Um retiro para o fim-de-semana com interiores de sonho

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Casa em Sonoma, California, Antonio Martins Interior Design Inc Antonio Martins Interior Design Inc Jardins ecléticos
Loading admin actions …

Todos sabemos que um bom arquitecto de interiores é capaz de transformar um espaço desagradável num cantinho acolhedor. Enquanto a maioria das obras de arquitectura é projectada com um sentido de eternidade, o trabalho desenvolvido nos seus interiores possibilita a sua adaptação à mudança dos tempos e seus consecutivos habitantes. 

Hoje apresentamos-lhe uma adaptação ao século XXI e aos seus novos moradores de uma habitação inicialmente desenhada no final dos anos trinta. Preconizando um compromisso entre o seu caráter mais histórico e as novas vivências, foi desenvolvido um projeto que combina o melhor dos dois mundos.

O atelier responsável pela intervenção é liderado pelo arquitecto António Martins e já aqui foi mencionado devido à qualidade das suas intervenções. Embora sediado em São Francisco, nos Estados Unidos, o arquitecto deve grande parte da sua formação a uma série de experiências profissionais, ao longo de todo o mundo, permitindo-lhe uma adaptação a qualquer tipo de contexto. 

Contexto

Situada na cidade de Sonoma, a cerca de quarenta e cinco minutos de São Francisco, na Califórnia, esta habitação foi desenhada em 1937, implantando-se num local envolvido por uma paisagem verde e afastado da confusão urbana. Apesar do espaço ter sido alvo de obras de remodelação e recuperação, durante a década de setenta, a maioria dos seus espaços encontravam-se inadequado às vivências da atualidade.

Programa

A intervenção foi despoletada pelos novos proprietários, que adquiriram o imóvel com o fim de criar um espaço de retiro para os fins de semana, longe da confusão da cidade. Embora motivados pela vontade de adaptar o espaço ao século XXI, rapidamente também perceberam que seria imaturo comprometer totalmente a identidade original da casa, que no fundo lhes tinha despertado a atenção.

Interiores

Dadas as premissas sugeridas pelos clientes, o arquitecto optou por desenvolver um trabalho capaz de combinar as modernizações necessárias com elementos históricos, criando um conjunto eclético. Para este efeito as paredes foram revestidas num branco contemporâneo que se equilibra com os pavimentos em carvalho pintados de negro. Para quebrar a monotonia da paleta escolhida, foram integradas uma série de mobílias e elementos decorativos vintage – um trabalho que exigiu visitas regulares aos mais variados tipos de mercados.

Sala

Debruçando-se sobre o jardim e a piscina, a sala de estar é a divisão onde o ambiente eclético mais se faz sentir. Cada peça de mobiliário e decoração foi cuidadosamente escolhida, conferindo um novo traço de personalidade ao espaço. Dos vários elementos que pontuam a sala, destaca-se a lareira revestida em aço com tratamento de pátina, que além de ter evitado uma demolição demorada e dispendiosa, acabou por potenciar este lado rústico do projeto.

Cozinha

A cozinha mantém o seu charme dos espaços tradicionais dos anos cinquenta, garantido pelas bancadas em madeira, prateleiras recicladas e outros elementos retirados de uma fábrica de têxteis local. Esta área é acompanhada de um espaço de apoio a esta divisão, que incorpora uma mesa minimalista rodeada de cadeiras desenhadas pelo famoso arquitecto Mies Van Der Rohe. Tudo isto é acompanhado de grandes janelas que rasgam os espaços, inundando-os com uma presença de luz natural absolutamente excepcional.

Quartos

Os quartos foram todos decorados de forma a criar ambientes únicos e distintos. No quarto principal o verdadeiro protagonista é, sem dúvida, a luz. A simplicidade do espaço deu origem a uma atmosfera calma, conformando as características ideais para relaxar.

Casa de banho

A casa de banho revela um trabalho igualmente cuidado, demonstrando a mesma vontade de equilibrar tradição e modernidade num único espaço. A presença do branco é quebrada pelo lavatório apoiado numa estrutura de metal recuperada e um plano superior em mármore.

Retiro

A qualidade do trabalho desenvolvido resulta, em grande parte, da capacidade da equipa de interiores de compreender a visão proposta pelos clientes. Despoletada pela vontade de criar um espaço de retiro para fins de semana longe da cidade, a casa conforma características de conforto únicas com ambientes de sonho.

O que achou desta intervenção? Também se assemelha à casa dos seus sonhos?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista