6 passos para construir um grelhador de tijolo sensacional

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando o tempo aquece, as refeições ao ar livre são uma das coisas que mais gostamos de fazer. Os churrascos e as reuniões familiares aos fins-de-semana são eventos maravilhosos dos quais adoramos desfrutar. Há alguma coisa melhor do que organizar isso em torno de um grelhador no nosso próprio terraço ou jardim? Não nos parece.

Não tem grelhador? Não se preocupe. Neste livro de ideias vamos-lhe explicar como pode construí-lo completamente em tijolo, seja muito elaborado, elegante ou simples. Neste artigo, vamos-lhe deixar os pilares básicos e o que quiser acrescentar-lhe fica para a sua criatividade e as suas necessidades. Vamos começar.

Desenhar o seu churrasco

Jardim  por FABRILOR IBERICA
FABRILOR IBERICA

FABRILOR BARBACOA CON HORNO DE BARRO Y FREGADERO

FABRILOR IBERICA

Antes de iniciar a construção do seu grelhador, é recomendável ter um esboço em desenho daquilo que quer. Esse desenho ajudará a saber quanto material vai necessitar e a organizar o seu espaço, sem deixar nada para o improviso. Este desenho é importante. Não duvide. Trata-se de passar para três dimensões tudo aquilo que tem no papel. Pode ver ideias de grelhadores nos livros de ideias da homify, onde existem para todos os gostos e necessidades, ideais para o seu terraço e/ou jardim.

Preparar a base

Jardim  por Barbecue
Barbecue

Барбекю Элит

Barbecue

Em geral, a construção de um grelhador é económica. São materiais de construção que se encontram em qualquer loja ou armazém especializado. A primeira coisa que deve fazer, depois de ter decidido o desenho e o local de instalação, é preparar a base. Deve ser uma base de cimento resistente, visto que vai suportar muito peso.

Como preparar a base do grelhador? Depois de ter o lugar escolhido, o piso bem limpo, picado e escavado uns centímetros, é o momento de verter uma resistente massa de cimento, sobre a qual começará a construir a base. Se for possível, use cimento auto-nivelante.

Depois, já pode começar a colocar a primeira fila de tijolos sobre a massa, seguindo sempre o desenho escolhido. É importante que entre os tijolos esteja mais ou menos um centímetro de espaço.

Começar a unir os materiais

Jardim  por Barbecue
Barbecue

Барбекю Добрая

Barbecue

Quando a base estiver formada, há que começar a bater os tijolos de forma a obter uma base resistente e forte. Como unir os tijolos? Isso será feito com uma mistura especial, também chamada de argamassa ou simplesmente cimento. Como se faz? Num recipiente, verte-se uma porção de cimento em pó, cinco ou seis de areia e água. Mexemos tudo até formar uma massa maleável. Quando isto estiver alcançado, chega o momento de usar a massa para unir os tijolos que estão dispostos sobre a base e ir fazendo a obra crescer em altura.

Dica: se nunca preparou uma mistura de construção - argamassa – e tão pouco construiu uma parede de tijolos, vamos dizer-lhe como o deve fazer. Coloque a massa num tijolo e encaixa-o na obra com muito cuidado e tendo a certeza que tudo está alinhado. Vá acomodando cada tijolo, passo a passo, no seu sítio com precisão, mas sem receios. Tijolo a tijolo a construção vai crescer.

Construir o espaço do churrasco

Jardim  por FABRILOR IBERICA
FABRILOR IBERICA

FABRILOR BARBACOA CON BOCA DE 90CM

FABRILOR IBERICA

Se é a primeira vez que constrói algo na sua vida, escolha um projecto mais simples. Não complique a sua tarefa querendo construir um grelhador com abóbada ou escalonado em forma de pirâmide. É possível fazê-lo, mas o melhor é começar pelo básico. Não acha?

Chegamos ao ponto de construir o espaço onde vamos cozinhar. Tal como dissemos anteriormente, também aqui o melhor é começar de forma mais simples. Na parte traseira coloque os tijolos refractários e em seguida faça-o também nas laterais, tendo o cuidado de os deixar ligeiramente escalonados de forma a poder colocar aí as grelhas.

Segurar as grelhas

Uma vez pronta a base a a área de cozinhar, pode segurar as grades sobre os tijolos escalonados das bases laterais. Como? Segure-as com a mistura de cimento que fez no início do processo. No entanto, também existe outra opção para o fazer: depois de seca a massa, pode colocar nas laterais dois pares de suportes a distintas alturas. Desta forma, pode colocar sobre eles as grades. Esta será uma solução móvel que lhe permite jogar com as distintas alturas e por isso usufruir de diferentes níveis de cozedura na hora de assar as carnes, o peixe ou os legumes.

Detales importantes

Nesta fase já o grelhador está pronto. Ainda assim vamos dizer-lhe um truque para que o seu grelhador pareça feito por profissionais da construção: antes do cimento ficar totalmente duro, faça uma revisão geral a todas as uniões dos tijolos, tanto na horizontal como na vertical. É muito simples, basta passar o dedo vestindo luvas de trabalho. Ao fazer isto estará a eliminar o excesso de cimento e a suavizar a textura. Também pode escová-lo com uma escova dura, removendo assim todos os inevitáveis resíduos e manchas de cimento que se espalham por todo o lado. Aqui acabam os passos indispensáveis para construir um grelhador com as suas próprias mãos que seja a estrela do seu jardim.

Na imagem podemos ver um grelhador de jardim, construido pelos profissionais do estúdio Marcos Contrera Arquitectura & Interiores.

O que achou deste livro de ideias? Acha que é capaz de construir um grelhador no seu jardim ou ficou com alguma dúvida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!