6 ideias fáceis e práticas de arrumação no quarto!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Actualmente, os apartamentos e as casas que se constroem nas cidades são cada vez mais pequenos pelo que a questão da arrumação se coloca amiúde. As cozinhas e os quartos são as divisões mais afectadas uma vez que incluem uma grande quantidade de artigos de várias formas e tamanhos que precisam de estar organizados para o dia-a-dia ser mais funcional.

No livro de ideias de hoje, vamos deixar-lhe seis sugestões para oferecer ao seu quarto maior capacidade de arrumação e limpeza. Focar-nos-emos em ideias simples e práticas para que as possa implementar sem ajuda profissional. Curioso?

Debaixo da cama

O espaço por baixo da cama pode ser usado para arrumar as mais diversas coisas. Claro que tudo dependerá do modelo da mesma. Numa cama como a da imagem, pode optar por uma solução original e colocar malas de estilo vintage que não só servirão para arrumar tudo, como, pela originalidade, ainda elevarão do ponto de vista estético o aspecto do seu quarto. Dentro delas pode arrumar, por exemplo, lençóis ou toalhas de banho e até mesmo aqueles pares sapatos que usa com menos frequência.

Com nichos

Quartos minimalistas por VALENTIROV&PARTNERS
VALENTIROV&PARTNERS

apartment V-21

VALENTIROV&PARTNERS

Os nichos, para além de pormenores arquitectónicos interessantes e decorativos, são também muito práticos enquanto locais de arrumação. Há casas que já têm nichos na sua construção de origem. Se assim for, sorte a sua. Se não tiver, pode construí-los. Esta sugestão requer um pouco mais de trabalho. Concretize-a da seguinte forma:

1. Determine o tamanho do nicho;

2. Desenhe o contorno do nicho na parede;

3. Com um martelo, alcance a profundidade desejada tendo em conta a espessura do muro;

4. Coloque uma pasta de gesso para moldar o seu nicho;

5. Depois de secar, pinte.

Neste quarto do gabinete Valentirov & Partners, a parede que separa a cama do closet tem um nicho onde se aproveitou para colocar várias prateleiras.

Armários suspensos

Quarto  por Milla Holtz Arquitetura
Milla Holtz Arquitetura

Mostra Criare Salvador 2015

Milla Holtz Arquitetura

Os móveis suspensos são uma boa opção para se ganhar armazenamento extra sem se ocupar espaço em baixo. Para isso, não precisa de despender muito dinheiro, tampouco ter jeito para o bricolage. Afinal de contas, trata-se apenas de simples prateleiras suspensas que podem depois ser organizadas com recurso a caixas ou cestos. Sem gavetas. Sem portas. Sem mais dor de cabeça. No mercado, existem vários tipos de móveis suspensos com instruções de montagem incluídas. Encontra-os em vários tamanhos, cores e formatos. Só tem que avaliar o seu orçamento e escolher as que mais se adequam ao seu espaço. Nesta imagem vemos uma proposta do gabinete Milla Holtz. Os armários encontram-se dispostos em diferentes tamanhos e níveis, permitindo manter a roupa ordenada e os acessórios em compartimentos próprios.

Gavetas extra

As gavetas são essenciais num quarto e, por vezes, os nossos móveis não têm uma quantidade suficiente destes preciosos – e apreciados – elementos. O que podemos fazer? Os cestos podem ser a sua melhor alternativa. Procure um espaço vazio num móvel e distribua estes cestos que lhe oferecerão maior capacidade de arrumação e uma componente decorativa agradável e acolhedora. Para um quarto de criança, escolha caixas de plástico coloridas para dar vida ao espaço. Tome como exemplo esta fotografia da Triodesign.

Que os cabos não estorvem o seu caminho

Se há algo inestético num quarto é ver os cabos dos aparelhos no piso. Hoje em dia, com toda a tecnologia que usamos, é normal isso acontecer. Porém, para além de pouco bonito, os cabos podem provocar acidentes. No caso dos aparelhos fixos, coloque os cabos ao longo do rodapé parede, perfurando-o e prendendo-os com braçadeiras. Há várias outras opções em lojas de construção a preços acessíveis e com fácil instalação.

Cabides: práticos e bonitos

Corredor, hall e escadas  por Maze Interior

Os cabides ou ganchos livram-nos muitas vezes de apuros. São práticos, fáceis de instalar e existem em várias formas. À entrada do quarto, pode suspender alguns ganchos para pendurar o casaco ou a bolsa e até deixar a roupa pronta para o dia seguinte. Use-os da forma mais conveniente. A ideia deste projecto da Maze Interior é muito completa. Para além dos cabides, há ainda prateleiras colocadas a vários níveis para arrumar sapatos, livros, revistas, entre outras coisas.

Tem falta de espaço de arrumação no seu quarto? Então, esperamos que estas ideias o tenham ajudado. Escolha a sua preferida e mãos à obra! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!