Gabriela Mota – um olhar refrescante sobre a arquitetura e o design de interiores

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento alojamento local -Porto, Gabriela Mota Gabriela Mota Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Por esta altura o leitor já deve ter percebido como nós na homify gostamos de mostrar o que de melhor se faz no nosso país, e por isso não vai estranhar que novamente lhe apresentemos uma jovem promessa da arquitetura em Portugal!

Falamos de Gabriela Mota, uma jovem, mas brilhante, arquiteta da nossa praça, sediada em Lousada. Com vários trabalhos já executados e um excelente portfólio, esta profissional brinda-nos com uma arquitetura moderna, de linhas depuradas e fluidas, e com designs de interiores simples mas elegantes, com um sabor retro.

Venha já conhecer alguns projetos desta profissional pois, se aprecia o estilo moderno, ela pode muito bem vir ser a autora da sua futura casa!

Projetos arquitetónicos – Casa da Boa Vista

Começamos com um projeto para uma moradia unifamiliar a que a arquiteta deu o nome de Boa Vista. A imagem que vemos é um render, ou seja uma imagem tridimensional, gerada por computador, mas permite-nos ter uma ideia muito real do edifício e do resultado final.

Claramente o estilo arquitetónico é moderno, de linhas depuradas, despojadas de ornamentações, com volumes geométricos bem vincados. Neste caso a agudeza dos ângulos foi suavizada pelo arredondamento das arestas o que confere à casa um ar mais orgânico.

As grandes superfícies envidraçadas, que abrem a casa à paisagem e são imagem de marca deste estilo, também estão presentes, influenciando fortemente o design do edifício. Mas é nos pormenores, como as janelas orientadas numa única direção e protegidas por vãos para preservar a intimidade dos interiores, que o projeto nos ganha.

Projetos arquitetónicos – Casa Macieira

A Casa Macieira apresenta igualmente uma estética moderna, mas com volumes ainda mais marcados e angulosos. A sua fachada é caracterizada pela presença da madeira sobre o branco, numa influência intemporal muito ao gosto da arquiteta, e nosso, na realidade!

Neste projeto os exteriores ganham mais importância e são cuidadosamente organizados à volta da casa, com maior cuidado na zona piscina, protegida pela sombra da moderna pérgula. Um projeto pensado para viver os interiores em comunhão com os exteriores!

Projetos arquitetónicos – Habitação Unifamiliar Lousada Centro

Na área de arquitetura destacamos ainda o projeto Habitação Unifamiliar Lousada Centro.

Este projeto arrojado e vultuoso tem uma imagem muito forte, claramente influenciada pelo International Style na sua vertente europeia, e deixa-nos na mente reminiscências da Villa Cavrois do mítico arquiteto Robert Mallet-Stevens.

Aqui o conceito de pérgula é levado ao extremo, não apenas como elemento funcional embelezador, mas funcionando também como elemento unificador dos volumes construídos.

Design de interiores – Apartamento alojamento local

Agora damos uma espreitadela a um projeto emblemático da arquiteta: – o design de interiores de um apartamento para alojamento local na cidade do Porto. 

Neste caso o design de interiores pauta-se pela luminosidade e pelos espaços abertos que dão amplitude a áreas mais pequenas. 

Nesta imagem vemos a sala de estar com sala de jantar incluída.  Numa área não muito grande a autora optou por móveis pequenos e pouco volumosos em cores neutras a que o azul frio dá alegria. Os acessórios decorativos são pouco e muito bem escolhidos para dar o toque de personalização imprescindível. 

O espaço ficou simples e acolhedor, muito prático para as estadias curtas que se preveem ser a principal ocupação.

Design de interiores – Apartamento alojamento local

Ainda no mesmo projeto espreitamos o quarto.

A paleta cromática neutra mantém-se, dando coerência a todos os interiores deste apartamento. Os detalhes que mais se destacam são as cabeceiras da cama, que estabelecem um contraste vincado com a abundância de branco, e a almofada com padrão geométrico no cadeirão, que adiciona vivacidade ao conjunto.

O resultado é um quarto com uma atmosfera muito relaxante onde qualquer um se imagina a descansar ao fim de um dia de turismo pelas ruas do Porto.

Design de interiores – móveis que são muito mais

A arquiteta prima pelos móveis desenhados à medida dos espaços que planeia.

Nesta imagem vemos uma sala da sua autoria onde dois ambientes são separados, pela estante com áreas vazias, numa sinfonia a preto e branco onde a madeira de cor natural desenha contornos e dá calor. Este móvel exclusivo, fabricado especialmente para este projeto, é uma ideia excelente para separar ambientes sem recurso a paredes. Se gosta de tirar ideias para a sua casa aqui tem uma das melhores!

Design de interiores – Um quarto especial para um bebé único

Outro design de interiores, outro projeto delicado que criou um ambiente único. Aqui uma vez mais o azul, agora azul pastel, a dar vida a um quarto de bebé com grande influência do estilo escandinavo!

Simples, suave e muito aconchegante! Consegue imaginar este quarto para o seu bebé?

Quer saber como organizar um quarto de bebé onde nada falte? Não perca o artigo ’O que não pode faltar num quarto de bebé?

Design de interiores – Um bar mesmo à medida

Uma vez mais os móveis de design exclusivo como foco de todo o esquema decorativo. Nesta sala é o bar, feito à medida por profissionais de carpintaria esmerados, que chama a atenção, mas é muito bem complementado pela mesa de pé alto e pelas cadeiras de design kartell.

Design de interiores – planos para um quarto de sonho

Despedimo-nos dos trabalhos desta profissional com uma olhadela rápida a um projeto de interiores focado no quarto. Gostámos de tudo, mas foi na cadeira e no candeeiro que o nosso coração se fixou. Perfeitos?

Nós adorámos os trabalhos desta arquiteta portuguesa. E o leitor, qual é a sua opinião?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista