Todos os segredos para combater a humidade das paredes | homify Diga Adeus à humidade das paredes!

Todos os segredos para combater a humidade das paredes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
homify
Loading admin actions …

A humidade e o bolor são palavras que nos atormentam. Alojam-se em diversos espaços e ambientes da nossa casa: armários, cozinha, casa de banho, quartos… Enfim, é um verdadeiro calvário e pior, multiplica-se! 

Tendo em conta que as marcas de humidade e de bolor não são bonitas, não cheiram bem (o tal bafio), são prejudiciais à saúde e danificam as paredes, bem como a própria estrutura da habitação, devemos a todo custo erradicá-la de vez das nossas casas e vidas! Está connosco nesta missão? Porque se estiver, temos aqui todos os segredos, questões, soluções e dicas para ajudá-lo a combater os problemas de humidade e bolor das paredes da sua casa. 

Sem mais demoras, descubra tudo já de seguida! E não se esqueça, se achar estas ideias úteis partilhe este livro de ideias da homify.

#adeushumidade #adeusbolor

Como se cria a humidade nas paredes?

Como já referimos, a humidade aloja-se muito mais facilmente nas nossas paredes do que pensamos (infelizmente). Por isso, há que ser vigilante e perceber a(s) causa(s), de forma a poder agir e atacar logo na raiz do problema. Pois se limpar apenas a humidade das paredes, o bolor irá voltar muito rapidamente. 

Quais são as causas de humidade?

- Janelas mal isoladas. (Veja neste artigo como evitar a humidade das janelas).

- Condensação das janelas. 

- A humidade também pode instalar-se devido a vapores que se acumulam em determinadas zonas da casa.

- Divisão mal arejada e com pouca ou nenhuma luz natural. O sol é importante para retirar a humidade do espaço. Puxe as cortinas das suas divisões, sobretudo no inverno, porque a luz é menor.

- Casa mal ventilada e húmida. Saiba que a humidade não deve exceder os 55/60%. Ao atingir esse nível criar-se-á condensação no teto, nas paredes e nas janelas, originando os tais fungos e manchas de bolor. Use um desumidificador, para ajudá-lo nesse processo. Pode usar a água recolhida para regar as plantas ou para o autoclismo da sanita. 

- Não use o mesmo esfregão ou pano para limpar o bolor de toda uma parede, caso contrário irá propagar o fungo.

- Má limpeza e manutenção. 

- Problemas de construção. 

- Infiltrações nas paredes.

- Uma pintura desadequada poderá acelerar o desenvolvimento de fungos – um profissional saberá melhor como pintar paredes interiores com humidade.

Quais os perigos e pontos negativos da humidade nas paredes?

Esteticamente a humidade das paredes não é nada agradável, mas pior do que isso, são os problemas de saúde que podem vir a ser desencadeados. Por exemplo, problemas respiratórios, tal como alergias respiratórias, infeções, crises de asma. Estudos científicos apontam que, em alguns casos, a sinusite é causada por bactérias fúngicas.

Por outro lado, a humidade pode provocar alguns destes sintomas: dores de cabeça, fadiga, fraqueza, dores musculares, dores nos rins, entre outros. Se persistirem alguns sintomas, não hesite em procurar um médico e informe-lhe dos problemas de humidade, da sua casa.

Atenção: Se tiver crianças a viver num ambiente com humidade deve ter o dobro dos cuidados, uma vez que existe uma maior probabilidade de ficarem com problemas respiratórios. 

Quais são os tipos de bolores que deve identificar?

A humidade desencadeia manchas de bolor nas paredes, mas não só. Os móveis, as roupas, as cortinas, os tapetes, o frigorífico, entre outros também são alvos. Neste sentido e para que seja mais fácil atuar devemos esclarecer que existem diferentes tipos de mofo. Estes variam na sua aparência e gravidade. 

Os mais comuns e que surgem tanto dentro como fora de casa são: a Alternaria, o Cladosporium, o Penicillium e o Stachybotrys Chartarum

Por exemplo, o Penicillium encontra-se, geralmente, em tapetes, tecidos e papel de parede. Propaga-se muito facilmente por outras superfície da casa. No caso do Cladosporium, este desenvolve-se em superfícies de madeira e tecidos junto à madeira, como os tapetes. A Alternaria aparece em lugares húmidos, tal como a casa de banho

Nota: os fungos propagam-se muito rapidamente, se não forem erradicados. 

Como prevenir a humidade nas paredes?

O ditado já o diz: vale mais prevenir, do que remediar, como tal deve ter o máximo de cuidado em sua casa, para não ter problemas de humidade.

Rotinas simples ajudá-lo-ão a minimizar e até eliminar os efeitos de humidade. Partilhamos algumas recomendações básicas:

- ventile os seus espaços ao logo do ano. Tente manter os níveis de humidade entre os 40% e 60%.

- Ligue a ventilação ou o desumificador, na sua casa de banho, antes de tomar banho.

- Não deixe toalhas ou tapetes húmidos, na casa de banho. 

- Evite estender a roupa dentro de casa, se não for possível, coloque-a perto de uma fonte de calor, de modo a minimizar a humidade. 

- Verifique a isolação das janelas e possíveis infiltrações na parede. 

- Quando cozinha, ligue o exaustor, para reduzir os níveis de vapor. 

Quais os métodos e materiais de limpeza?

No mercado, encontrará uma panóplia de produtos próprios para limpar os problemas de humidade. Para a casa de banho, cozinha e lavandaria use produtos com uma base impermeável à tinta, com aditivos antifúngicos. Consulte um profissional em loja, para esclarecimentos.

- A lixívia não é um produto consensual, por ser muito agressivo e tóxico. Porém, a lixívia ajuda a matar praticamente todas as espécies de bolor, deixando a superfície higienizada e resistente ao crescimento de fungos, no futuro. Ideal para paredes e não para materiais porosos. Se usar lixívia deve usar sempre máscaras, luvas e ventilar muito bem o ambiente. Pode usar um frasco de pulverização, um pano ou uma esponja. Mantenha o ambiente arejado e afaste as crianças longe desta atividade. Atenção, nunca deve misturar lixívia com vinagre, amónia ou etanol!

Cabe a si optar pela solução que mais se adequa. 

- Sabia que o vapor é muito eficaz para suavizar o bolor mais resistente, numa superfície? De facto, o calor intenso ajuda a limpar o bolor com mais facilidade, mas tem também uma ação antibacteriana muito importante.

- Se pintar novamente as paredes, compre uma boa tinta antifúngica. É mais cara, mas muito mais eficaz.

- Não use a mesma água e o mesmo pano para limpar as paredes, pois só propagará mais o fungo. 

- Crie um desumidificador natural, com sal, uma vez que este oferece uma grande capacidade de absorção. Faça pequenos furos numa lata de café, coloque um pano de algodão, que permite a passagem da humidade e não deixa o sal sair. Enche o frasco com sal e coloque-o dentro de um recipiente maior (um balde, por exemplo). Substitua o sal, uma a duas vezes por mês e pronto!

Como deve limpar o bolor?

- Para limpar a humidade das paredes, pode usar um pulverizador, é mais prático e mais higiénico. 

- Não se esqueça de calçar luvas, colocar uma máscara e arejar a área limpa. 

- Proteja o chão de possíveis salpicos de água e de produtos de limpeza.

Que produtos naturais existem?

Existem alguns produtos naturais e que temos todos em casa, para ajudar a remover as manchas de humidade. Por exemplo:

- o limão

- o vinagre branco

- o giz (do quadro negro)

- bicarbonato de sódio

- tetraborato de sódio (ou bórax)

- água com sal

- óleo da árvore do chá

Como fazer? 

- Com o giz pode fazer uns pequenos saquinhos de tule, com giz em pedaços ou moído. Este irá ajudar a retirar a humidade do local. Quando este estiver húmido, deve trocá-lo. No supermercado ou nas caixas de sapatos, por exemplo, encontrará sacos de sílica gel, estes são eficazes na absorção da humidade. 

- O limão é perfeito na eliminação de manchas de bolor. 

- Deixe agir um pouco de vinagre por alguns minutos, para remover as manchas. Elimina 80% das espécies de bolores! deixe-o atuar durante uma hora na parede e/ou no teto.

- Misture água com bicarbonato de sódio sobre as paredes, para o bolor desaparecer. Pode juntar um pouco de vinagre branco, para um resultado mais perfeito. 

- O tetraborato de sódio (ou bórax) é um produto natural, muitas vezes usado como desinfetante. Misture com água para limpar o bolor. Este é também um inibidor do seu crescimento. 

 - A água com sal será útil para remover manchas de bolor nos tecidos. 

- O mais eficaz de todas estas soluções para combater o bolor será o óleo da árvore do chá, embora seja o mais caro. É capaz de matar todos os tipos de bolor. Misture cerca de uma colher de chá de óleo da árvore, por cada chávena de água. Pode usar um frasco de spray e pulverizar a superfície. Deixe secar naturalmente. 

Depois de lavar as paredes e os tetos deve deixar as superfícies secar completamente. 

Remodelar a casa de banho

Apartamento T3 Amoreiras EU LISBOA Casas de banho modernas
EU LISBOA

Apartamento T3 Amoreiras

EU LISBOA

A casa de banho é das divisões mais propensas a ganhar humidade nas paredes, por isso, há que estar atento aos sinais de alerta e agir o quanto antes, para que os estragos não sejam tão graves.

Mas, se prefere remodelar toda a sua casa de banho, além de uma pintura contra a humidade nas paredes interiores, irá querer substituir o chão. Para esse efeito, recomendamos a leitura deste artigo dedicado aos vários tipos de chão para casa de banho.

Que profissionais contactar?

Poderá executar a tarefa de limpeza, de reparação ou de pintura sozinho, se for capaz disso. No entanto, chamamos a sua atenção para a qualidade do trabalho, pois se a infiltração da parede não for bem corrigida, a pintura não for adequada, não saber qual a melhor tinta para interiores com humidade, entre outras questões, o bolor poderá persistir. Assim, deve considerar o contacto de profissionais competentes. 

Quais?

- Uma equipa de limpeza profissional. 

Pintor.

- Canalizador

- Um profissional de ar condicionado, de aquecimento e ventilação.

Não hesite em pedir um orçamento aos nossos profissionais homify e diga ADEUS à humidade das suas paredes!

Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!