Renovar casas de banho pequenas - saiba como fazer e quanto custa! | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Renovar casas de banho pequenas – saiba como fazer e quanto custa!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa. Casas de banho rústicas por alma portuguesa Rústico
Loading admin actions …

A casa de banho é um daqueles espaços que mais deteriora numa habitação. O que não é de estranhar, tendo em conta a utilização diária e as difíceis condições de humidade que os materiais têm de suportar. É também dos espaços que mais depressa perdem o brilho e até que passam de moda. É por isso que, sempre que pensamos em começar remodelar a nossa casa, é na casa de banho que pensamos primeiro!

Mas claro, qualquer remodelação tem custos… Planeamento, materiais, mão-de-obra. Começamos com pouco e de repente as despesas escalaram!

No entanto renovar uma casa de banho pequena não tem de ser um pesadelo para a sua conta bancária. Pode ir fazendo as obras aos poucos, por etapas, à medida do seu bolso. 

Se não sabe por onde começar nem quanto poderá ter de gastar a homify está aqui para ajudar! Neste artigo vai encontrar muita informação importante acerca de pequenas remodelações que pode fazer na sua casa de banho, até chegar ao resultado final. Não perca!

Revestir as áreas mais sujeitas a humidade

Uma boa maneira de começar a renovação da sua pequena casa de banho é fazendo a substituição do revestimento da zona do duche ou da parede por detrás do lavatório.

Que materiais?

- Mosaicos pastilha - podem ser de vidro, cerâmica, pedra, porcelana e até mesmo metalizados. De vidro ou cerâmica estes revestimentos ficam bonitos e modernos. Com preços a iniciar entre os 15 e os 20 Euros por m2, revestir pequenas áreas com este material é rápido, não sai muito caro e faz um efeito impressionante. Não use pastilha já com cola pois é menos resistente à humidade. Opte pelo assentamento por profissionais. 

- Azulejos – um material incontornável para a casa de banho. Podem ser lisos, com um pouco de relevo, de cor uniforme ou com padrão, o que importa é que sejam de boa qualidade para garantir resistência. Um revestimento em azulejos de boa qualidade vai custar-lhe valores a partir de 25 Euros por m2 (Sem mão-de-obra. Pode atingir valores muito mais altos, em função das suas escolhas).

- Microcimento e resina epóxi – são revestimentos perfeitos para as paredes e pavimento do duche pelas suas características de impermeabilidade. Um revestimento deste género pode custar-lhe cerca de 58 Euros por m2 (mão-de-obra incluída).

Em casas de banho pequenas o trabalho de revestimento levará cerca de dois dias, incluindo preparação de superfícies e irá custar cerca de 100 Euros em mão de obra.

Antes de escolher o seu material faça muita pesquisa online e visite lojas da especialidade para verificar a cor e a textura por si mesmo antes de se comprometer!

(valores obtidos por pesquisa em grandes retalhistas e sites da especialidade)

Remover uma banheira e colocar polibã com cabina de duche

Esta é uma obra que só traz vantagens. As cabinas de duche são mais fáceis e seguras de utilizar por pessoas com dificuldades motoras, e a remoção do volume da banheira vai deixar a sua casa de banho pequena mais ampla e espaçosa. Pesquise bem as opções profissionais disponíveis e aventure-se: – só com este passo vai conseguir um look totalmente novo na sua casa de banho pequena. Quer um conselho? Poupe um pouco mais de dinheiro e aproveite para fazer o revestimento de duche e a remoção da banheira ao mesmo tempo para um estilo mais bem conseguido (e para uma obra em casa a menos).

Um trabalho deste género leva entre um a três dias a executar e vai custar-lhe um valor acima de 800 euros.

(valores obtidos por pesquisa em grandes retalhistas e sites da especialidade)

Trocar o armário do lavatório ou só o lavatório

Esta pode parecer uma grande mudança, cara e difícil, mas na realidade não é. Até pode fazê-la sozinho se decidir por adquirir um móvel padrão em kit para montar! 

No IKEA encontra uma boa variedade de móveis para lavatórios modernos com valores a partir de 39 Euros (armário para lavatório com uma porta, muito simples, ótimo para uma casa de banho pequena de estilo moderno ou minimalista). Os valores sobem com a capacidade e com o estilo escolhido. Mas tem muitas opções no mercado a preços bastante atraentes, sem precisar de mão-de-obra se tiver algum jeito para canalização e montagem.

Se preferir uma solução feita à medida ela vai sair-lhe mais cara, mas tem a garantia de total adaptação ao seu espaço em específico. Neste caso o preço é feito por orçamentação pela empresa fornecedora.

Substituir a sanita

por homify Rústico

Esta é uma remodelação que acabará por ser inevitável, seja pelo estilo, seja pelo estado de conservação. Mas não pense que precisa de comprar uma sanita a fazer conjunto com o lavatório! Alias, este tipo de soluções estão bastante fora de moda. 

A substituição da sanita, ou das canalizações, pode ser o motor para começar a renovar casas de banho antigas, por isso se está na hora desse elemento tão fundamental ao nosso bem-estar não se precipite. Escolha com muito cuidado, em função da estética, mas também em função do seu conforto e anatomia. Tem à sua disposição sanitas de pousar (com base ligada ao pavimento) e sanitas suspensas, que dão um ar super moderno ao ambiente, além de se imporem menos num espaço pequeno. Veja imagens e visite lojas da especialidade para encontrar o modelo perfeito, que caiba no seu orçamento.

