Muito mais que um simples hall de entrada!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

hall de entrada, por motivos óbvios, é o primeiro contacto que qualquer visita (amigo ou familiar) tem assim que entra na sua casa. Por ser uma zona de passagem e muitas vezes pequena, acaba por ser negligenciada. O facto de cada vez menos as pessoas terem tempo para elas próprias (quanto mais para pormenores decorativos!) e de os orçamentos serem curtos também não ajuda a explorarmos o potencial do nosso hall de entrada. No entanto, fazendo parte da sua casa, hoje vamos dar-lhe algumas ideias sobre como o pode tornar mais bonito e atractivo, dentro dos seus gostos pessoais. Neste artigo, apresentamos-lhe ideias de decoração de acordo com 7 estilos distintos que poderá adaptar ou até misturar dentro daquilo que mais lhe agrada! Lembre-se que no final quem manda é o leitor, portanto veja toda as sugestões até ao final e tome depois todas as decisões relativas ao estilo a utilizar que seja mais indicado para si!

Rústico

Para um hall cheio de charme, por que não apostar num estilo rústico? Conhecido pelas madeiras escuras e envelhecidas, a presença de elementos naturais como as plantas e mobiliário e decoração mais românticos, é um estilo que nos recebe de braços abertos e que dificilmente não nos deixará confortáveis ao primeiro olhar. Esse conforto e o charme vêm da ideia de ter peças muito distintas, com personalidades e histórias muito próprias, que podem ser passadas de geração em geração simplesmente porque, quanto mais velhas melhor – assim sendo, procure mobiliário ou ornamentos em segunda mão ou em casa de familiares, como os pais ou os avós. A iluminação deverá ser quente e acolhedora.

Eclético

Corredores e halls de entrada  por Ayuko Studio
Ayuko Studio

Our photoshoot of apartment design by Mama Studio

Ayuko Studio

Para quem gosta de informação berrante, o ideal é um estilo eclético! Neste estilo, pode ser o que quiser, porque são aqui reunidos estilos variados, que não estão presos a um único conceito. Antigo e novo, Oriente e Ocidente, luxo e simplicidade… tudo a conviver em perfeita harmonia, num um ambiente composto por diferentes objectos de histórias pessoais, transformando desta forma o seu hall de entrada numa divisão altamente personalizada. Mas atenção: não queremos com isto dizer que pode misturar tudo, sem nenhuma regra! É preciso haver uma dose considerável de complexidade e profundidade de estilo, sendo para isso necessário trabalhar a coerência para combinar elementos totalmente distintos.

Industrial

Torne o seu hall num espaço único e absolutamente surpreendente com o estilo industrial! É conhecido pela sua singularidade, singularidade esta que se consegue através de elementos reciclados, metais, objetos de ferro oxidado e elementos tipicamente encontrados em fábricas – como contentores ou pés direitos altos. Outros pontos que conferem este visual urbano ao hall são as paredes com aspecto inacabado, com tubagens à mostra ou tijolos sem tratamento. Aposte em cores que lhe lembrem fábricas, como o cinzento, o preto ou o branco.

Minimalista

Entrada : Corredores e halls de entrada  por EU INTERIORES

O primeiro estilo que lhe apresentamos é o estilo minimalista, que se define através da presença de linhas direitas e simples. A grande máxima que o define é menos é mais, que se traduz também na ausência de grandes elementos decorativos. Além disso, tem como base a estética simples e a funcionalidade, sendo que esta segunda é bem mais importante que a primeira. Num hall minimalista, o ruído é pouco, as cores são neutras e claras (que jogam com a luz presente) e os materiais utilizados podem ir do inox à madeira, passando pelo vidro, cromado, espelho, pele ou as pedras mármore e granito. Procure conjugar os materiais da pouca mobília com os desta divisão, por forma a evitar que o caos da rua entre na sua casa. Para um hall sem janelas, utilize iluminação artificial embutida, que não reclame as atenções. Além disso, se for possível, opte por interruptores que regulem a intensidade da luz. Para manter o ambiente minimalista, abdique dos candeeiros e tenha em mente que todos os objectos deverão ter o seu espaço, estando tudo devidamente arrumado.

Mediterrânico

Ambientes exóticos: Corredores e halls de entrada  por Alpendre Decoração
Alpendre Decoração

Ambientes exóticos

Alpendre Decoração

Este segundo estilo é uma opção perfeita para quem gosta de ambientes relaxados. Aqui, as cores quentes são predominantes, assim como os elementos naturais (madeira ou pedra de cal). Os acabamentos das paredes não deverão ser perfeitos, assumindo os desníveis naturais, sem tratamento. Em termos de decoração, opte por mobiliário de madeira, vime ou ferro forjado; relativamente a elementos decorativos, escolha objectos feitos de modo artesanal, com ares das paisagens presentes no Mediterrâneo (norte de África e sul de Portugal, Espanha, Itália e Grécia. A usar tecidos, deverão ser leves e de materiais como o algodão ou o linho, com cores garridas e com a presença inevitável do branco ou cru.Este é um estilo que se caracteriza pela presença de luz, por isso (no caso de não ser possível a luz natural), utilize lâmpadas com tons quentes, amarelados.

Moderno

O estilo moderno é o estilo mais indicado para quem quer impressionar as suas visitas! Contrariamente ao que se pode pensar, este estilo não precisa de ter apenas objectos e móveis com design futurista. Algumas das suas principais características, como no estilo minimalista, são a simplicidade e funcionalidade dos elementos, oferecendo uma atmosfera clean aos ambientes. No entanto, destaca-se por permitir a utilização da cor preta, que marca ainda mais o ambiente. Embora reclame linhas direitas, a utilização de alguma decoração mais extravagante é permitida – no entanto, se o espaço é pequeno, não abuse! Procure ter um elemento que atraia a atenção de toda a gente, sendo que o resto da divisão fique na sombra dessa obra de arte. 

Asiático

Casa de Palmar | 2009: Corredores e halls de entrada  por Susana Camelo
Susana Camelo

Casa de Palmar | 2009

Susana Camelo

A harmonia perfeita para dar as boas-vindas aos seus convidados pode estar presente num estilo mais asiático. Seja pelas cores, seja pelas linhas características vindas da arquitectura e decoração do oriente, seja pelos ornamentos característicos das suas religiões, este é um estilo adorável e que rápida e facilmente trazem para o seu hall o conforto necessário para que todos se sintam bem-vindos! Em termos de cores, vê-se muito a combinação de preto e branco; outra combinação que resulta na perfeição é o vermelho com verde, muito ao estilo chinês. Não se esqueça também de usar dourados e prateados em alguns apontamentos do hall, mas apenas para destacar e acentuar traços arquitectónicos ou zonas/acessórios específicos. Utilize texturas com materiais como o bambu, que poderá usar para o piso, móveis, molduras, persianas e sistemas de arrumação, ou tapetes de materiais naturais, como o sisal. Outra dica: móveis com muitas gavetas pequenas dão um excelente toque oriental ao espaço, além do que resulta em imensa arrumação de coisas como chaves ou papéis.

Qual o estilo que mais lhe agradou? Porquê?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!