Alcatifa, um mundo por descobrir!

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Sheringham, Crown Floors Crown Floors Pavimentos
Loading admin actions …

alcatifa ou carpete surge na questão de revestimento do chão, bem como na questão de decoração do espaço. Em Portugal, nem sempre é vista de bons olhos, ainda um trauma antigo, onde todas as casas eram revestidas com alcatifas pouco atraentes e com aspeto muito degradado. Mas hoje em dia, já não é bem assim. Por exemplo, os ingleses são fãs de alcatifa dentro de casa e a verdade é que, o ambiente fica muito mais confortável e acolhedor. 

Por isso, vamos dar uma nova oportunidade à alcatifa e pensar nela, como um possível revestimento, dentro das nossas casas. Onde a colocar? Como a colocar? Como cuidar dela? Que modelos existem? Enfim, são muitas questões que deve ter, mas não se preocupe, nós respondemos a todas elas, neste guia sobre alcatifa. O mais provável, é chegar ao fim do artigo e gostar das nossas dicas, mas também das bonitas inspirações, onde todas têm alcatifa no chão, a decorar o ambiente. 

Deixe-se levar por este mundo antigo, mas completamente renovado! Afinal, tudo merece uma segunda oportunidade. 

O que deve saber sobre a alcatifa

A alcatifa é um tipo de tapete, mas que recobre todo o chão de uma divisão. Esta permite criar mais aconchego, conforto, mas também calor ao espaço. São ideais para criar uma decoração mais elegante, mudando, completamente a aparência do espaço. 

Existe diferentes cores, estilos, tecidos e estilos. Pode ser colocada em todas as divisões, desde da casa de banho à cozinha, embora a aplicação do carpete nestes dois espaços, não seja o mais adequado, devido à humidade e às possíveis nódoas. Porém, num quarto, na sala de estar ou num escritório a alcatifa criará uma aparência incrível. Já se imaginou andar pela casa toda, descalço e estar confortável? É muito agradável, sem dúvida. 

A decisão da aplicação da alcatifa numa casa dependerá de vários fatores, como a presença de crianças, de animais domésticos, de possíveis alergias, mas também do trânsito das pessoas. Se for um espaço com muito movimento, talvez o carpete não seja a melhor opção. Apesar de ser muito usado em escritórios de empresa. 

Alcatifa vs tapete

A alcatifa reveste todo o piso e é fixa ao mesmo, sendo que ficará por um (longo) período de tempo. A limpeza e troca são mais delicadas. Relativamente ao tapete, este tem uma função mais decorativa, pode ser trocado, retirado ou substituído com muito mais facilidade. 

A escolha da cor e do padrão tanto da alcatifa, como do tapete é que fará diferença no resultado final, do projeto de decoração. 

Mas nada impede revestir o piso com alcatifa e colocar um tapete por cima, para proteger o chão, decorar e dar personalidade ao espaço. 

Por isso, a alcatifa e o tapete acabam por ter finalidades um pouco diferentes. O carpete poderá substituir o chão flutuante, o chão de madeira, os azulejos, entre outros, dando maios conforto. 

Onde colocar alcatifa em casa?

A alcatifa pode ser colocada em toda a casa e em casas nórdicas vemos este revestimento em todo o lado, embora não achemos zonas húmidas, como a casa de banho e a cozinha o mais adequado, devido à humidade, higiene e manchas. Porém, num quarto, numa sala de brincar, na sala de estar, no escritório ou até no corredor e escadas, a alcatifa será bem-vinda. 

Esta é, sem dúvida, uma forma eficaz de deixar o ambiente mais confortável e também mais aquecido. 

A alcatifa não fica só bem nos hotéis! Considere este revestimento, como uma solução positiva, que dará um toque muito especial à sua casa. Além disso, há uma panóplia de modelos, texturas e cores, o que torna o carpete uma solução muito versátil. 

Está a ficar convencido? Continuemos então…

Que tipos de alcatifa existem?

A escolha de uma alcatifa envolve uma avaliação cuidadosa das opções de materiais existentes, no mercado. Estes são os materiais mais comuns: 

- uma alcatifa em fibras é mais resistente, sendo o ideal para um espaço com maior circulação de pessoas. Para um ambiente mais elegante, opte por um fibra mais luxuosa. 

- O carpete de nylon é uma excelente opção para um espaço confortável e de fácil manutenção, pois são muito duráveis e resistentes a nódoas e sujidades. Pode aplicá--lo em espaços muito movimentados, como salas de estar, corredores ou escadas.

- Os carpetes de lã são as mais caros, mas é uma excelente opção para ambientes mais confortáveis e luxuosos. São duradouros e repelem a humidade. Ideais para quartos. 

- A alcatifa de polyester é mais propícia à poeira, embora seja muito resistentes às manchas. Apresenta um grande conforto térmico e acústico. 

Como instalar a alcatifa?

