Quanto custa ter uma cozinha nova? | homify Quanto custa ter uma cozinha nova?
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Quanto custa ter uma cozinha nova?

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Cozinhas modernas por homify Moderno
Loading admin actions …

Sejamos sinceros: – seja numa construção ou numa renovação, a cozinha é um dos espaços que maior fatia orçamental leva nas contas finais, provavelmente ganhando mesmo às casas de banho que também são bastante pesadas.

É normal, pois construir ou remodelar uma cozinha é um processo complexo, que tem tanto de amor como de investimento. Dezenas de equipamentos, infinitas escolhas e combinações de materiais, acessórios mais ou menos caros deixam-nos confusos, acabando por prevalecer o nosso gosto pessoal dentro do orçamento de que dispomos.

Fica-nos a pergunta, de difícil resposta. Quanto custa uma cozinha completa e nova?  

Neste artigo, propomo-nos a encontrar algumas respostas. Venha descobri-las connosco!

Os motivos

Que motivos levam a querer ter uma cozinha nova? 

Há vários motivos que impulsionam alguém a querer fazer uma cozinha nova… Construir uma casa, remodelar um espaço em más condições de conservação ou modernizar são os mais importantes, mas o simples desejo de mudança é uma causa tão legítima como qualquer outra.

Construir uma cozinha de raiz ou fazer uma remodelação total não são processos muito diferentes. A construção da cozinha integrada na construção da casa implica que todas as canalizações e instalações serão novas, uma remodelação profunda na maior parte das vezes obriga à substituição desses elementos. A diferença básica reside no impacto que a obra pode ter na vida familiar, pelo que numa remodelação o tempo é, geralmente, um fator a ter em conta.

Mas sejam quais forem os motivos, e apesar das diferenças básicas, há passos que nunca podem ser ignorados no processo de ter cozinhas novas, como veremos a seguir.

Passos necessários para ter uma cozinha nova

projectado / planned Cozinhas minimalistas por Linhas Simples Minimalista
Linhas Simples

projectado / planned

Linhas Simples

Em primeiro lugar estabeleça um teto orçamental! Saber quanto pode gastar em todo o processo é crucial, pois vai condicionar as escolhas, facilitando na hora de cortar opções. Manter-se fiel ao orçamento vai evitar-lhe dissabores no final da obra!

O segundo passo é pôr por escrito as suas preferências. Que cores lhe agradam? Que estilo pretende? Que funcionalidades considera fundamentais? Que disposição pretende para os elementos da cozinha? Responda a estas e a outras questões numa pequena lista que lhe vai dar muito jeito na hora de escolher. Para perceber concretamente em que se baseiam as suas escolhas faça muita pesquisa em revistas e sites da especialidade, em especial aqui na homify, onde encontrará milhares de fotos extraordinariamente inspiradoras!

Em terceiro lugar, faça um desenho daquilo que pretende na sua cozinha (não precisa de ser tão detalhado como o do projeto da imagem). Mesmo que depois contrate um designer de cozinhas para fazer o seu projeto, este desenho vai transmitir com bastante detalhe aquilo que pretende, ajudando o profissional a apresentar-lhe um trabalho mais adaptado a si.

Por fim, pesquise muito acerca de materiais, equipamentos, acessórios e acabamentos. Conheça as suas características funcionais, as cores e as combinações, estude as texturas e não se precipite na escolha. Estes passos são, normalmente, facilitados pelas empresas fornecedoras e pelos projetos de design de interiores, que lhe podem poupar muito tempo e incontáveis crises nervosas.

A seguir, apresentamos algumas opções de materiais, equipamentos e mobiliários e os respetivos preços. Continue a ler!

Armários de cozinha

Cozinhas modernas por homify Moderno

Começamos em grande, por aquele que é provavelmente o elemento mais impactante da sua nova cozinha: - o conjunto dos armários de cozinha!

No que respeita aos materiais para os armários de cozinha tem várias opções, desde a madeira natural, a melamina, o MDF ou o aço inoxidável, e o mais normal é que os armários sejam combinações de vários. É comum os armários serem de melamina hidrófuga no interior e as portas sejam chapeadas a madeira natural, por exemplo.

