O que é a arquitetura de interiores? Tudo o que deve saber!

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
homify Cozinhas campestres
Loading admin actions …

O projeto de arquitetura de interiores nunca teve tanta importância e impacto na vida das pessoas, como tem agora. Algo de muito positivo, pois isso demonstra que nos preocupamos, cada vez mais, com o nosso bem-estar e a estética da nossa casa. 

arquitetura de interiores é como uma arte que vemos desenvolver e ganhar forma, para depois apreciar o resultado final que nos dá imenso prazer e gosto. Já não se decora só porque sim, decora-se porque gostamos, porque queremos que a nossa casa seja a extensão do nosso eu. Não precisamos de visitas, nem de tirar fotografias para o Instagram para cuidar da arquitetura de interior, da casa, fazemo-lo porque nos faz sentir be. Há uma preocupação em manter um espaço acolhedor, atrativo, bonito, mas sobretudo confortável. Cuidam-se pequenos detalhes, para que o projeto seja grandioso. 

Assim, o objetivo da homify é desmistificar cada conceito, partilhando consigo as melhores dicas e imagens que o ajudará a ter a casa com que sempre sonhou. Há pormenores e ideias que precisamos de procurar, esperamos, por isso, ser a fonte inesgotável da sua inspiração. Por hoje, o tema é arquitetura de interiores, temos um verdadeiro guia à sua espera. Ora descubra-o, já de seguida!

O que é a arquitetura de interiores?

A arquitetura de interiores é uma vertente da arquitetura, sendo que esta consiste num conjunto de regras, que envolvem a acústica, a luminotécnica, a térmica, a imagem e a ergonomia, que são projetados dentro de espaços interiores, nomeadamente em espaços comerciais, industriais e residências privadas. 

O projeto de arquitetura de interiores tem como finalidade a estética do espaço, tendo sempre em conta as pessoas que o integrarão, de modo a que seja o mais funcional, confortável e harmonioso possível. O profissional tem como responsabilidade a escolha das peças de mobiliário e o respetivo posicionamento dos mesmos, bem como a especificação dos revestimentos, dos acabamentos e ainda, a decoração, a iluminação e outros detalhes que valorizarão a obra. 

O grande desafio de um arquiteto de interiores é tornar o interior, o espelho do morador. Entender muito bem o que é pretendido, para depois concretizar. Cada projeto é diferente, único e irrepetível A arquitetura de interiores vai além de tornar apenas um espaço esteticamente bonito, existe uma preocupação em torná-lo prático e viável, para o dia-a-dia.

O que esperar da arquitetura de interiores?

A arquitetura de interiores é a técnica que permite concretizar e realizar todo o interior de um espaço, tal como vemos nas inspirações, nas redes sociais ou na televisão. Mas atenção, não há divisões, decorações ou ambientes iguais, nem espaços que sejam monstras, há sim espaços reais e funcionais, para vidas reais, conforme o dia-a-dia, de cada um. 

Assim, o arquiteto de interiores não procura só ver o interior da casa ou do comércio, mas quer também conhecer e perceber melhor o seu estilo, o seu modo de vida, os seus gostos e a finalidade de cada ambiente. Além de outros detalhes a considerar, como as dimensões, a iluminação natural e artificial, as cores, a estrutura do espaço, o tempo de construção, etc. 

O que deve ter em conta no seu projeto de arquitetura de interiores?

A arquitetura de interiores não é só a decoração, aliás é um conceito muito mais abrangente e complexo, do que a resolução estética de uma casa. Esta técnica dedica-se também às instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, isolação, fluxo do espaço adjacente, conforto ambiental e sensações e percepções psicológicas, além de uma variedade de possibilidades. 

Claro que, a escolha dos revestimentos, dos materiais, dos têxteis, dos móveis e de outros pormenores decorativos fazem parte da arquitetura de interiores. Não descuide a qualidade dos revestimentos e dos materiais, fundamentais para um bom isolamento acústico e térmico. De facto, nem tudo pode ser levado apenas pela componente visual, mas também pela qualidade do produto. 

