Que máquina de lavar roupa deve comprar?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

É desde a Revolução Industrial que a máquina de lavar roupa anda a fazer das suas, entre tentativas e patentes, marca-se os primeiros passos desta famosa máquina, que prometeu mudar as tarefas domésticas de todos os lares do mundo… Mas o grande boom da máquina de lavar, é marcado com a invenção do motor elétrico, no início do século XX, só então é que se conseguiu que a máquina funcionasse eficazmente. Em 1906, já se produziam em maior número, hoje em dia, as máquinas de lavar estão com uma tecnologia de ponta. São várias as marcas, as tecnologias, os preços ou os modelos que se podem encontrar no mercado… Mas sem dúvida alguma, que são muito mais acessíveis que há cinquenta anos atrás, onde as fontes e os tanques eram ainda bastante comuns, por serem mais económicos. 

A máquina de lavar roupa facilitou imenso o trabalho doméstico, nomeadamente da mulher, que outrora tinha de ficar em casa a tratar de todas estas tarefas. Já imaginou o que é lavar à mão lençóis, toalhas, calças, camisolas sempre que necessário?! Era sem dúvida desgastante, bom na verdade guardavam mais tempo as mesmas roupas. Hoje em dia, a facilidade de lavar a nossa roupa, leva-nos a lavá-la regularmente e ainda bem! 

O que é certo, é que os tempos modernos levam-nos a ter um mundo super tecnológico e acaba por facilitar e muito a nossa vida. São tantas as opções e os modelos, que podem existir algumas dúvidas na hora de comprar a vossa máquina de lavar, para a nova casa ou porque a antiga avariou. Como tal, trouxemos até si um artigo com todos os pormenores e detalhes que precisa de saber antes de comprar este eletrodoméstico. Quer fazer uma boa compra? Então leia o que é preciso saber antes de comprar a nova máquina de lavar roupa…

A eficiência energética

Apesar dos preços serem cada vez mais competitivos sabemos que a compra de uma máquina de lavar roupa não é propriamente uma compra barata, requer algum custo, logo é necessário averiguar tudo um pouco sobre ela e em primeiro lugar é necessário ter em conta a eficiência energética. Porquê? Pois bem, isto ditará os custos de electricidade, poderá fazer com que a sua fatura seja mais ou menos elevada… Faz diferença à longo prazo, nomeadamente se for uma casa de família, em que a máquina de lavar roda e roda todos os dias. 

Bem como o frigorífico, os fornos, os televisores ou os ares condicionados, as máquinas de lavar vêm também rotuladas com etiquetas a informarem o consumidor, sobre as caraterísticas e o desempenho do eletrodoméstico, um processo regulamentado desde 1992. Utiliza-se uma escala de classificação para identificar os mais e os menos eficientes energicamente. Além, do consumo de energia, apresenta informação sobre outras características dos equipamentos como, por exemplo, a água que consomem ou o ruído que produzem.

Estes electrodomésticos são classificados de acordo com uma escala, de 7 classes, de A+++ (mais eficiente) a D (menos eficiente). Esta etiqueta é neutra quanto ao idioma e é igual em todos os países europeus. É verdade que uma máquina a lavar A+++ é mais cara que as outras menos eficientes, mas o que é certo é que no fim de sete anos, sensivelmente, o custo é amortizado nas despesas de eletricidade.

O tamanho

Cozinha  por Die MÖBELHAUEREI
Die MÖBELHAUEREI

Gerüstküche

Die MÖBELHAUEREI

O tamanho da máquina de lavar roupa dependerá sempre de quantas pessoas vivem em casa. No caso de viver sozinho ou a dois, talvez uma máquina entre 3/5 Kg seja suficiente, dependerá sempre se costuma sujar muita roupa ou não. No entanto, se tem uma família grande com um ou mais filhos, o tamanho da sua máquina fará muita diferença, pois está em questão fazer uma ou duas máquinas, gastando mais detergente, energia e água. Neste sentido, uma máquina com uma capacidade de pelos 7Kg é o mais recomendável.

De forma geral, uma máquina de lavar roupa tem 60 cm de largura, 85 de altura e 50 cm de profundidade. O seu lugar poderá variar de casa para casa, tanto numa lavandaria, como na casa de banho ou ainda na cozinha, depende onde existem os tubos de lavagem.

Automática ou semi-automática: prós e contras

É evidente que existem vantagens e desvantagens em ambos os casos. Cada um deverá escolher a melhor máquina para si. No caso das máquinas automáticas, elas são muito mais práticas e simples de utilizar, enfia-se a roupa dentro da máquina, detergente e amaciador e sai dali lavada, centrifugada e claro bem cheirosa. Só é preciso colocá-la na máquina de secar ou no estendal.

Por outro lado, as máquinas semi-automáticas são mais baratas e são mais económicas no consumo de água e de energia. No entanto, necessitam de maior atenção na lavagem, é necessário carregar a água e não têm a opção de centrifugar, o que acaba por não gastar tanto a roupa. Para secar a roupa, é necessário procurar um lugar bem ventilado, uma vez que a roupa sai bastante húmida.

Agora é escolher a que preferir para o seu dia-a-dia…

Carga superior ou carga frontal: prós e contras

As máquinas de lavar com carga superior, como esta da Miele, são geralmente mais estreitas que as da carga frontal, em média 40cm de largura. Por outro lado, são mais práticas porque não precisa dobrar-se ou curvar-se para pôr ou tirar a roupa, são assim ideais parar pessoas de idade, com problemas nas costas ou com deficiência. O aspeto menos positivo é que com esta máquina não se pode encaixar em qualquer parte da casa, debaixo de um móvel ou escondido num armário, nem tão pouco colocar os detergentes em cima ou alguma decoração.

Relativamente às máquinas de carga frontal são mais fáceis de armazenar, dentro de um armário, por exemplo. Tem um processo de lavagem mais silencioso, mas a centrifugação esta já é mais ruidosa do que os modelos de carga superior.

As configurações de lavagem: ciclo de lavagem, controlo de temperatura, etc.

São cada vez mais as configurações numa máquina de lavar, existem opções novas que fazem a diferença, na hora de comprar a sua máquina. Se outrora queríamos só uma máquina que lavasse, hoje queremos uma máquina que cuide da nossa roupa, poupando em tudo tempo e trabalho. Programas mais fracos, como de lavagem manual, para aquelas roupas que só podem ser lavadas à mão, programa para lãs, a quente , a frio, lavagens mais longas ou outras mais curtas, dependente das condições da roupa. Outra configuração nova é a de programar a hora a que queremos que a máquina faça a lavagem, ideal para quando chegamos do trabalho e que a roupa tenha acabado de ser lavada, sem andar molhada dentro da máquina o dia todo.

Os ciclos de lavagem correspondem à temperatura que queremos lavar a nossa roupa, por exemplo, a 90º os algodões brancos (toalhas e lençóis), mais recomendado para hotéis e hospitais. 60º roupa de cor, mas é ainda uma lavagem bastante intensiva, leia sempre as etiquetas no interior das roupas. Para as roupas mais delicadas deverá optar por uma lavagem mais delicada entre 40º ou 30º. Algumas deverão ir para o programa de lã ou à mão. Quanto menos for a temperatura mais económica será a lavagem.

Lembre-se que uma lavagem rápida é ideal para roupa pouco suja e poupa energia. A meia carga, é ótima para uma máquina que não fica cheia de roupa (máximo 2kg), mas que precisa da sua roupa lavada. 

Leia o manual de instruções para saber tudo sobre a sua máquina, de forma fazer a tirar partido dela, pois muitas vezes limitamo-nos às funções básicas.

Com ou sem secador

Hoje em dia é possível comprar uma máquina dois em um, que lave e seque, sem ter os dois eletrodomésticos a ocuparem espaço. Embora uma máquina com esta opção é mais cara que uma tradicional, mas também acaba por poupar, porque não precisa de comprar duas. É verdade também, que o consumo energético é maior, mas como qualquer máquina de secar.

Já viu o que é a vantagem de colocar roupa suja dentro de uma máquina e retirá-la lavada e seca?! Poupa-nos muito tempo. Talvez a sua eficiência deve ser ainda melhorada, pois quando são toalhas grossas, elas tendem a ficar um pouco húmidas, mas nada como deixá-las secar um pouco, já não é aquela peça toda molhada com dificuldade a secar no estendal.

É uma opção que podem considerar, nomeadamente se o espaço da vossa casa for restrito. 

Está a pensar comprar uma máquina de lavar roupa? As nossas ficas orientaram-no um pouco?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!