Quanto a preços eles vão variar muito! Prepare-se para pedir e comparar muitos orçamentos com nomes estranhos e diversas descrições, mas não se deixe intimidar. Compare sempre os materiais e as características funcionais, pondo ênfase na resistência e na qualidade.

Se pretende cozinhas baratas consegue encontrar muitas opções de kits de armários para cozinha, que já são pensados e dimensionados por preços, que começam em valores na ordem dos 200 Euros (valores referência IKEA e outros retalhistas de materiais para a casa).

Revestimentos

Os revestimentos da cozinha são de extrema importância, em especial as paredes anti-salpicos. É fundamental que cumpram com critérios rigorosos de resistência a humidade e embates, bem como de facilidade de limpeza. Todos os revestimentos (mesmo todos) devem cumprir com esses critérios para que a sua cozinha possa ser tão durável como bonita!

Um clássico das cozinhas de todo o mundo no que toca a revestimentos é a aplicação de azulejos, seja em todas as paredes ou apenas na parede por detrás do fogão (chamada de anti-salpicos). Um azulejo de boa qualidade tem preços que começam em 25 Euros por metro quadrado. 

Para a parede anti-salpicos pode, também, optar por aço inoxidável a cerca de 11 Euros por metro quadrado (0,5mm espessura), mosaico pastilha com valores a começar nos 15 Euros por m2, ou mesmo microcimento com valore mais altos, mas resistência muito superior.

Para o chão as tijoleiras ainda são as preferidas dos portugueses, mas o flutuante laminado de alta resistência, as resinas epóxi, o cimento e o microcimento têm vindo a ganhar protagonismo. Consegue um pavimento em tijoleira por valores a partir de 20 Euros/m2, mas não se esqueça de avaliar os critérios de resistência!

Bancadas, pias de lava-loiças e torneiras

Cozinhas modernas por homify Moderno

No que toca a bancadas a escolha também não é pouca! As mais utilizadas em Portugal são de granito, mármore e MDF laminado de alta resistência, mas os aglomerados de quartzo (vulgo sylestone) têm vindo a ganhar adeptos. O aço inoxidável é excelente para ambientes de estilo industrial e também é muito apreciado.

Um tampo de granito de Portugal, Ariz polido, de 350 cm de comprimento, 60 cm de largura e 2 cm de espessura, bordo simples recto, com os bordos ligeiramente biselados, formação de 1 abertura com os seus bordos polidos, e remate superior perimetral de 5 cm de altura e 2 cm de espessura, com o bordo recto vai custar-lhe cerca de 460 Euros. Um tampo de bancada aglomerado de quarto terá um valor muito aproximado ao de granito. Um tampo de painel aglomerado hidrófugo com superfície revestida de fórmica cor creme ou branco, parte inferior forrada de material neutro e altura frontal estratificado de uma só folha de 350x62x3 cm, com formação de abertura, embelezador e remates custa-lhe cerca de 280 Euros (valores retirados do site http://www.geradordeprecos.info). Quer saber tudo sobre bancadas de cozinha e seus materiais? Então leia também o artigo ’Qual é o material mais adequado para bancadas de cozinha?

As pias de lava-loiça podem parecer-lhe, neste momento, elementos relativamente baratos em função de todas as despesas já contabilizadas, mas na realidade só o são se optar por um relativamente simples em aço inoxidável. Se optar por soluções mais requintadas os preços escalam rapidamente. E se escolher a via mais personalizada à medida, ainda mais!

Um lava-loiças pode custar-lhe a partir de 32 Euros (versão mais simples) até mais de 300 Euros (versão mais requintada) no IKEA.

No que respeita às torneiras, a história é a mesma: – modelos básicos de torneira única sem misturadora, sem grande design, cerca de 30 Euros; modelos mais bonitos e melhores, o céu é o limite!

Acabamentos

Cozinhas modernas por homify Moderno

Se está a fazer contas à vida, neste momento, não gostaria nada de ouvir falar em acabamentos, mas a verdade é que a cozinha pode não ficar funcional sem eles! Silicone de vedação, vernizes de proteção, sancas de teto, rodapés para os armários… Acabamentos de cozinha muito básicos custam-lhe sem dúvidas mais de 100 Euros, sem mão-de-obra!

(Valores obtidos por pesquisa em grandes retalhistas e sites da especialidade).

Equipamentos e extras

Acessórios Cozinhas modernas por Ansidecor Moderno Compósito de madeira e plástico
Ansidecor

Acessórios

Ansidecor

Máquina de lavar-loiça, microondas, forno, placa de fogão… Os equipamentos, também, têm um peso muito significativo no orçamento de fazer uma cozinha nova!

Os preços, como de certeza já sabe, variam muito de marca para marcam, mas tendo em conta que consegue uma máquina de lavar loiça por cerca de 200 a 300 Euros, é só somar. Provavelmente consegue equipar a sua cozinha da forma mais básica por cerca de 1500 Euros.

(Valores obtidos por pesquisa em grandes retalhistas e sites da especialidade).

Extras, como o sistema de arrumação da imagem ou outros mais simples, fazem os valores subirem bastante, mas a sua utilidade é inegável, pelo que se tornam investimentos proveitosos.

DIY, é possível?

Cozinhas escandinavas por homify Escandinavo

É possível fazer você mesmo a sua cozinha, com algum jeito para a bricolagem, construção civil e canalização, e muita, muita boa vontade!

Com certeza já percebeu que todo o processo deve ser meticuloso e muito bem executado sob pena de o resultado ser desastroso. 

No que respeita aos móveis, se optar por aquela marca tão conhecida e por versões muito simples, não é uma tarefa titânica, mas em canalizações, aplicações de revestimentos e selagens, ou em projetos mais complicados, o melhor mesmo é pedir ajuda a um profissional qualificado.

Ainda assim é possível reduzir bastante os custos de uma cozinha se fizer você mesmo a instalação de armários e eletrodomésticos. Consegue fazer uma cozinha bem simples e pequena, que inclua revestimento de parede anti-salpicos em pastilha, paredes com tinta plástica mate, bancada de melamina, armários pequenos também em melamina e equipamentos de gama baixa por cerca de 2500 Euros.

Vale a pena investir?

Casa da Meia Via Cozinhas modernas por Miguel Zarcos Palma Moderno
Miguel Zarcos Palma

Casa da Meia Via

Miguel Zarcos Palma

Se tiver vontade, predisposição e um orçamento para tal, a nossa resposta é sim. Não é só a cozinha que fica de cara lavada, mas toda a casa parece ganhar uma nova dinâmica, pois torna-se mais atrativa e acolhedora. Quem tem uma boa cozinha, tem sempre vontade de cozinhar e convidar amigos para belas jantaradas. Além disso, o valor do imóvel valoriza, graças a esse investimento.

Ah e não se esqueça que dentro do projeto de renovação, pode pensar em criar um open space, com sala e cozinha. Uma solução que adoramos e que achamos tão agradável, quer do ponto de vista estético, como pessoal.

Em suma, destinar um orçamento cozinha é uma boa opção!

Afinal quanto custa uma cozinha à medida?

E chegamos à pergunta fulcral que não saiu das nossas cabeças durante todo o artigo: – quanto custa uma cozinha à medida?

Esta pergunta não tem apenas uma resposta, mas tantas quantas cozinhas e orçamentos houver por aí! Cada profissional da área dá um orçamento diferente em função das suas escolhas, dos materiais, das dificuldades de instalação, etc. 

E claro, o caro ou barato depende muito do bolso de cada um. Usando uma analogia automobilística, é como comprar um carro utilitário ou um topo de gama: ambos andam na estrada, e cumprem com a sua função, mas têm preços muito diferentes, certo? A qualidade paga-se e por isso pode ser um bom investimento apostar numa cozinha de gama média alta ao invés de numa de gama baixa pois provavelmente irá durar mais tempo e em melhores condições.

Mas consigo encontrar cozinhas completas baratas?

Já o dissemos, o conceito de caro e barato é subjetivo, depende do que está disposto a gastar. O truque é tentar obter os melhores materiais ao preço mais baixo, mas para orientação saiba que pode conseguir uma cozinha de gama média com uma boa área (25m2) por cerca de 8000 Euros, com tudo incluído.

Agora, inspire-se aqui: 18 Cozinhas Completas Que Te Inspirarão a Renovar a Sua.

Que planos tem para a sua cozinha? Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!