Outro ponto fulcral para o seu projeto de interiores é a escolha do estilo. Como sabe, existe uma variedade de opções, desde do moderno, minimalista, escandinavo, eclético, clássico, rústico, campestre, entre outros. Perceba um pouco mais sobre cada um deles, neste livro de ideias: A combinação perfeita dos diferentes estilos arquitectónicos.

Qual é a importância da decoração?

Num projeto de arquitetura de interiores, a decoração será o último ponto a pôr em prática, mas não é por isso menos importante. Pelo contrário, é o que, geralmente, suscita mais interesse, porque é uma maneira de vermos a nossa casa ganhar forma, com aquilo que nos identificamos. Podemos dizer que a decoração é uma forma de comunicação, uma vez que ela é que transmite parte do que somos. 

Uma pessoa mais arrojada irá optar por um estilo moderno ou industrial, enquanto uma pessoa mais simples irá optar por um estilo minimalista. O mesmo sucede com a paleta cromática, além que devem ser aplicadas corretamente, elas têm influência no nosso estado espírito. 

Como pode decorar?

A decoração não é um bicho de sete cabeças e com pequenas coisas e alterações, consegue-se dar uma nova imagem ao design de interiores. Por exemplo, alterar os móveis de lugar; reformar objetos (DIY); acrescentar plantas e flores; pendurar quadros de arte, de fotografias ou espelhos; mudar as cortinas; trocar o tapete; alterar as almofadas; colocar vinis na parede; substituir os candeeiros ou acrescentar outro; pintar as paredes e fixar uma prateleira.

Por isso, se estiver cansado da sua decoração, não hesite em trocar alguns itens da sua casa.

Que importância tem o exterior na arquitetura de interiores?

No caso de moradias, há também a preocupação com o exterior, uma vez que este penetra para dentro dos ambientes. Quanto maior for a conexão entre estes dois espaços, mais o design de interiores ficará radiante e acolhedor. 

Por isso, cuide também do seu jardim, do alpendre e do terraço e deixe que estes espaços externos entrem pela casa adentro, tal como vemos nesta fotografia. 

Como consegui-lo? 

- Opte por janelas grandes, de vidro único.

- Tenha as janelas bem limpas. 

- Escolha cortinas claras e transparentes ou então, cortinas blackout, mas que estejam só puxadas à noite. 

- Não coloque mobiliário alto, frente às janelas.

Pode ainda, criar um terraço frente à janela, de modo a estender o interior para fora. Crie uma segunda sala de estar ou de jantar. 

Dica: Não hesite em contratar um arquiteto paisagista para um projeto exterior de sonho.

O que deve saber mais?

É importante tirar partido do espaço e isso nas suas mais variadas formas. 

Se o interior da casa tiver um teto inclinado, tire partido dele. Eles enriquecem um ambiente, tornando-o mais íntimo e acolhedor. Não veja isso como um entrave. O mesmo vale para paredes ou tetos com vigas, com pedras, entre outros. Há interiores que são muito ricos e pouco precisarão para se destacar e criar um espaço realmente único.

Como lidar com um espaço pequeno?

Hoje em dia, há uma infinidade de ideias e de soluções para tirar partido de espaços pequenos, como espaços abertos, mezaninos, armários embutidos, móveis multifuncionais, entre outros. Um arquiteto de interiores ajudá-lo-á a tirar um máximo partido do seu espaço, mas até lá espreite este artigo sobre aproveitamento de espaços pequenos (aqui).

Por que deve contratar um profissional?

arquiteto de interior é o profissional mais indicado a esse tipo de serviço. Responderá melhor do que ninguém adversidades do espaço, bem como às suas exigências e necessidades.

Se precisar de ajuda para criar um espaço à sua imagem e como sempre sonhou, não hesite em contratar um arquiteto de interiores. Pode encontrar os contactos dos melhores profissionais, na nossa plataforma homify. Recomendamos também a leitura dos nossos livros de ideias, sobre design de interiores e decoração, pois tem à distância de um clique uma vasta oferta de ideias e inspirações, para depois partilhar com o seu profissional.

Quanto custa?

Para informações relativas a valores, deve consultar diretamente o arquiteto de interiores, pois ele dar-lhe-á um valor certo, mediante os seus desejos, ambições e tipo de espaço.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista