes brancas, bem simples, são o pano de fundo perfeito para as cores fortes que imperam nesta alegre decoração, com imediato ênfase no amarelo. Aliás esta foi a estratégia usada em toda a casa… Paredes e tetos simples que deixam espaço para a decoração brilhar.

As almofadas com padrões florais deixam entrar a natureza no quarto e a folha dourada na parede dá um toque de elegância a um espaço muito descontraído.

Pormenores de alegria

Refúgio a sul: Quartos modernos por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Este projeto é pleno de cor! Móveis amarelos, cadeiras verdes, um tapete feito de uma manta colorida… Mas tudo com um ar rústico e campestre, de inspiração retro chic. Os assentos estilo marroquino encaixam na perfeição na decoração e proporcionam um conforto extra sempre que necessário.

Um quarto fora do vulgar, que aposta no uso da cor forte em detrimento dos tons neutros, típicos desta divisão!

Um pouco de suavidade

Refúgio a sul: Salas de estar modernas por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Outro quarto, outra decoração. Desta vez um pouco mais moderna e moderada, mas ainda assim alegre e colorida.

O dossel sobre a cama e a cortina branca, leve e translúcida dão uma atmosfera etérea ao quarto que se torna luminoso. Mas repare no jogo de texturas das almofadas. A leveza desses tecidos contrasta vivamente com o rico veludo vermelho das almofadas da cama!

A casa tem seis quartos e todos foram recuperados, o que é visível no belo teto em madeira e nas portadas da janela.

Uma sala de jantar muito especial

Refúgio a sul: Salas de estar modernas por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Nesta sala de jantar o difícil é escolher o que comentar. Não se trata de uma divisão discreta ou suave. Aqui a decoração é exuberante e eclética, misturando tendências, épocas e cores. 

Um tom de púrpura forte une todos os elementos da sala com as cores da fachada. As flores naturais e os padrões florais prestam tributo à natureza lá fora e os antigos pratos em exposição na parede contam um pouco da história da casa. E o que escrever do divertido lustre colorido?  

Uma atmosfera alegre e um local de partilha à refeição complemente único!

A sala que é o centro da casa

Refúgio a sul: Salas de estar modernas por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Este espaço amplo que alberga a sala de estar é o resultado da fusão entre o antigo celeiro e a estrebaria, e no inverno torna-se o local de reunião da família à volta da lareira.

O ambiente é criado pelos acessórios em profusão num estilo intenso e vibrante. Almofadas, quadros, bancos, candeeiros, tudo em cores fortes, dão alegria ao espaço de simples paredes brancas. O uso de um tapete a imitar pele de zebra é um toque divertido e diferente. No entanto o que realmente personaliza e dá caráter ao espaço são os objetos antigos expostos… Uma máquina de costura de outras épocas, uma mesa recuperada e um velho ferro de engomar unem o passado e o presente com uma nota de nostalgia.

Ficou entusiamado com esta decoração cheia de notas vintage? Então veja mais ideias no artigo ’Decoração vintage’!

Gostou deste estilo? Era capaz de decorar assim o seu espaço? Diga-nos como faria deixando uma mensagem na caixa abaixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!