Portas de interiores: quais escolher e porquê!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
SAGA Design Portas de madeira Madeira Azul
Loading admin actions …

porta de interior é uma parte importante da nossa casa, que nem sempre é valorizada como tal, apercebemo-nos da sua importância quando a temos que comprar para a renovação ou construção da nossa casa.

As portas de interiores servem, essencialmente, para fechar uma divisão, mas são também um elemento importante de decoração, que deve ser adaptado ao espaço, a nível estético/design.

Por outro lado, é necessário escolher uma porta de interior de acordo com seu sistema de abertura, pois existem vários tipos e modelos, sem falar das diferenças de materiais existentes, no mercado. Neste sentido, não é fácil encontrar a porta ideal e que se adapta às nossas necessidades e ao nosso orçamento, como é claro.

Assim, decidimos ajudá-lo através deste livro de ideias, explicando detalhadamente cada tipo de porta de acordo com seu material, o seu estilo ou seu sistema de abertura. 

Seja bem-vindo e não hesite em entrar pelas várias portas homify!

1. Que sistema de abertura deve escolher para a sua porta?

Antes de escolher o material que deseja para a sua porta de interior, deve definir o sistema de abertura que corresponde ao layout da divisão, bem como às respetivas necessidades. Mostramos-vos os 3 sistemas principais, que pode encontrar no mercado:

- Porta de interior de sistema tradicional. Esta é a porta mais popular. Porquê? Porque é simples de instalar, porque adapta-se a todos os estilos e também porque é o mais barato. Retira-se e coloca-se facilmente, caso tenha que passar com móveis volumosos. Além disso, este modelo de porta de interior proporciona uma boa resistência térmica e acústica. A única desvantagem, que conseguimos apontar, é que ocupa uma parte da superfície da divisão quando está aberta.

- A porta dobrável, tipo acordeão, é a porta ideal para quando há falta de espaço ou tiver uma divisão pequena. Esta consiste por pequenos painéis de pequena largura que, ao dobrar-se, permitem fechar ou abrir a porta sem invadir a divisão. O fecho da porta é feito por um clipe ou através de um simples bloqueio. Em PVC, esta porta é muito popular, por ser monetariamente acessível e porque é resistente aos choques. A sua instalação não é muito complicada, se souber uns mínimos de bricolagem. Este tipo de porta em PVC pode custar em média 40€. 

- As portas de correr estão a viver os seus dias de glória, têm conquistado cada vez mais e é, cada vez mais, são escolhidas pelos designers de interiores. De facto, este tipo de porta oferece várias possibilidades, permitindo tirar um grande partido. Por exemplo, é ideal para separar duas divisões. É muito tendência utilizar este modelo de porta em casas modernas para separar dois espaços, sem perder metros quadrados.

No que toca ao material e às cores, não há falta de opções. Se quiser um ambiente mais acolhedor pode optar por uma porta de correr de madeira ou por uma porta com vidro para um look mais moderno, de modo a trazer luz para o ambiente. A instalação é minuciosa. Recomendamos que faça apelo a um profissional para a sua instalação, pois não é assim tão caro e tem a garantia de ter uma porta que desliza bem. Pode pedir um orçamento on-line, por exemplo na nossa página homify, e compare os preços dos profissionais da sua região. 

- O principal interesse de uma porta pivotante é o seu lado estético. Na verdade, esse tipo de abertura encaixa-se perfeitamente na parede para um visual muito contemporâneo. É uma porta com abertura vertical no pivô direito, esquerdo ou central, permitindo uma grande abertura no pivô central. São usados dois pivôs, um no chão e um no teto.

É fácil de obter e é de baixo custo. Pode ter um acabamento semelhante às paredes, a porta pivotante pode ser feita com vários tipos de materiais. Se optar por um trabalho sob medida pode escolher painéis luminosos ou espelhos. Questão segurança para as crianças, as portas pivotantes são ideais.

2. Que material escolher para a sua porta?

A porta interior de madeira:

A porta de madeira é sempre uma boa opção, quer na renovação ou construção. A madeira é sinónimo de robustez, é calorosa, íntima e é uma opção, cada vez mais, escolhida em casas de estilo moderno. Uma boa porta de madeira maciça apresenta uma boa isolação térmico e acusticamente, de muito moderna em apartamentos de estilo moderno. Uma porta interior de madeira será bem isolada fonética e termicamente. Ao contrário do que pensamos, a madeira não é assim tão cara e consegue encontrar, mediante o tipo de madeira, portas deste material bastante acessível para a sua carteira. Umas das grandes vantagens da porta de madeira é que consegue personalizá-la, pode ser renovada, existe em todas as cores e em todos os estilos, pode ser associada com vidro, de vários tipos. Enfim, independentemente dos seus gostos, desejos, estilo, decoração e orçamento, existe sempre uma porta de madeira que combina consigo.

- A porta de interior de vidro:
A porta de interior de vidro é uma opção elegante e moderna, adapta-se a todos os estilos de decoração e é excelente alternativa para espaços com pouca luz natural, uma vez que deixa penetrar a iluminação. As portas de vidro podem ser associadas à madeira ou ao alumínio, proporcionando uma certa originalidade ao acabamento da porta. Estas portas podem ser aplicadas em hall de entrada, sala de estar e de jantar ou cozinhas. 

Para uma porta cheia de design e repleta de personalidade, não hesite em combinar materiais! 

- O alumínio é também um material nobre para a utilização de portas e de janelas. É de fácil manutenção, graças ao banho de anodização e pelo próprio material ser resistente. Confere elegância e contemporaneidade, nomeadamente se optar por uma porta pivotante. Embora seja mais comum em portas exteriores, nada impede o seu uso em portadas interiores. Tudo é uma opção!

- O PVC é o material mais em conta no mercado, sendo por isso uma excelente alternativa para portas de interiores. É de fácil manutenção, tem bom isolamento térmico e acústico, é resistente, durável, seguro, esteticamente muito atrativo e totalmente reciclável. O que pedir mais? 

3. Como dar um up de originalidade às portas de interior?

Está farto da sua porta? Antes de a trocar pense em soluções para a recuperar. Ficam estas duas inspirações para si, mas há tantas outras ideias no mundo da internet. Procure e perca umas horas na restauração da sua velha porta, no final, terá ganho o preço de uma porta nova!

Este acabamento decapé é tendência, até em decorações modernas.

Uma tinta nova da cor que quiser, mesmo com acabamento de ardósia fica bem. A porta fica assim mais divertida e com mais uma finalidade, a de escrever e deixar recados giros. Toda a família irá gostar. Para quê gastar, quando podemos poupar?

4. Alternativas para reciclar portas ou janelas

Devemos ter, cada vez mais, uma atitude ambientalista e não tanto consumista para tudo e para nada. Muitas vezes deitamos coisas fora que podem ter uma segunda oportunidade para si ou para outra pessoa. Pode pôr à venda, doar à uma associação ou a um amigo.

No caso das portadas de interiores pode, perfeitamente, encontrar segundas alternativas à original, tal como criar uma cabeceira de cama ou de sofá, mas também pode construir uma mesa de refeição, um banco, um bengaleiro, molduras de fotografias, entre tantas outras soluções. No fundo, a inspiração não tem limite. Faça uma pesquisa on-line e veja as inúmeras soluções que a sua velha porta pode ter.

Além destas segundas alternativas, pode simplesmente recuperar a sua velha porta para ter a sua porta nova, com uma nova pintura, por exemplo.

O DIY está na moda e não queira ficar de fora!

5. Quem procurar para escolher ou montar a(s) sua(s) porta(s) interior(es)?

Para preços, ideias, conselhos, compras, montagens e outras questões não hesite em contactar um profissional competente da área, tal como um profissional de portas. Na nossa página tem acesso a contactos que podem ser filtrados por regiões, através do seu código postal.

Um designer de interiores, um arquiteto de interiores ou um decorador também poderá aconselhá-lo sobre a melhor porta par ao seu interior.

E agora, informado para abrirmos portas a este assunto? 10 belas portadas de janelas que preencherão a sua casa.

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!