Uma casa ao melhor estilo escandinavo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, vamos convidá-lo a conhecer a Casa MM que se encontra num bairro privado na zona norte de Buenos Aires. O edifício estende-se sobre um terreno de 20 por 50 metros de profundidade que tem acesso directo ao rio. Tem uma superfície coberta de 180 m² e contem três quartos e sala de estar, jantar e cozinha integradas. Contando os espaços exteriores – terraço, deck, churrasqueira, pátio com piscina e área semi-coberta – a propriedade alcança os 380 m².

Facundo Aranza é o arquitecto responsável por este incrível projecto. Este jovem e criativo profissional possui experiência adquirida ao longo de vários anos a trabalhar na Argentina e nos Estados Unidos da América. Desde 2007 que trabalha de forma independente para o seu próprio estúdio e hoje vamos conhecer um dos seus mais recentes projectos.

Uma entrada discreta

O projecto foi criado sobre um terreno com disposição longitudinal e seguindo o eixo este-oeste, a fim de aproveitar a incidência solar ao longo de todo o dia. Outra coisa importante, relacionada com a disposição da casa, tem que ver com a sua aproximação ao rio. Além disso, o objectivo era conectar o entorno natural com o interior, algo que também seria ideal para expandir de forma radical a sensação de espaço. Todos estes pormenores fazem com que estejamos perante uma entrada lateral e uma fachada que se mistura com os espaços exteriores.

Esta bela entrada tem todos os elementos necessários para apresentar a casa da melhor forma possível: o jogo entre cimento e pedra é impecável, o agradável deck de madeira e a iluminação quente receberão adequadamente todos os visitantes.

Em primeiro lugar, a churrasqueira

Assim que entramos na propriedade, por detrás da parede de pedra, descobrimos uma churrasqueira impressionante. Por baixo de uma pérgola e sobre um deck de madeira foi construída a zona de refeições exterior. O grelhador é a verdadeira estrela deste espaço que foi criado a pensar nas pessoas, nas refeições e na maravilhosa companhia de familiares e/ou amigos.

A desfrutar do deck

Tal como mencionamos anteriormente, o projecto procurava conectar os exteriores e interiores da casa. Este foi, sem dúvida, um dos desafios mais importantes para os profissionais responsáveis. Assim, cada sector exterior e seus elementos – os beirais, o pátio, o terraço e o deck - materializam a possibilidade de fazer da propriedade uma casa aberta à natureza.

A piscina é, definitivamente, a cereja no topo do bolo. Emoldurada por um deck de madeira, cria um lugar perfeito para desfrutar do sol e de momentos de pura felicidade.

Interiores integrados

O objectivo era dar múltiplos usos aos espaços interiores, por isso foi vital redefinir as zonas sociais e privadas do edifício. A Casa MM é uma vivenda de fim de semana que recebe diferentes visitas – familiares e amigos – e por diferentes períodos de tempo – uma tarde, um fim de semana ou umas férias. Parte daqui a importância de encontrar o equilíbrio entre ambas as zonas, sendo fundamental criar ambientes diferentes, mas ainda assim baseados na ideia de flexibilidade quanto aos usos possíveis.

Em termos arquitectónicos, na Casa MM predominam três materiais: pedra, madeira e cimento. Quanto ao design de interiores, podemos dizer que segue os conceitos e ideais do estilo escandinavo. Simplicidade, funcionalidade e comodidade são a chave de um ambiente comum onde a zona de refeições, a cozinha e a sala de estar convivem em perfeita harmonia. Como podemos ver, cada ambiente foi equipado com mobiliário básico, passando a ideia de que era necessário não saturar os espaços com elementos desnecessários. As cores protagonistas são o branco, o preto e o castanho. Sem dúvida, a madeira é o material com maior impacto, através do qual se transmite a sensação de conforto e aconchego.

Com vista para o lago

A partir da sala de estar podemos desfrutar de vistas únicas. As amplas janelas de vidro com vista para o jardim e o rio oferecem aquela que é a única decoração admissível ao ambiente. Os caixilhos são construídos em alumínio e as janelas de vidro fixo e deslizantes oferecem a tão desejada conexão entre interior e exterior, oferecendo um fácil acesso ao terraço e ao jardim.

O sofá chesterfield e a chaise longue são negros e dão ao espaço um toque de elegância e requinte que faz toda a diferença.

Mobiliário e iluminação

A mesa da zona de refeições é acompanhada por um par de candeeiros com estrutura de madeira que combina na perfeição com o estilo da casa. Quanto à iluminação, na zona de refeições, assim como no resto dos espaços, faz-se de forma extremamente acolhedora e quente.

Aqui, também encontramos uma enorme janela que cobre toda a parede, desde o chão até ao tecto, e oferece a possibilidade de uma vista sobre o exterior, assim com um enorme banho de luz natural nos ambientes interiores. Uma vez mais, o mobiliário é impecável e, tem como ponto alto, as cadeiras modelo Eames que são um clássico do design de estilo escandinavo. Por outro lado, os bancos amarelos são uma peça muito interessante e ajudam a cortar coma hegemonia de cores que viaja entre os brancos e os negros.

Escadas esculturais

Subimos até ao segundo piso apenas para conhecer as escadas. Simples, sóbrias e extremamente elegantes, acompanham os proprietários e visitantes no percurso até ao piso superior da casa. Os suportes negros nascem no chão e prolongam-se até ao tecto, actuando como uma varanda e estrutura de protecção. Uma autêntica escultura.

Ao cair da noite

A iluminação exterior é muito importante se queremos desfrutar de todo o espaço ao ar livre de que a casa dispõe. Mas não se resume apenas a isso, pois a iluminação também pode ter um aspecto decorativo que vale a pena aproveitar.

Neste caso, encontramo-nos com uma casa de espaços exteriores muito bem iluminados e que, não só aproveitam a iluminação artificial na sua função mais prática mas também com propósitos decorativos: os focos bidireccionais são uma excelente opção para estes fins.

É com esta imagem única que nos despedimos desta bela casa. Debaixo de um céu nocturno, apreciamos uma casa de linhas rectas, texturas extremamente interessantes e iluminada com cores quentes.

O que achou desta casa? Acha o projecto bem conseguido ou há alguma coisa que não apreciou? Deixe-nos as suas opiniões.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!