Seis ideias para optimizar o espaço de uma cozinha pequena

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando temos uma cozinha pequena, tendemos a focar-nos mais nos aspectos negativos em detrimento dos positivos. Por esse motivo, hoje, na homify, mostramos-lhe cinco projectos que o vão deixar espantado com a capacidade de aproveitamento do espaço dentro da cozinha. O objectivo principal destes projectos é criar espaços totalmente funcionais e práticos, sem se perder de vista o aspecto estético dentro da decoração e configuração dos mesmos. Vamos, também, deixar-lhe várias sugestões sobre como aproveitar ao máximo as dimensões que possa ter à sua disposição, utilizando de forma inteligente os móveis, electrodomésticos e outros elementos relevantes.

Usar apenas o necessário

Quando estamos a criar a nossa cozinha, devemos considerar apenas o que é estritamente necessário. A utilidade e o pragmatismo no momento de desenhar este importante espaço da casa fará com que conte com uma estética intrínseca que anda de mão dada com a ordem, a comodidade e a funcionalidade na hora de preparar as suas refeições.

Uso correcto das mesas

As mesas podem ser elementos muito práticos e úteis na hora de equipar a sua cozinha. Graças aos seus múltiplos usos – comer, decorar ou trabalhar – é um móvel que não deve faltar quando equipar o espaço. Se optar por uma mesa de dimensões adequadas ao tamanho da sua cozinha contará com um excelente lugar para preparar e desfrutar das suas refeições.

A importância da cor

Cozinhas modernas por Dittrich Hudson Vasetti Architects
Dittrich Hudson Vasetti Architects

Kitchen remodelling in South Bristol

Dittrich Hudson Vasetti Architects

Como já vimos noutros livros de ideias, a cor tem um papel muito importante na percepção espacial das várias divisões de sua casa. A cozinha não é uma excepção e o uso de cores brilhantes fará com que, mesmo num espaço reduzido, tenhamos a sensação de maior amplitude, fruto dos reflexos de luz natural. Isto faz com que sinta tudo com maiores dimensões. Na imagem que apresentamos, de um projecto do estúdio DHV Architects, pode ver um exemplo da aplicação de cores vibrantes e dos seus reflexos.

Aproveitar os cantos

Muitas vezes, esquecemo-nos das esquinas e estas acabam por ser mal aproveitadas, uma vez que temos a ideia de que a utilização de muitos elementos ou móveis pode reduzir o espaço. Na verdade, isso não foge da realidade, mas, se soubermos organizar bem esses móveis, podemos obter um melhor aproveitamento da área útil, como nos mostra nesta imagem o estúdio Ekaterina Donde Design que criou um fabuloso canto para desfrutar todas as manhãs de um saboroso pequeno almoço nesta pequena mas prática cozinha.

A grandeza do minimalismo

A utilização de um desenho minimalista dentro de um espaço reduzido terá sempre como consequência a ordem e a limpeza visual, o que criará uma percepção mais ampla do espaço por mais pequeno que ele seja. A luz natural é mais bem aproveitada e ao evitar a utilização de elementos desnecessários num espaço reduzido estamos a ser capazes de usufruir de uma maior ligeireza visual e sensorial.

Utilização inteligente do espaço

Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

A utilização oportuna e correcta de todos os elementos decorativos e utilitários da cozinha é essencial e fundamental para desfrutar dela em todos os aspectos. Tendo cada objecto no seu lugar, serão criados espaços que podem ser aproveitados para decorar e dar um toque pessoal ao ambiente. Neste exemplo, do estúdio Ferraro Habitat, observamos que a organização e distribuição dos utensílios pelo espaço tem uma função prática, mas ao mesmo tempo decorativa.

O que achou das ideias que aqui lhe deixamos? Tem alguma dúvida sobre esta matéria? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!