Paredes de vidro - descubra como ter uma já (e porquê)!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Paredes de vidro – descubra como ter uma já (e porquê)!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
VOYEUR: Salas de estar  por OTTOTTO
Loading admin actions …

Diz o ditado que quem tem telhados de vidro não deve atirar a primeira pedra, mas conhece algum ditado sobre ter paredes de vidro? Não? É normal, e provavelmente também nunca tinha pensado nessa possibilidade para a sua casa. Afinal o vidro parte… Será?

As paredes transparentes não são uma solução de design de interiores assim tão nova. Deve lembrar-se das antigas paredes interiores em tijolo de vidro que, apesar de cumprirem com a sua função, não eram muito estéticas. Hoje em dia  essas paredes quase desapareceram, e embora se possam conceber alguns designs interessantes com esse material, a evolução dos materiais em vidro tem vindo a oferecer-nos cada vez mais alternativas, atuais e muito bonitas.

Se nunca tinha pensado em ter uma parede interior de vidro, ou já tinha, mas não sabia como consegui-la, tem mesmo de ler este artigo! A homify mostra-lhe porque deve equacionar esta solução, sugerimos várias ideias que mostram que esta pode ser a chave para ambientes perfeitos, e até damos uma estimativa dos custos. Não perca!

Porquê uma parede de vidro?

Salas de jantar  por homify

Para além de ficar linda? Sim há outros motivos e situações em que ter uma parede em vidro pode ser uma opção perfeita. Ora vejamos: 

- uma parede transparente é a solução perfeita para separar fisicamente ambientes sem efetuar uma separação visual, o que aumenta a sensação de amplitude, tão necessária em espaços pequenos;

- em compartimentos sem entrada de luz natural a construção de uma parede em vidro, totalmente transparente ou fosca para manter a privacidade, pode ser a única forma de deixar a luz do sol chegar até ao interior, com todos os benefícios que a luz natural traz à habitabilidade dos espaços;

- vidro significa transparência, mas também brilho. Ter uma parede de vidro vai assegurar não apenas a passagem da luz natural, mas também a sua dispersão através dos reflexos, tornando o ambiente mais brilhante e luminoso, e portanto também mais amplo (mais uma característica de grande utilidade em espaços pequenos.

- de todas as soluções de separação de espaços ou de entrada de luz, a parede de vidro é a que mais lhe garante facilidade de manutenção, durabilidade e robustez (em especial se for vidro temperado).

Do lado dos contras poderíamos apontar uma certa fragilidade e até perigosidade devido a quebra, mas os vidros atuais são temperados e reforçados, e na quebra não estilhaçam em lâminas cortantes, mas desfazem-se à semelhança dos vidros dos carros, pelo que os problemas de segurança não se põem.

Vidro, só vidro?

Termas Estoril - Banyan Tree Spa: Paredes  por Richimi Factory
Richimi Factory

Termas Estoril – Banyan Tree Spa

Richimi Factory

Atualmente o vidro nem sempre é apenas vidro, em especial um vidro para usar numa parede…  

O vidro temperado é uma opção muito utilizada nos vidros de interior, sobretudo guardas de escadas, tampos de mesas, entre outros. Este tipo de vidro é obtido por têmpera térmica (um tipo de cozimento e arrefecimento) ou por têmpera química (com nitrato de potássio), e é conhecido pela sua resistência e pela sua capacidade de partir sem formar grandes estilhaços cortantes. Tem como desvantagem o não poder ser cortado depois de temperado, sendo que todos os cortes e orifícios já têm de estar efetuados aquando do processo de têmpera sob pena de comprometer toda a peça de vidro. O vidro temperado é mais resistente e rígido do que o vidro comum, mas também é menos flexível.

O vidro laminado é composto de duas lâminas de vidro unificadas através de butirais de PVB.  É um vidro muito resistente a impactos, sendo perfeito para zonas de passagem frequente e ambientes com crianças. Quando há um acidente, e o vidro quebra, os pedaços ficam presos na película de polivinil burital (PVB) e não se soltam evitando cortes.

Existem paredes transparentes, alternativas ao vidro, como a malha de vinil que é substancialmente mais barata, mas que apesar de ter uma boa transparência não se compara ao vidro, tendo tendência a ficar opaca.

Há ainda pastilhas de vidro e espelhos que podem ser incorporadas nos seus ambientes para criar uma parede de efeito, embora esta não seja transparente.

(Já reparou na ideia da imagem? Com uma parede de vidro interior fez-se uma antecâmara de entrada para o hall, atenuando a entrada de frio e vento quando a porta é aberta!)

Sugestão 1 – Eliminando barreiras no corredor

Escritório de seguradora: Escritórios  por Autovidreira
Autovidreira

Escritório de seguradora

Autovidreira

Damos-lhe agora algumas sugestões para integrar uma parede de vidro em sua casa, tendo em conta as especificidades dos seus espaços.

Neste projeto uma das paredes do corredor, bem como as portas que dão acesso às divisões são em vidro fosco. Esta proposta permite manter a estrutura de divisões numa casa sem prescindir da entrada da luz natural, e é perfeita para remodelações onde se pretendem ambientes amplos e luminosos mas não se pode prescindir de alguma separação física entre os espaços.