Saiba que uma sanita nova, de design atual, de pousar com depósito, de boa qualidade vai custar-lhe acima de 140 Euros. Uma sanita suspensa vai custar um pouco mais, cerca de 200 Euros. E não se esqueça de contratar um canalizador! Trabalhos amadores geralmente dão maus resultados, com fugas de água e infiltrações que ninguém quer.

Fazer uma parede com nichos

Os nichos são excelentes itens de decoração e arrumação. Fazer uma parede com nichos abertos na sua casa de banho é garantia de uma estética original sem grande esforço. 

Um módulo de parede com nichos em gesso cartonado resistente à humidade tem valores a partir de 200 Euros. 

(valores obtidos por pesquisa em grandes retalhistas e sites da especialidade)

Pintar as áreas não revestidas

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa. Casas de banho rústicas por alma portuguesa Rústico
alma portuguesa

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa.

alma portuguesa

Esta é a remodelação mais simples e que poderá fazer sozinho sem grandes riscos! Pintar as áreas sem revestimentos aplicados numa casa de banho pequena é um trabalho sem muitos segredos, mas que requer alguns cuidados: – deve sempre aplicar um primário antifúngico e a tinta escolhida deve ser também antifúngica com acabamento plástico lavável (em alternativa pode aplicar um verniz aquoso) para evitar as degradáveis visitas do bolor que as condições de humidade propiciam.

Os preços variam muito em função da marca de tintas escolhida, mas pode contar com, pelo menos 50 Euros de despesa. O trabalho é fácil, e não deverá demorar mais do que dois dias (contando com a preparação da superfície e com o tempo de secagem). Se não tem tempo contrate um pintor profissional, e neste caso conte também com o valor da mão-de-obra, que varia muito.

O nosso conselho é que escolha uma tinta de boa qualidade e que siga os procedimentos aconselhados pela marca para o tratamento do seu caso. Quanto à parte estética, e uma vez que falamos de casas de banho pequenas, a nossa dica é que escolha uma tinta branca e brilhante, dando o toque de cor nos móveis e acessórios, para maximizar a sensação espacial.

Trocar as torneiras

Este é outro trabalho que pode facilmente ser feito por si, com alguma ajuda, se necessário. Mudar as torneiras é uma obra de renovação discreta, mas que pode ter um grande impacto no estilo, embora não seja necessariamente a mais barata.

As torneiras de qualidade e com designs apelativos ou inovadores podem ser bastante caras, com preços que podem atingir várias centenas de euros, mas pela internet consegue encontrar uma boa oferta mais em conta. Se optar por modelos mais básicos consegue substituir duas torneiras simples e uma misturadora por cerca de 200 Euros.

Mudar uma torneira simples é uma tarefa que mesmo alguém com pouca experiência em trabalhos de canalização consegue fazer, no entanto uma torneira com misturadora pode tornar-se numa experiência complicada. Se não se sente confiante o melhor mesmo é pedir ajuda a um canalizador.

Mudar todos os acessórios de casa de banho

Uma forma leve de fazer uma renovação é mudando todos os acessórios de casa de banho. Não é bem uma remodelação, é mais uma operação cosmética, mas funciona sempre que queremos criar um ambiente diferente sem gastar uma fortuna. E também é excelente para levar a cabo depois de uma renovação completa, para dar um toque ainda mais personalizado.

Entre os acessórios de casa de banho contam-se os dispensadores de sabonete líquido e gel de banho, cestos para arrumação de itens de higiene e beleza, bancos de apoio, cestos para a roupa suja e têxteis, entre outros elementos. Mas também acessórios de cariz meramente decorativo, como velas, jarras e vasos com plantas.

Um projeto de renovação completo

Casas de banho modernas por homify Moderno Cerâmica

E por último chegamos à questão mais abrangente: – quanto custa renovar uma casa de banho pequena e antiga?

Se as instalações sanitárias ainda estiverem em condições de utilização, poderá encarar a remodelação da sua casa de banho como um somatório de todas as remodelações parciais de que falámos. No entanto a realidade mostra-nos que o resultado final será mais harmonioso e equilibrado se a renovação for encarada como um todo, como um projeto global para o espaço. Assim a nossa sugestão é que peça ajuda a um designer de interiores.

Este profissional vai ajudá-lo a encontrar as melhores soluções ao melhor preço, e sugerir ideias para um excelente aproveitamento do espaço que provavelmente nunca lhe ocorreriam pois só surgem com uma visão treinada para este tipo de trabalhos. Embora tenha de contar com os custos do profissional, o mais certo é que acabe por poupar algum dinheiro e muito trabalho. 

Não podemos apontar um valor concreto para uma remodelação geral da sua casa de banho pequena… Apenas podemos sugerir-lhe que peça orçamento a um dos nossos muitos profissionais!


remodelar casa de banho

Agora já ficou com uma noção de como renovar casas de banho pequenas e quanto lhe poderá custar, dependendo das remodelações que faça.

Se a sua ideia passa por colocar azulejos na sua casa de banho, fique atento a este artigo que lhe dará dicas de como os escolher.

Vai fazer a remodelação da sua casa de banho por etapas, ou planeia um projeto de renovação total?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!