Uma casa única e surpreendente

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Apesar de existir um sem fim de estilos e correntes arquitectónicos, o bom gosto dos proprietários, a clareza das suas necessidades, a interpretação do arquitecto e a grandeza da sua criatividade podem construir maravilhas que estão totalmente fora de qualquer rótulo.

É assim, fora de qualquer estilo e rótulo, a casa que hoje lhe vamos mostrar, surpreendente pelo seu desenho que combina beleza e funcionalidade, luz, amplitude e elegância. A vivenda conta com 380m² de construção e está localizada em Curitiba, no Brasil, tendo sido projectada pelo gabinete Patrícia Azoni Arquitectura + Arte

Um projecto bonito que vai, seguramente, surpreendê-lo com a sua espectacular entrada de luz e moderna fachada. Venha vê-lo em detalhe.

A fachada

Para iniciar esta visita, começamos pela fachada principal. Como mencionámos, esta casa não cabe inteiramente num estilo arquitectónico específico, aproximando-se, porém, de uma estética mais moderna. Trata-se de um projecto harmonioso onde se evidencia a geometria vertiginosa, um bom aproveitamento de luz, espaços amplos e bem distribuídos, cores claras e mobiliário funcional.

Uma cozinha elegante

No primeiro piso encontram-se a área social e a cozinha. Esta consiste num móvel em ’L’ que contém o lavatório e o forno eléctrico. Na parede contígua encontram-se os grandes electrodomésticos como o frigorífico, os fornos e as máquinas de lavar. Ao centro, uma elegante mesa de jantar testemunha as primeiras conversas do dia entre os membros da família. Uma elegante vitrina decora a esquina da área com reflexos de vidro cortado, copos e jarrões.

Uma maravilha de luz

As escadas encontram-se no limite esquerdo da casa e são maravilhosas em termos de luz e de desenho. O piso está revestido em mármore de cor creme com toques de laranja e castanho, enquanto a guarda de vidro e corrimão de aço reflectem a luz que entra pelas janelas laterais de forma intensa e majestosa. Aqui, encontramo-nos no segundo piso e somos testemunhas de como este espaço de transição parece uma radiante luminária natural: é como ter um pequeno sol dentro de casa.

Quarto principal

Subimos ao segundo piso para conhecer o quarto principal que é amplo e muito funcional: o móvel de televisão localiza-se exactamente em frente à cama e é um módulo bonito que não encerra o espaço, mas que delimita na perfeição o closet que se localiza por detrás. Não podemos deixar de reparar na curiosa iluminação sobre a casa, feita por duas linhas de intensa luz azul como se de dois rasgos de céu se tratasse.

Casa de banho principal

A casa de banho do quarto principal é o epítome do luxo. Totalmente branca, transmite uma imagem de ordem, limpeza e pureza. O móvel é extremamente prático. Possui dois lavatórios, armários quanto bastem e um espelho que o acompanha fazendo esquina e ampliando o espaço. Para terminar o dia da melhor maneira, uma banheira de hidromassagem branca e radiante. 

Quarto de criança

Este é o quarto de uma das crianças e inclui tudo o que é necessário para descansar, estudar e brincar. É um quarto pequeno, mas bem distribuído: tem uma cómoda que se transforma em secretária, aproveitando o espaço ao máximo; uma prateleira sobre a cabeceira; uma televisão em frente à cama instalada directamente na parede, evitando, desta forma, a existência de mais um móvel, poupando espaço e permitindo uma maior fluidez de circulação no interior. A cor branca dos móveis, tecto e paredes oferece uma maior sensação de espaço e elegância ao quarto, fazendo com que este seja fácil de readaptar de acordo com o crescimento e os gostos da criança.

Casa de banho partilhada

Uma coisa que é muito útil em qualquer residência é uma casa de banho partilhada que tem a vantagem de nos fazer poupar um espaço da casa que pode vir a ser muito útil. Trata-se de uma casa de banho à qual se acede através de mais do que uma divisão. Pode estar, por exemplo, entre dois quartos pelo que necessita de duas portas. Neste caso, as crianças mais velhas partilham esta casa de banho e têm a opção de manter comunicação entre elas sem perder a sua privacidade e espaço próprio. Se tem dois filhos, pode considerar esta ideia. Desta forma, ninguém fica a perder.

Sótão cheio de luz

Apresentamos-lhe o sótão no terceiro piso. Este é um espaço amplo com muita entrada de luz. Trata-se de uma espécie de estância para convívio disposta de forma a servir qualquer uso: possivelmente uma sala de jogos para as crianças, a localização perfeita para uma tarde de ioga ou, ainda, para uma reunião com amigos. O interessante desta área é a cobertura repleta de ângulos que reflectem a luz que entra pelas janelas. Esta divisão encontra-se no terceiro piso da casa e contém, em anexo, um espaço muito confortável e interessante. Quer conhecê-lo?

Surpresa nas alturas

Perfeita para as reuniões e para partilhar uma agradável conversa entre copos de vinho, uma deliciosa massa italiana e uma pizza caseira em forno de lenha. O que mais se pode pedir? Este espaço, situado também no terceiro piso, conta com uma elegante cozinha de madeira e granito negro, um balcão de bar com bancos altos, uma garrafeira sobre a parede, um frigorifico para as bebidas frias e um forno de lenha embutido no granito.

A parte de baixo do forno é um espaço de armazenamento para a lenha e a de cima é o forno propriamente dito, equipado na perfeição para cozinhar uma crocante pizza ou, quem sabe, para cozer uns belos pães de alho. Copo de vinho na mão e toca a desfrutar. Deixe a imaginação fazer o resto.

O que achou da residência que lhe mostramos? Imagina-se a viver aqui com a sua família? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!