Instalar uma alcatifa requer algum cuidado e, idealmente, é realizada com a ajuda de um profissional. Porém, se quiser instalar a sua alcatifa também é possível, para isso, temos algumas dicas básicas que lhe poderão ser muito úteis: 

- Verifique se o piso está ou não com problemas de infiltração.

- Deixe a alcatifa arejar.

- Remova as portas, para facilitar a instalação.

- Retire os rodapés.

- Limpe/aspire o piso.

- Preencha qualquer imperfeição presente no chão. 

- Controle a temperatura do espaço, pois durante as 48 horas anteriores à instalação, a temperatura do ambiente deve ficar entre os 18º C e 35º C; a humidade, entre os 10% e 65%. 

- Coloque a manta protetora do piso (antes da carpete).

- Deixe 15 cm de sobra, em cada lado da alcatifa.

- Estenda a alcatifa no piso, auxilie-se de um esticador de carpete.

- Finalize as extremidades, cortando os excesso e empurrando-as para dentro do vão. 

Quais são vantagens e desvantagens da alcatifa?

As vantagens do uso da alcatifa são bem mais do que possa pensar, enumeramos algumas:

- o espaço fica mais confortável e quente, no inverno. Se optar por ter carpete no quarto, pode sair da cama e colocar os pés descalços, sem ter uma sensação gelada. 

- A alcatifa amortece queda de objetos, mas é também uma superfície antiderrapante que irá prevenir acidentes naturais, que possam acontecer a jovens, crianças ou idosos. Transforma qualquer acidente, numa queda menos perigosa. 

- Bom isolamento acústico, uma vez que reduz mais o nível de ruído do que qualquer outro tipo de pavimentação. A alcatifa reduz o ruído proveniente do atrito dos pés; absorve o ruído ambiente e bloqueia a passagem de som. 

- Excelente alternativa de revestimento para esconder um piso degradado e menos bonito. Quanto mais espessa será a alcatifa mais problemas irá ocultar.

- A carpete apresenta uma excelente relação custo x benefício

- As alcatifas são resistentes e podem durar muito mais que outros revestimentos. Tem uma duração de 5 a 30 anos (ou mais).

- Este revestimento é bastante versátil. Há uma grande variedade de cores e texturas, permitindo um número ilimitado de possibilidades de decoração. Pode ser usado tanto numa decoração moderna, como clássica.  

Relativamente às desvantagens, selecionamos as seguintes:

- o peso dos móveis ficam marcados no carpete. 

- Requerem mais trabalho na hora de limpar. Hoje em dia há máquinas profissionais que se podem alugar para lavar a vapor o carpete, deixando-o como nova. 

- Num ambiente húmido pode ficar a cheirar a mofo.

- O material da alcatifa provocar alergias .

Mas claro que, todos os pisos têm os seus pontos positivos negativos, cabe a si de escolher a melhor opção para a sua casa, mediante o seu estilo e gosto pessoal. 

Como cuidar da alcatifa?

A alcatifa, tal como o revestimento de piso merece ser limpo e tratado, não só pela aparência e higiene, mas também pela durabilidade do mesmo, preservando a beleza dos detalhes.

O carpete deve ser aspirado, regularmente. Não podemos dizer ao certo se é todos os dias, dois em dois ou todas as semanas. Tudo dependerá da circulação da sua casa, se tem crianças ou animais domésticos. Passe o aspirador no sentido das fibras da alcatifa, lentamente para aspirar todas as partículas. Atenção, não use use a vassoura para varrer o carpete.

Para uma limpeza mais profunda, espalhe bicarbonato de sódio sobre a alcatifa e deixe agir por uns bons 15 minutos e depois aspire novamente. Esta limpeza poderá ser feita mensalmente ou sempre que achar necessário. 

Uma vez por ano, pode contactar uma empresa de limpeza para lavar mais profundamente a sua alcatifa com máquinas profissionais. É uma forma de eliminar de vez as bactérias, os ácaros ou outros microrganismos, que não fazem bem à nossa saúde. 

Para remover manchas mais complicadas, na sua alcatifa, leias as dicas deste livro de ideias: Dicas para manter o seu tapete perfeito mais tempo

Onde comprar alcatifa?

A alcatifa poderá ser comprada numa loja especializada, onde existe os mais variados modelos. Pode também encontrar em lojas de decoração e bricolage. Se for um consumidor que gosta de comprar online, pode sempre recorrer a esta solução, dá-lhe uma maior abrangência de escolha. Não se esqueça de procurar também na nossa loja homify, tem aqui acesso às melhores marcas do mercado, à distância de um clique (aqui). 

O que não deve saber se comprar online?

Se tiver alguma questão ou dúvida sobre a textura da alcatifa, peça uma pequena amostra, para considerar a qualidade do produto. Não hesite em contactar diretamente o fornecedor, de certeza que o ajudará neste mundo da alcatifa. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista