12 truques para aproveitar ao máximo o espaço em casas pequenas

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Apartamento 45m2 en el Ensanche de Bilbao, Urbana Interiorismo Urbana Interiorismo Salas de jantar modernas
Loading admin actions …

Cada vez é mais frequente ter uma moradia de 40 ou 50 metros quadrados, e o que mais nos preocupa é como poder aproveitar ao máximo o espaço que temos disponível, sem nos sentirmos agoniados em apartamentos pequenos. Para isso é muito importante que pensemos bem as possíveis soluções antes de comprar os móveis. 

No homify sabemos que, cada vez mais, essa é uma realidade e preparamos este livro de ideias com 15 truques que te ajudarão a ter uma casa mais funcional e visivelmente grande. Recomendamos que veja as imagens abaixo para que note a diferença.

1. Aposte no branco!

O branco é uma cor coringa. Além de combinar com tudo é ótima para ser a cor principal de um ambiente. Em interação com a iluminação, especialmente a luz natural, o branco da a ideia de um ambiente maior.

2. Escolha cores claras

Se você não quiser apostar no branco, ou até mesmo quer escolher uma outra cor para combinar com ele, opte sempre por cores claras caso queira que seu ambiente pareça maior. Quanto mais claras as cores, ao interagirem com a iluminação, elas darão ideia de que o local é maior.

3. Tenha uma mesa dobrável como essa: aparece como mágica!

homify Cozinhas modernas Mesas e cadeiras

Os móveis versáteis são soluções perfeitas para ambientes muito pequenos. Se você achou que por ter uma cozinha pequena não poderia ter uma ilha central, a imagem acima te mostra o contrário: você só precisa ter uma mesa dobrável embutida nesta ilha. Que tal?

4. Aproveite o espaço colocando móveis na vertical

Quando um ambiente é pequeno, uma queixa comum é a falta de espaço de armazenamento. Este problema pode ser resolvido se você aproveitar o espaço vertical dos ambientes, usando do chão ao teto para instalar móveis e armazenar seus itens da cozinha, quarto ou banheiro.

5. A iluminação natural é importantíssima

projecte virreina, degoma degoma Salas de jantar modernas

A iluminação natural é importante em qualquer casa, mas em um local pequeno ela se torna ainda mais necessária. A luz natural traz uma iluminação diferente ao ambiente e, em interação com as cores escolhidas para revesti-lo e decorá-lo, é responsável por fazê-lo parecer mais amplo. Por isso, invista em grandes janelas!

6. Os espelhos podem ser grandes aliados

Não é novidade que os espelhos são grandes aliados de pequenos ambientes. Eles também ampliam a aparência dos ambientes em que estão inseridos por refletir o ambiente. Qualquer cômodo pode ter um belo espelho decorativo, experimente!

7. Uma cama dobrável pode ajudar muito

homify Quartos modernos

Na linha de móveis versáteis, está a cama dobrável. Ela fica recolhida durante o dia e só precisa ser retirada quando você for dormir. Enquanto isso o espaço que ela ocuparia pode ter outras várias funcionalidades. Isso é muito comum em apartamentos do tipo studio, para poupar espaço, onde o quarto é integrado à sala.

8. O estilo minimalista é uma grande opção

Menos é mais, uma grande máxima que pode ser aplicada à decoração. Quando o seu espaço é reduzido, cuidado para não exagerar nos móveis e itens decorativos, prefira o minimalismo.

9. Use móveis abertos

Os móveis abertos são uma estética que estão em alta agora. Além de expor seus itens eles são interessantes pois funcionam como divisória entre espaços e, ainda assim, permitem que você veja o outro lado, o que é perfeito para ambientes pequenos.

10. Coloque portas de correr

As portas de correr são perfeitas para os atuais apartamentos pequenos, pois economizam muito espaço, não só visualmente como também fisicamente, pois você não precisa dedicar um espaço apenas para o abrir e fechar de portas comuns.

11. Utilize móveis pouco volumosos

Móveis muito grandes podem dar a aparência de que seu espaço está cheio de coisas, e de que ele é menor ainda do que já é. Por isso, prefira móveis menos volumosos e discretos.

12. Organização é a chave

A casa di Giulia, Plastudio Plastudio Espaços de trabalho ecléticos

Por fim, devemos lembrar que a organização é o maior segredo para a sua casa, especialmente se ela é pequena. Com as coisas todas em seu lugar e organizadas, sem bagunça aparente, o ambiente vai parecer mais clean e consequentemente, maior.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista