Uma casa que viaja no tempo

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
B + H 45 , HPONCE ARQUITECTOS HPONCE ARQUITECTOS Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

Homify viaja hoje para a cidade de Mérida, capital do estado de Iucatã, no México, para apresentar a reforma sensacional de um edifício histórico, com características peculiares, como as dimensões do terreno de 5 metros de largura por 40 metros de profundidade. Além disto, a casa, denominada B+H 45, localiza-se no centro histórico de Mérida, sendo portanto limitada por normas rígidas de construção.

Respeitando a legislação e o caráter histórico do edifício, o escritório HPonce Arquitetos, responsável pela reforma, buscou preservar a identidade e ao mesmo tempo tornar claro o contraste entre o passado e o presente, utilizando novos elementos de caráter contemporâneo em harmonia com os elementos tradicionais da construção existente. O resultado é uma casa aconchegante e cheia de personalidade, que nos convida a viajar no tempo, do passado aos dias de hoje.

Curioso para conferir todos os ângulos desta reforma espetacular de um edifício histórico? Então acompanhe-nos neste tour pela residência e desvende todos os seus encantos e detalhes. As imagens que vão te surpreender são de autoria do fotógrafo Alberto Cáceres.

Fachada principal imponente

A fachada da residência é bastante peculiar devido às dimensões do terreno, 5x40 metros. A construção de dois pavimentos diferencia-se dos vizinhos, construções térreas, por causa da sua altura imponente. O projeto de reforma buscou evidenciar o caráter contemporâneo da intervenção, impondo ao edifício uma nova imagem, marcada pelo acabamento em cimento aparente, pela nova porta de madeira e pela nova janela vertical. De fato, a nova fachada dissimula mais do que revela sobre a espacialidade e o interior da edificação.

Living room

Devido à forma do alongada do terreno, 5x40 metros, o interior da residência organiza-se na direção do seu comprimento. O piso térreo é composto pela adega, pela casa de banho de hóspedes, pelo jardim interno e pelo salão principal, que acomoda a sala de estar, a sala de jantar e cozinha.

O jardim interno funciona como o pulmão da casa, proporcionando iluminação e ventilação natural, além do contato com a natureza. Um dos destaques do projeto é a o mosaico de azulejos coloridos que reveste a parede do jardim interno de pé-direito duplo. O mosaico foi criado pelos próprios arquitetos do estúdio HPonce.

Sala de estar

Os novos materiais escolhidos para dar um caráter contemporâneo ao edifício foram o cimento aparente e madeira de nogueira com acabamento polido branco. A paleta de cores é composta de tons neutros, com o objetivo de dar destaque ao mosaico de azulejos, ao mobiliário e à vista para os jardins, interno e externo. Na sala de estar, o mobiliário de estilos variados destaca o contraste entre o passado e presente. Móveis de madeira de estilo rústico e móveis de design contemporâneo convivem em harmonia.

Sala de jantar

A sala de jantar é marcada pelo mobiliário de design contemporâneo e refinado, com destaque para a mesa de jantar com tampo de vidro e estrutura de madeira e para as cadeiras de forma sinuosa e cor branca, que contrastam com os azulejos coloridos do jardim interno e realçam a elegância e a sofisticação do ambiente. E, os pendentes complementam a decoração.

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Cozinha

A cozinha é o ambiente mais funcional de toda a casa ou deveria ser. Aqui o espaço é organizado de forma linear. Além dos armários planejados de madeira com acabamento em laca branca, a cozinha conta com uma bancada em forma de ilha, revestida de granito. A bancada serve para o preparo das refeições e também como área de apoio para refeições rápidas e informais. A cozinha tira proveito da vista privilegiada para o espaço externo e da luz natural abundante.

Ponte suspensa

O jardim interno e o mosaico de azulejos coloridos estendem-se até o pavimento superior. O jardim de pé-direito duplo serve como pátio para capturar a luz natural e promover a ventilação natural. No pavimento superior, uma rampa suspensa conecta os dois extremos da residência, onde estão situados as duas suítes.

Suíte

Uma das suítes está voltada para a parte posterior do terreno, desfrutando de vista privilegiada para o jardim externo. A suíte está ainda integrada a uma ampla sacada, com acesso direto para o jardim e para a piscina, através de uma escada metálica circular. O dormitório é marcado pelas superfícies neutras e pela atmosfera aconchegante. A cabeceira da cama estofada em branco dá um toque de elegância e personalidade ao ambiente.

Suíte do casal

A suíte máster está voltada para a frente do terreno e é o jardim interno que garante luz e ventilação naturais ao ambiente. A suíte máster oferece, além do espaço do dormitório, uma sala de estar privativa, cujo mobiliário refinado e de cores brancas, realçam o conforto e a elegância do ambiente. Itens e acessórios descolados, como a cabeceira da cama em ferro forjado e o espelho redondo, em estilo vintage, dão um toque de requinte e personalidade ao ambiente.

Para obter dicas e ideias para a decoração de quartos criativos e descolados, leia este artigo.

Banho da suíte

O banho da suíte do casal é marcada pelas superfícies neutras, que realçam a presença da natureza, já que o ambiente é integrado ao jardim interno. O lavatório é composto de uma pia feita de mármore e armários de madeira. O espelho amplo agrega funcionalidade e sofisticação ao ambiente.  

Área de lazer

A maior atração da residência é a área de lazer, situada na parte posterior do terreno. O salão principal e a suíte no pavimento superior abrem-se totalmente para o espaço externo.

A área de lazer conta com uma árvore imponente, que já existia no terreno e foi mantida intacta, com um deck de madeira espetacular, com uma ampla piscina e com o jardim exuberante.

Jardim

O jardim evidencia a forma em L do terreno. Aqui, o mosaico de azulejos coloridos reaparece integrando-se à vegetação exuberante do jardim. As pedras de diferentes texturas e a vegetação exuberante realçam o charme e o estilo tropical do jardim.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista