Ano do Macaco: 7 dicas de decoração a não perder

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Departamento Coronado 1005, San Diego (California), Weber Arquitectos Weber Arquitectos Quartos modernos
Loading admin actions …

O ano novo chinês, também conhecido como a festa da Primavera ou o ano-novo lunar, é a festividade tradicional mais importante do calendário deste país. Além disso, a cultura chinesa espalhou-se por todo o mundo e é celebrada nos mais diversos países.

A diferença para o ano novo ocidental é que o ano novo chinês não tem uma data fixa, já que a sua celebração se baseia num calendário semi-lunar. Assim sendo, o ano novo chinês de 2016 será celebrado no dia 8 de Fevereiro, dando início ao ano do Macaco. Dizem que cada ano requer uma preparação e uma decoração específica pois, de acordo com o Feng Shui, as energias mudam e devem ser canalizadas de maneira concreta. Mas sabe como fazê-lo? Sabe porquê? Sabe se deve mudar muito ou pouco? 

Neste livro de ideias, compartilharemos consigo algumas dicas para canalizar todas as boas vibrações do ano do Macaco. Vamos começar.

Simbologia do macaco e como utilizar a sua energia para atrair prosperidade

O macaco é o nono signo do zodíaco chinês e é o primeiro animal do ciclo do metal. Em 2016 será o ano do Macaco de fogo, em que qualquer coisa pode suceder e tudo fluirá de forma intensa. O tema deste signo é: ’eu entretenho, eu sou o inesperado’. O macaco de fogo simboliza a mudança, o poder de gerar abundância, prosperidade económica e boa comunicação. No entanto, também pode simbolizar egoísmo e falta de escrúpulos.

Para canalizar todas as energias positivas com que este ano nos brinda, importa fazer uns pequenos ajustes na decoração da casa e conectar muito mais o nosso espaço com a natureza.

Criar uma entrada acolhedora com elementos únicos

É importante que a energia possa transitar por toda a casa sem interrupções, devendo-se começar por atrair a prosperidade desde a porta da entrada. Muitas das nossas casas têm um hall ou corredor e deve, por isso, aproveitar esse espaço para criar uma boa primeira impressão e transmitir todo o seu positivismo. Adicione acessórios junto à porta principal, como flores, plantas, fotografias, telas, velas aromáticas e candeeiros, para transmitir luz e absorver qualquer energia não desejada na sua casa. Crie um balanço perfeito na sua decoração e saiba jogar com as cores.

Incorpore elementos de madeira na cozinha e zona de refeições

Para atrair a riqueza utilize a madeira. Como? Adicionando imagens de florestas ou acessórios em tons terra – as imagens vibrantes de folhas ou plantas funcional igualmente. Utilize também elementos naturais de madeira na cozinha e na zona de refeições tais como: cadeiras, mesas, papel de parede e revestimentos naturais, como acontece neste projecto do estúdio Maria Christina Rinaldi Arquitectos.

É importante ressaltar que a decoração ecológica continua a ser tendência neste ano pelo que, os móveis de madeira são imprescindíveis em qualquer interior.

Dourados em detalhes decorativos

Como já tínhamos mencionado, o metal é o elemento poderoso deste ano. Por isso, deve ser usado de forma positiva para atrair boas vibrações e prosperidade. No entanto, existe um outro elemento: a cor dourada, que deve ser imprescindível na sua decoração. Uma das tendências mais interessantes é a utilização de acabamentos metálicos, nos quais possamos incluir o dourado como cor, sempre na moda e com muita simbologia nesta ancestral tradição. Utilize, por exemplo, um toque de dourado na base dos jarrões ou nos diferentes caixilhos de espelhos, porta retratos e quadros.

Use esta maravilhosa cor para atrair riqueza em 2016.

Utilização de metal no escritório

O metal, juntamente com o vento e a madeira, são os elementos mais importantes do ano do Macaco. Assim, é recomendável que o introduza na sua decoração através de mobiliário ou acessórios decorativos, principalmente no escritório, estúdio ou oficina. Pode jogar com a sua tonalidade acinzentada que esteve na moda durante os últimos meses pela sua versatilidade e elegância. Os tons cinzentos evocam o brilho de um rio, do lago ou mesmo do mar, assim como o poder de uma tempestade e a capacidade de renovação da chuva.

Incorporar o azul e branco nos quartos

De acordo com o Feng Shui, as cores afortunadas ou da sorte para este ano podem ser o branco, o dourado e as tonalidades de azul, sendo que as menos propicias a estes sentimentos positivos serão o vermelho e o negro. Durante este ano, é importante absorver o potencial das cores da natureza ao apresentá-las nas paredes, sendo por isso recomendável que adicione aos seus interiores tons brancos e azuis, inspirados na água e nas suas diferentes tonalidades. Ao conjugá-las na sua decoração atrairá a energia da água criando um equilíbrio perfeito com o poder do fogo.

As cores azuis e branco podem ajudar a estabilizar a energia na sua casa e dar uma sensação de coesão. Ainda assim, não se prive de acrescentar um toque de cor mais vibrante, de forma a dar energia à sua decoração.

Utilização de plantas em todos os espaços

As plantas na decoração atraem dinheiro e, se conseguir arranjar bambu, melhor ainda. O bambu é reconhecido pelo Feng Shui como a planta do dinheiro, sendo além disso uma planta purificadora do ambiente. Aproveite que a decoração de interiores com plantas está cada vez mais na moda para, através dela, dar um toque natural à sua casa, purificar o ambiente e atrair mais energias positivas. É, por isso, que este ano veremos em cozinhas, casas de banho e salas flores, bonsais e plantas penduradas como proposta de todos os principais decoradores. Tenha em conta que, se quer um bom Feng Shui e abundância durante o ano de 2016, deve assegurar-se de que a planta sobreviva proporcionando-lhe luz e regando-a de forma adequada. Uma planta exuberante e vibrante ajuda a promover a boa sorte.

O que acho das dicas que aqui deixamos? Acha que com estas dicas conseguirá trazer a sua casa as energias que deseja? Deixe as suas respostas.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista