Sala de Jantar: Salas de jantar mediterrânicas por Pedro Queiroga | Fotógrafo

Uma moradia luminosa cheia de branco e madeira!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Há combinações clássicas com uma beleza intemporal. O preto e o branco, o preto e o dourado e, como não podia deixar de ser, o branco e a madeira. Hoje, vamos conhecer uma moradia que sobressai precisamente pelo bom uso que se fez desse binómio. Nos espaços, preponderam as superfícies brancas e luminosas que são, não obstante, interrompidas pelo carácter e a rusticidade da madeira que aparece nos tectos, piso e nas esquadrias. A casa conta ainda com um fantástico e amplo terraço com vista para o mar. 

Mas sabe que mais? Na homify, mostramos-lhe uma panóplia de projectos surpreendentes que, no entanto, só chegam até nós porque há fotógrafos talentosos a registar cada imagem. O projecto que nos preparamos para conhecer foi captado pelo fotógrafo Pedro Queiroga. O Pedro tem particular interesse pela Fotografia de Interiores e conta, na sua página pessoal, que a Fotografia de Arquitectura é diferente da Fotografia Imobiliária. A primeira é mais demorada, apela à criatividade e, segundo o próprio, os enquadramentos podem ser mais fechados e alguns detalhes enfatizados. Diríamos, pois, que há como que um certo romantismo inerente a esta forma tão bonita de fotografar casas. 

Neste artigo, poderá ver um pequeno recorte do trabalho do Pedro Queiroga. O fotógrafo, embora more no Algarve, desloca-se por todo o país. 

Continuemos. 

*nota: A casa é propriedade da Shantivillas Algarve e a decoração foi realizada pela empresa Mood4wood.

Espaços amplos

A casa, de estilo mediterrânico, tem três áreas de estar: uma com lareira, outra com televisão (que vamos ver de seguida) e outra apenas com sofás para promover o convívio. Os espaços são amplos e desenvolvem-se numa lógica de plano aberto (open space). Esta distribuição faz a casa parecer ainda maior e favorece-a em termos de iluminação e de ventilação. Como lhe dizíamos na introdução, a moradia tem uma presença forte da madeira que, neste espaço, reveste o tecto de quatro águas. 

Os proprietários parecem gostar de música. Ao fundo, há dois nichos com um formato de viola devidamente iluminados e uma violada emoldurada numa caixa de vidro, do lado direito. Para além das referências musicais, temos também os candeeiros de tecto que remetem o nosso imaginário para a cultura asiática.

Uma terceira sala

Para além das duas salas que vimos na imagem anterior, temos ainda a sala da televisão. E que sala! Na verdade, apesar de a sala acomodar uma televisão, o aparelho está como que remetido para segundo plano na medida em que os sofás não estão orientados para ele. Pelo contrário, surgem dispostos de maneira a incentivar o socialização. Do lado direito, vemos na parede uma abertura sob o comprido que liga este espaço à sala de jantar. Hoje em dia, as casas são pensadas assim: com espaços ligados e não independentes/compartimentados.

Uma sala de jantar com lugar para todos

Uma mesa para 16 pessoas. Há melhor? Repare que a casa, ainda que de estilo mediterrânico, incorpora peças modernas como é o caso das cadeiras Charles & Ray Eames que complementam a mesa. Este espaço aberta para a paisagem é o local perfeito para reunir os amigos em torno dos melhores petiscos. O móvel aparador serve de apoio à mesa. 

Saiba mais sobre aparadores neste artigo.

Cozinha com tons do oceano

Na cozinha, deparamo-nos com uma nova adição à paleta cromática da casa: o verde dos azulejos da parede backsplash. Aqui, temos outra mesa, mas esta mais pequena e ideal para as refeições informais do dia-a-dia num ambiente mais familiar. O espaço conta com electrodomésticos modernos e, tal como o resto da casa, está bem servido pela luz natural. 

Quarto principal

Os quartos da casa seguem todos o mesmo estilo do da imagem acima. A cama king-size tem uma generosa cabeceira com mesinhas de cabeceira e pontos de luz incorporados. A banqueta, aos pés, remata a decoração, tal como a poltrona ao lado da janela. Em frente à cama, a parede foi decorada com várias molduras com ilustrações de teclas de piano. Há um espaço vazio a meio que foi, porventura, pensado para receber uma televisão. 

Casa de banho

A casa de banho volta a introduzir a cerâmica, desta vez em azul. Todos os ambientes têm características de casa de praia e alusões ao mar. Vale realçar o aproveitamento do nicho que abriga o espelho e um bonito móvel de madeira com dois lavatórios. Os toalheiros com radiador aquecem as toalhas para maior conforto dos proprietários. 

A suite principal e o acesso ao terraço

Terminamos em grande na suíte principal. A beleza arquitectónica da casa dispensa uma decoração elaborada ou excessiva. Os espaços são simples, arejados e têm um carácter único só pelos detalhes que contêm. 

Como não podia deixar de ser, é a partir da suíte principal que se tem acesso ao maravilhoso terraço. O espaço impõe-se sobre a paisagem e está despido de móveis ou de peças de decoração. Tem apenas duas espreguiçadeiras que permitem ao casal que dorme no quarto aproveitar o cenário em pleno e a dois. Parece-nos muito bem!  

Partilhe connosco a sua opinião sobre este projecto!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!