Guia tendência: interior escandinavo a moda para 2016

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo escandinavo tem sido, sem dúvida, um estilo que tem conquistado bastante os amantes da decoração de interior. Está bastante em voga e dentro das tendências para 2016, a moda prende-se cada vez mais no lema less is more, traduzindo do inglês, menos é mais. Casas com interiores mais leves, luminosos e simples são as que têm cativado cada vez mais a atenção de muitos de nós. O equilíbrio do aconchego, da simplicidade, com a conjugação das formas contemporâneas, é o que mais atrai a atenção de muito de vós, que está à procura de um mood para a sua nova casa ou para uma nova decoração de interior. 

Quando falamos em estilo escandinavo, será que sabe a origem do nome? Ora vejamos o estilo escandinavo ou nórdico é o estilo decorativo próprio da Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca. É um estilo recente, que surgiu no princípio do século XX e que se mantém até hoje, é claro com algumas variantes. Este estilo decorativo regista características dos materiais próprios da região, dos artesanatos regionais e das paisagens destas zonas. O designer que está por detrás do estilo escandinavo é o Carlo Larsson. 

Em 2016, sabemos que o estilo escandinavo continuará bem presente na decoração de interior, como tal, preparamos todo um guia tendência, tendo em conta os vários tipos de design que subjazem dentro deste estilo de ornamentação mínima e clean. Se o seu lema é viver mais com menos, então não perca nem por nada este fantástico artigo, com imagens inspiradoras e dicas só para si! Boa leitura!! 

Design sustentável

  por homify

O que se entende por design sustentável aliado ao estilo escandinavo, tem alguma ideia? Humm?!!

Já sabe estamos aqui para tirar qualquer dúvida e esclarecer qualquer situação… Ora bem se decompormos as duas palavras, temos o design que retrata um projeto, o desenvolvimento ou a criação de algo. É no final de contas algo que visa melhorar, é uma ferramenta face à evolução. A palavra sustentável, esta provém do termo 'Desenvolvimento Sustentável', que significa proteger, cuidar ou ainda conservar. Surgiu pela primeira vez em 1987, no Relatório de Brundtland, um documento apresentado na Comissão Mundial da ONU, sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Assim sendo a combinação dos dois termos visa a desenvolver soluções, ferramentas e estratégias, para a geração de uma sociedade voltada para a sustentabilidade. 

Num estilo onde o menos é mais, onde a decoração é feita com peças simples, recuperadas, antigas e também ecológicas, o design sustentável faz todo o sentido, existe um elo de ligação muito forte entre os dois. Sem dúvida que o estilo escandinavo preocupa-se com o futuro, no que diz respeito ao ambiente económico, social e ambiental.

Design DIY

Escolas  por MJUKA
MJUKA

Kita Haus am Meer

MJUKA

DIY é a luz dos nossos olhos, gostamos dele pelas peças fantásticas que são produzidas, pela variedade, pela unicidade de cada peça, pelo lado económico e sem dúvida por ser ecológico. O design DIY encaixa-se no design sustentável, uma vez que existe uma preocupação em recuperar/reciclar materiais, peças, de modo a que tenham outra e nova vida.

O design DIY entre em todos os tipos de estilos, desde do clássico, ao moderno, ao minimalista e claro o escandinavo, não é expeção. Trouxemos com esta inspiração uma ideia DIY que se encaixa na perfeição neste ambiente nórdico, um candeeiro que pode ser feito por si, com cabos, fitas coloridas, paus e lâmpadas, de forma muito simples e ilumina este hall de entrada, mas se quiser ele poderá iluminar a sua sala ou o seu quarto ao mood escandinavo. Experimente! 

Design orgânico

  por Green Living
Green Living

Haus Seefeuer – Wohnung 2

Green Living

O design orgânico é outra vertente que pode encontrar dentro do estilo escandinavo. É como uma filosofia de arquitetura e arte que fomenta a harmonia entre a casa e o mundo natural, através do desenho e das formas. Neste são exploradas linhas fluídas, onduladas, chicoteadas, composições assimétricas e, sobretudo, a elegância das formas dinâmicas. Uma fluidez de traços que se harmoniza perfeitamente no estilo escandinavo. E sabe que mais? Este design defende que é possível ter um projeto fantástico, gastando um mínimo de recursos do meio ambiente, tirando partido ao máximo das formas naturais, pois a beleza natural é a pura simplicidade. Os materiais mais indicados neste tipo de design é a madeira ou a pedra. O encontro entre este design e o estilo nórdico é uma conjugação perfeita, tal como o arquiteto escandinavo Alvar Aalto, pioneiro no design orgânico influência em cada projeto.

Design outdoor

O espaço exterior não é expeção… Quem segue o estilo escandinavo para o seu interior quer também levar este ambiente até fora das quatro paredes. Nem sempre é possível mexer com a arquitetura da própria casa, uma vez que a construção já está desenvolvida, mas é viável decorar e apetrechar o espaço exterior com as linhas que caracterizem este estilo nórdico. 

A cor branca e outras cores claras serão as preferidas, nomeadamente para o pano de fundo do ambiente, pois o grande objetivo do estilo escandinavo é deixar o espaço claro para que o sol e toda a luminosidade quer natural ou artificial possa penetrar e refletir ao máximo. Depois pode optar por decorações mais escuras tal como o preto, que são bastante usadas em peças de mobiliário, mas não se esqueça, mesmo no espaço exterior menos é mais, não apetrecha demasiado, tudo tem de ficar muito livre e espaço. A madeira, neste caso foi usado para cobrir o chão do terraço, é sem dúvida o elemento natural principal e que compõe o estilo escandinavo, nomeadamente se ficar com a sua cor natural. 

Finalmente, dê um toque de cor, com a natureza, plantas verdes ou outras flores, é o remate perfeito para conferir o lado natural que se procura neste estilo. 

Design amigo do animal

E porque os nossos amigos animais, seja o cão, o gato, o periquito, o peixinho ou outro que possa ter, merecem estar dentro do mood escandinavo! 

Dentro do seu ambiente nórdico pode procurar um casota ou outra casinha para o seu animal, que faça pandan com o seu lar, para que tudo esteja em osmose e perfeita harmonia. Acreditamos que esta casinha para gatos, da Huts & Bay enquadra-se na perfeição numa sala de estar ao estilo escandinavo. 

Afinal nem a casinha dos nossos melhores amigos pode ficar desenquadrada do mood, não é verdade?

Peach Echo…

Sala de estar  por Meine Liebe
Meine Liebe

Meine Liebe Kollektion 2015 – Snap meet Dots

Meine Liebe

E porque as cores são sem dúvida o mote para uma bonita decoração, falamos das duas que estão a dar de falar no estilo escandinavo, é a Peach Echo e o suave azul Serenity. Dois tons pastéis e clarinhos, tal como se quer neste ambiente nórdico, por deixarem entrar a luz e a harmonizarem suavemente este delicado ambiente. 

A cor Peach Echo faz parte do top 10 da Pantone, para este ano de 2016, um tom alaranjado, que apela a primavera, o calor e a acessibilidade. Pode usar em vários detalhes na sua decoração escandinava, de certeza que ficará super atual.

& Serenity

Como já referimos a cor Serenity, é outro tom que faz parte do top 10 da Pantone, uma cor que irá marcar o mundo da moda, quer no vestuário, como na decoração de interior. 

O Serenity é também bastante suave, leve e delicado, é como a projeção do céu para objetos decorativos ou na parede. Cria um efeito calmo e traz uma sensação de alívio, além de proporcionar uma ambiente natural, exatamente aquele que procuramos com o estilo nórdico e com o design orgânico.

É desta que vai adotar o estilo escandinavo na sua decoração de casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!