7 razões para incorporar uma ilha na cozinha

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As ilhas de cozinha deixaram de ser uma tendência para se transformar numa peça de mobiliário imprescindível em qualquer cozinha. Na actualidade, são um elemento central, não só pela sua funcionalidade mas também por factores estéticos. E acredite que, as vantagens que vêm com as ilhas, são definitivamente muitas. Não importa o tamanho da sua cozinha, pois existem ilhas para todas as necessidades, gostos e estilos.

No artigo de hoje, vamos mostrar algumas ideias, ao mesmo tempo que partilharemos as grandes vantagens e razões para que tenha uma ilha na sua cozinha. Venha saber mais.

Proporcionam espaço extra para armazenamento

Quando as áreas são pequenas e existe a necessidade de possuir maior espaço de armazenamento na cozinha, uma ilha pode ser uma excelente ideia. Uma ilha com estantes ou armários ajudará a abdicar de móveis altos e muitas vezes feios e incómodos.

Nesta cozinha, por exemplo, a ilha foi colocada no centro e mistura-se na perfeição com os restantes móveis da cozinha. Além disso, a sua forma quadrangular e as suas pequenas dimensões, permitem que a circulação no espaço da cozinha se faça sem qualquer problema.

Ajudam a separar ambientes

Sem dúvida, esta é uma das principais razões para incluir uma ilha na cozinha. Naqueles espaços onde a cozinha e o espaço de refeições estão integrados num único ambiente, a ilha é, definitivamente, a melhor alternativa para marcar limites e diferenciar zonas. Neste projecto do A4 Estudio, optou-se por desenhar num só ambiente a cozinha, a sala e a zona de refeições, integrando-as no mesmo estilo e espaço. A combinação de madeira, mobiliário escuro e linhas rectas modernas dominam o ambiente. A ilha oferece um toque especial, criando um encerramento visual na área da cozinha. Não acha maravilhoso?

Ampliam a área de trabalho

Cozinhas modernas por Davonport
Davonport

Grosvenor | Walnut And Marble Elegance

Davonport

Esta é outra razão pela qual uma ilha é sempre uma opção atractiva. Este elemento, na cozinha, oferece a possibilidade de ampliar a área de trabalho, criando espaços mais cómodos para a preparação das suas refeições. Além disso, existe outro pormenor muito interessante que é o facto de nos permitir separar as áreas de trabalho e criar zonas próprias para colocar o forno, cozinhar e lavar.

São multifuncionais

A ilha é um elemento multifuncional e que, em muitos casos, é possível utilizar como balcão de refeição ou bar. Por exemplo, se colocarmos uns bancos, passaremos a ter um prático espaço para partilhar refeições com os nossos familiares e/ou amigos. Esta é uma excelente forma de maximizar os espaços de sua casa, tornando-a mais cómoda e funcional.

Criam espaços mais dinâmicos

Uma ilha de cozinha serve para organizar o espaço, dar fluidez à circulação e maior dinamismo ao ambiente, por isso, não é novidade dizer que a ilha nos permite mover ao seu redor facilitando a possibilidade de que várias pessoas se reúnam no mesmo espaço sem que isto gere caos. Veja por exemplo, nesta fotografia, uma cozinha com uma ilha espectacular que, não só divide dois ambientes, como também os integra. Um lugar ideal para a convivência e a boa disposição.

Criam cozinhas mais completas e estéticas

Cozinhas modernas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Painted Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Em cozinhas abertas, a ilha é um elemento básico e indispensável. No geral, o estilo e as cores na zona da cozinha são diferentes às da zona de refeições e a ilha, a nível estético, faz de ponte entre ambos os ambientes. Isto é o que sucede neste exemplo: uma cozinha de estilo rústico em cores claras e que se relaciona com o espaço de refeições graças à madeira natural que foi colocada no tampo da ilha.

Têm um aspecto sensacional

Por último, uma das razões, além de todas as já mencionadas, é porque ter uma ilha na cozinha fará com que a sua cozinha tenha um aspecto  moderno. Quando bem conjugados todos os elementos, como materiais, cores e dimensões, podemos utilizar a ilha como uma peça central de um espaço do qual vamos desfrutar com grande prazer.

O que achou das razões que aqui apresentamos? Lembra-se de mais alguma razão para ter uma ilha de cozinha? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!