3 casas pequenas que mudam de forma surpreendente

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

3 casas pequenas que mudam de forma surpreendente

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Salas de estar  por HPONCE ARQUITECTOS
Loading admin actions …

Hoje, vamos apresentar três projectos de remodelação que o vão encantar e inspirar. Trata-se da remodelação de fachada e de interiores de três casas pequenas a cargo de talentosos profissionais de arquitectura.

Antes de conhecer os projectos, queremos aconselhá-lo a procurar a ajuda de um arquitecto de qualidade caso pretenda renovar a fachada da sua casa. Vamos então conhecer as surpreendentes remodelações.

1 – Uma vivenda de piso térreo semi-abandonada

Casas  por NonWarp

Na bela cidade de Puebla encontramos esta vivenda. Um espaço de poucos metros quadrados que já não se encontrava em boas condições. À primeira vista, percebemos a deterioração dos materiais de construção: paredes em ruína, danificadas pela salitre, tectos destruídos, pisos partidos e sem cor e ausência total de portas. Este era o estado da residência antes do estúdio Nonwarp tomar conta do projecto de remodelação.

Depois: uma casa de dois pisos em estilo loft

Casas  por NonWarp

Graças à intervenção dos profissionais de arquitectura, esta vivenda não só foi renovada na sua fachada como também se ampliaram os seus espaços, convertendo-a num loft bastante acolhedor, luminoso e funcional. O volume superior é, agora, um amplo espaço luminoso e o pátio frontal foi-se restaurando pouco a pouco, até estar adaptado ao novo estilo do segundo piso. A luz e a cor dão uma nova vida ao espaço, os materiais aparecem renovados e a vivenda renasceu.

Interiores luminosos e com vista para a cidade

Salas de estar  por NonWarp

Numa passagem pelos interiores, vemos que esta é uma vivenda pequena e que a partir do interior podemos apreciar a vista para a cidade, graças as janelas modernas e amplas.

Não só se modificou a imagem do edifício, como também se tornou o espaço mais habitável, moderno e luminoso.

2- Antes: uma casa antiga que precisava de ser remodelada

Agora vamos até ao centro histórico da cidade de Mérida para visitar uma casa bem antiga. Como sabemos, nos lugares históricos existem regras de construção e de estética muito rigorosas, de forma a garantir a uniformidade das construções no estilo tradicional. Foi com base nestas regras que os arquitectos tiveram de partir para o trabalho de remodelação.

Esta era uma casa com características muito particulares: 5 metros de largura por 40 metros de profundidade construídos em forma de ’L’. Estes são detalhes comuns nas construções antigas e que significaram, certamente, um grande desafio para os arquitectos responsáveis por remodelar a fachada e reorganizar os interiores.

Nesta imagem vemos que a vivenda sobressaía entre as casas vizinhas apenas pela sua altura e nada mais. A porta da entrada é velha, os planos brancos sujos e danificados e as janelas do piso superior não oferecem, tendo em conta o seu aspecto e tamanho, nem beleza nem iluminação natural. Venha ver a remodelação.

Depois: uma fachada em altura

Esta é a nova fachada da residência. Que diferença! Os arquitectos do estúdio H. Ponce Arquitectos decidiram explorar o singular contraste entre a altura e a estreita largura, reforçando a forma do edifício: eliminaram-se as janelas superiores, a porta antiga foi trocada por uma mais bonita e moderna e acrescentou-se uma janela lateral da mesma altura. Também a textura da fachada foi alterada. Agora é de cimento polido em cores neutras, o que oferece à fachada um aspecto contemporâneo que nunca perde o seu toque antigo.

Interiores alargados e luminosos

Aqui vemos um pouco dos interiores da casa e é perceptível a profundidade do espaço. Um detalhe curioso é que, apesar de ser rectangular e estreito, é extremamente luminoso. Todo o espaço recebe uma imensidão de luz natural proveniente da abertura da fachada principal mas, principalmente, de uma fachada posterior totalmente aberta para o jardim. Um espaço fascinante.

3- Antes: uma casa muito convencional

Uma casa de fraccionamento convencional, de cores neutras e muito parecida com as demais. Os metais, as telhas e a madeira do acesso pedonal são detalhes bonitos, mas falta qualquer coisa que cative verdadeiramente. Sem dúvida, a esta vivenda falta personalidade própria e foi precisamente para resolver esse problema que os arquitectos do estúdio Cenit abraçaram o desafio. Vamos ver o que aconteceu a esta casa, depois da intervenção.

Depois: moderna e diferente

Agora sim. Esta casa distingue-se de todas as outras que estão à sua volta. O novo desenho horizontal e geométrico na portas combina perfeitamente com as formas geométricas da parede do acesso pedonal e da garagem. Agora, os materiais que se destacam são o metal e a pedra, mas também o vidro das guardas da varanda do segundo piso marca com carácter a sua presença.

Não há dúvidas de que o engenho dos arquitectos, combinado com as necessidades e gosto dos proprietários, produz uma incrível remodelação cujo resultado final é uma vivenda de aspecto brilhante e moderno.

Interiores com gosto e estilo

Agora passamos para a garagem de casa que, tal como vimos na imagem anterior, se encontra num espaço interior. Aqui sobressaem os revestimentos de azulejo, tanto nas paredes como no piso, o que dá uma aparência totalmente moderna ao ambiente. Uma floreira rectangular que se estende de uma ponta à outra do espaço, adorna a entrada e dá as boas vindas a quem chega. Um ambiente simples, moderno e agradável.

Qual a remodelação que mais lhe agradou? Pensa utilizar inspiração retirada daqui na sua casa? Deixe-nos os seus comentários. 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!