Espelhos para casa de banho: vá formoso e seguro!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa de banho sem espelho é como um Romeu sem Julieta: impossível. Afinal de contas, a vaidade é o sétimo pecado capital e todos partilhamos um bocadinho da “culpa” de a ela cedermos. Queremos ir parar ao paraíso, mas, antes disso, vamos andar vários anos pela Terra a querer que a nossa cara se assemelhe a um. Em boa verdade, o que queremos realmente dizer, é que ninguém pode culpar a bruxa da Branca de Neve que, pronto, admitimos, representa o extremo da questão.

Assim, não podemos dispensar os espelhos. Pela casa, pelo carro, no estojo de maquilhagem e, claro está, na casa de banho, onde não só assumem uma componente prática, como um essencial papel estético por enriquecerem a decoração.

Encontramo-los nos mais diversos formatos. Antes de os colocarmos, é importante que tenhamos em conta o estilo decorativo da nossa casa de banho, o tamanho do espelho a escolher para que ela saia valorizada, se preferimos com moldura ou sem moldura, qual é o nosso orçamento e onde devemos colocar os pontos de luz que, a par com o espelho, são capazes de mudar inteiramente a percepção de espaço.

Uma parede espelhada

Casa de banho  por Rupert Bevan Ltd
Rupert Bevan Ltd

Antiqued Mirror Bathroom Panelling

Rupert Bevan Ltd

Nesta casa de banho cuja decoração se situa algures entre o estilo clássico, romântico e moderno, uma das paredes está totalmente revestida com painéis espelhados em grande escala e com manchas escuras a fazer lembrar, propositadamente, um espelho antigo. A Rupert Evan – marca que os concebeu – aplicou este efeito a um nível médio, deixando, porém, o centro dos espelhos sem manchas para que pudessem ser usados normalmente. As bordas dos painéis têm um acabamento em bronze patinado. Repare como é possível misturar estilos de forma subtil. O lavatório desenha-se em linhas simples e minimalistas, mas é, maravilhosamente complementado pela banheira e o sumptuoso candeeiro de lustre. Inspire-se nesta imagem se procura um estilo idêntico.

Simples assim

Chalé das Três Esquinas: Casas de banho ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

O “Chalé das Três Esquinas” é um edifício bracarense recuperado pelo arquitecto Tiago do Vale. O projecto sobressai pelo exímio bom gosto e potencialização de espaços exíguos típicos de uma casa estreita. Como podem verificar, a casa de banho que mostramos na imagem é pequena. No entanto, a entrada de luz por via de uma clarabóia, o mármore escolhido para a revestir e o grande espelho que vai de uma ponta à outra ampliam-na. Note que o espelho não tem qualquer moldura. Pelo contrário, é fino e aparece ao mesmo nível do revestimento na parede, criando uma superfície simples e lisa que reflecte a brancura marmórea e a luz que entra na divisão.

Em comprimento

Casas de banho escandinavas por Gullaksen Architects
Gullaksen Architects

Basement Bathroom

Gullaksen Architects

A casa de banho da imagem tem um espaço limitado. Desenvolve-se em comprimento e não em largura. Se a sua casa de banho é semelhante, considere a colocação de armários espelhados que se prolonguem de uma extremidade à outra. Desta forma, não só criará uma noção de maior amplitude – visto que os espelhos reflectem o espaço e a luz – como encontrará uma solução para arrumar todos os seus produtos.

Para mim e para ti

Casas de banho modernas por Studio Hooton
Studio Hooton

Luxury Bathroom

Studio Hooton

Se divide a casa de banho com a sua cara de metade, então não tem outra hipótese. Senhoras e senhores, arranjem um espelho para cada um. Não se enervem, não se acotovelem, não se apressem. Se cada um tiver o seu espaço e momento de vaidade garantido, a paz no lar prevalecerá. Uma casa de banho com dois espelhos e dois lavatórios fica sempre bonita e compõe um quadro equilibrado. No caso, a divisão evidencia-se pelo contraste entre o preto e o branco. Uma combinação clássica que nunca compromete.

Luz!

Não há nada pior do que uma casa de banho mal iluminada. Quantas de vós já chegaram ao carro, se olharam ao espelho, em plena luz do dia, e perceberam que a vossa maquilhagem se assemelha à da mascote do canal Panda? Pois é. Já todas passámos por isso. Deixem lá. Acontece. 

Por esse motivo, aconselhamo-lo a ter uma casa de banho com bons pontos de luz. Uma das formas mais práticas de os instalar é ao redor do seu espelho. Não só não ocupam espaço, como fazem a luz incidir sobre o que mais importa. O espelho da imagem integra uma casa de banho minimalista e diferencia-se pelos LEDS aplicados em seu redor. Uma proposta da marca alemã Schreiber Design.

Para uma casa de banho rústica

Casas de banho modernas por MARIANGEL COGHLAN

Os espelhos ajudam-nos a ficar todos belos e formosos. Mas, isso não significa que não possam, também eles, ser bonitos. Prova disso é este espelho que se insere nesta casa de banho de estilo rústico, no México. Para um lavatório em pedra como este, um espelho a condizer. A larga moldura em madeira com desenhos étnicos completa o conjunto e funciona, a par com o lavatório, como peça “statement” nesta divisão. Juntos criam um ponto de vista decorativo.

Embutido

A Inside Création deixa-nos esta proposta em que o espelho aparece embutido na parede, dando espaço à criação de uma prateleira em betão que serve de suporte a todos os seus apetrechos e ainda lhe dá a possibilidade de incrustar luzes para que a sua divisão fique bem iluminada. Para além disso, empresta à área maior profundidade e um jogo de volumes interessante. É uma solução simples e minimalista que pode equacionar aquando da construção ou remodelação da sua casa.

Redondo

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Casas de banho modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Quebre a monotonia e brinque com as formas geométricas. Veja o exemplo desta casa de banho, em Lisboa, em que um espelho redondo e moderno encabeça um aparador antigo que suporta um lavatório, também de laivos contemporâneos. É uma boa solução para quem pretende personalizar o espaço ao invés de ornamentar com um espelho simples. Pode, até, pendurar, de forma assimétrica, um maior e outro mais pequeno para tornar a sua divisão mais divertida e jovial.

Por cima da banheira

Os espelhos não têm, necessariamente, que ser colocados na zona dos lavatórios. Tome-se como exemplo a casa de banho do BE Loft, projectada pela designer de interiores Ana Rita Soares, onde um longo espelho aparece suspenso na parede ao lado da banheira. Aqui, surge mais enquanto elemento decorativo que propicia riqueza estética a esta casa de banho do que propriamente enquanto objecto funcional. Como é natural, poder-lhe-íamos sempre dar uso. Inspire-se nesta imagem e faça da sua casa de banho um recorte de céu a lembrar um spa.

Extensível

Casa de banho  por simplehuman
simplehuman

20cm wall mount sensor mirror

simplehuman

Para uma casa de banho pequena, um espelho extensível pode ser a melhor solução. Podemos recolhê-lo ou puxá-lo a nosso bel-prazer, não ocupando, assim, muito espaço. Este tipo de espelhos têm, usualmente, duas faces: uma normal e outra em que podemos ver o nosso rosto amplificado. Nem sempre gostamos do que vemos, é certo, mas assim tem a certeza de que a sua maquilhagem está no ponto e aquela imperfeição na sua pele vai ser resolvida.

Acabamos, então, o nosso artigo com uma proposta da marca britânica Simplehuman que desenvolveu o “Sensor Mirror”, uma espécie de topo de gama nesta coisa dos espelhos extensíveis. Senão, repare: o espelho inclui uma luz que se liga quando aproximamos a nossa cara. Essa luz assemelha-se à luz natural do sol para que assim seja possível vermos ao pormenor todas as variações de cor. Esta luz, que está embutida no espelho, dura cinco semanas e carrega-se com um cabo USB, sendo que não vai perdendo a força com o tempo. A cereja no topo do bolo é que tanto pode colocar o espelho na parede, como pousá-lo sobre o seu balcão. Como é natural, não tem, necessariamente, que ser um espelho para uma casa de banho pequena. Pode usá-lo enquanto complemento para um espelho maior e para ver em pormenor a sua carinha laroca!

Qual destes espelhos escolheria para a sua casa de banho? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!