Sugestão 2 – Fazendo a cabine de duche

Apartamento às Amoreiras: Casas de banho  por Alberto Caetano
Alberto Caetano

Apartamento às Amoreiras

Alberto Caetano

Esta é uma proposta que de certeza já conhece, embora provavelmente nunca a tenha encarado desta forma. Fazer uma parede de vidro como divisória da cabina de duche (em especial uma parede totalmente translúcida) é uma ideia muito moderna que resulta bem em qualquer casa de banho, mas especialmente nas mais pequenas, pois ao não impor barreiras visuais ajuda a dar a máxima sensação de amplitude.

Sugestão 3 – Guardas, paredes de vidro incompletas?

Moradia Particular: Paredes  por Richimi Factory
Richimi Factory

Moradia Particular

Richimi Factory

Não são bem paredes, mas podem ser vistas como paredes incompletas. As guardas de vidro não têm necessariamente de ser usadas em escadas, podendo proporcionar proteção a desníveis no pavimento ao mesmo tempo que dão um ar moderno e brilhante ao estilo da sua casa.

Sugestão 4 – Pastilhas de vidro também são vidro

Apartamento na Foz do Douro: Casas de banho  por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Apartamento na Foz do Douro

ABPROJECTOS

Nesta imagem damos-lhe duas sugestões para concretizar paredes de vidro: – a primeira, clássica, fazendo a separação da cabina de duche, e a segunda, usando pastilhas de vidro como revestimento para as paredes! 

Estas paredes não são de vidro, mas estão cobertas de pequenos ladrilhos em forma de pastilha feitos de vidro. Uma ideia alternativa que vai deixar a sua casa de banho a brilhar, neste caso como um rubi.

Sugestão 5 – Uma parede de vidro nas escadas

Salas de estar  por homify

Lembra-se da sugestão das guardas em vidro lá atrás? Neste projeto essas guardas superaram-se e foram expandidas para formar uma parede de vidro que protege as escadas, que deixa entrar a luz natural vinda do piso superior e proporciona uma separação física muito leve.

Sugestão 6 – Separação na casa de banho

Hotéis  por homify

Outra sugestão para a casa de banho. Neste projeto à casa de banho foi adicionada uma parede de vidro fosco para dar privacidade à área da sanita, sem encolher o espaço. Uma ideia genial para quem preza a separação das funcionalidades sem perder amplitude.

Sugestão 7 – Quarto com vista para a sala

Sala de estar: Salas de estar  por OTTOTTO
OTTOTTO

Sala de estar

OTTOTTO

Esta é uma ideia arrojada e original, mas que faz todo o sentido dentro do contexto: – o projeto de remodelação de um pequeno apartamento na baixa do Porto exigia mais luz e mais espaço, mas o quarto ficava privado de luz natural. Como essa a última coisa que se quer para este espaço, os profissionais optaram por fazer uma parede de vidro a dividir a sala de estar da zona do quarto, o que permitiu que o quarto receba tanta luz como a sala. Na hora de dormir, quando a intimidade se exige, fecha-se a cortina totalmente opaca e já está – separação concluída com sucesso! Atrevia-se?

Sugestão 8 – Quatro paredes de vidro, um jardim de inverno

Villa in Quinta da Marinha, Cascais: Jardins de Inverno  por shfa
shfa

Villa in Quinta da Marinha, Cascais

shfa

Esta é uma ideia que exige ainda mais planeamento, mas que resulta perfeita! Fazer um compartimento, um cubo, com quatro ou mesmo cinco paredes de vidro e criar um jardim de inverno vai proporcionar um efeito muito requintado, mesmo de alto luxo, em sua casa.

Gostou desta ideia? Então também vai gostar do artigo ’Modernos jardins de Inverno – todos portugueses!

Sugestão 9 – Parede decorativa

Casa de banho  por RK Arquitetura & Design
RK Arquitetura & Design

Detalhes de Espelho e Vidro

RK Arquitetura & Design

Por último no capítulo das sugestões mostramos-lhe como fazer uma parede decorativa com prateleiras de vidro e um espelho de altura total! A decoração com vidro está na moda e é sempre eficaz a dar brilho e luz ao espaço, sem acrescentar peso ao esquema decorativo.

Apesar de aparentemente muito diferentes, em todas estas decorações há um ponto comum: – a limpeza deve ser cuidada, feita com detergentes não abrasivos para evitar os indesejados riscos ou mesmo as feias manchas de calcário!

Quanto custa ter uma parede interior de vidro?

  por homify
homify

3D Visualization of the project

homify

O preço da sua parede de vidro vai depender exclusivamente do tipo de vidro escolhido e das dimensões. E não se esqueça que a instalação de uma grande superfície em vidro requer bastante experiência pelo que aconselhamos que seja feito por um profissional qualificado.

Instalar vidro temperado incolor, com 5mm de espessura custa-lhe cerca de a cerca de 37 Euros por metro quadrado, acessórios de fixação, acabamentos e mão-de-obra incluída.

O vidro simples, polido e incolor, com 4 mm de espessura custa-lhe cerca de 26 euros nas mesmas condições.

O vidro laminado de segurança 3+3 mm, polivinil butiral incolor tem um preço de cerca de 39 Euros por metro quadrado, também com tudo incluído.

(preços obtidos por pesquisa no site http://www.geradordeprecos.info)

Já tinha pensado nesta solução para sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!