O poder do design minimalista numa casa tradicional

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe a remodelação de uma casa em Coimbra, no centro de Portugal, uma linda cidade antiga por onde passa o rio Mondego. Hoje em dia a arquitectura e decoração das casa são muitas vezes bastante simples e nem por isso deixam de ser belas, detêm-se no essencial de modo harmonioso. Assim, são criados ambiente super calmos e confortáveis. Uma vez que nos dias de hoje estamos constantemente a receber e a processar informação, é importante que o nosso lar seja um espaço desimpedido, claro e luminoso. 

Este projecto tem tudo isso, e o cheiro a novo. E incluí ainda um elemento surpresa, não muito comum nas habitações hoje em dia, uma divisão diferente… Confira todos os detalhes neste artigo. O projecto é do Atelier do Corvo, cujo o nome será exactamente por ser um atelier sediado em Miranda do Corvo, bem no interior de Portugal. Deixe-se inspirar…

Divisões

Nesta imagem percebemos que a casa tem agora as suas divisões relacionadas de modo bastante aberto. Amplos espaços de paredes brancas e chão de madeira. O vão de escadas, também super simples e bonito, é o elemento que mais chama à atenção nesta imagem. Os andares estão conectados por vãos de escadas revestidas a madeira e com uma aparência super leve, uma vez que também não possuem qualquer guarda ou corrimão. Uma casa moderna para jovens modernos! 

Sala

Esta ampla divisão com uma janela por onde entra bastante luz natural será a sala. Com as características comuns em relação às restantes divisões da casa, como o chão de madeira e as paredes brancas, também as elegantes escadas ao fundo. Mas à um elemento muito especial aqui, uma lareira super moderna, um paralelipipedo escuro que certamente aquece toda a casa, tornando os espaços super confortáveis.

Mobiliário

Escritório: Escritórios e Espaços de trabalho  por Atelier do Corvo
Atelier do Corvo

Escritório

Atelier do Corvo

A arquitectura desta habitação incluiu a integração de algum mobiliário. Neste caso vemos uma ampla estante muito moderna, muito minimalista, com imenso espaço de arrumação uma vez que acompanha uma parede inteira de uma divisão. Aqui vai nascer certamente uma magnífica biblioteca, um elemento muito especial para ter na sua casa.

Mobiliário

Também é possivel mobilar e ter espaço de arrumação recorrendo ao estilo minimalista, este é mais um exemplo de mobiliário super simples, bonito e eficiente. Algumas prateleiras brancas inseridas na paredes, que quase com ela se confundem. E gavetas em madeira sob uma prateleira branca. Aqui poderia por exemplo estar uma televisão, o armário ocupa quase toda a parede, uma boa forma de optimizar o espaço.

Escadas

Caixa de escadas: Corredores e halls de entrada  por Atelier do Corvo
Atelier do Corvo

Caixa de escadas

Atelier do Corvo

Nesta imagem pode ver como as bonitas escadas se integram e como conectam os diferentes andares, de modo transparente aparentando ser apenas uma divisão grande em comprimento, largura e altura. 

Conheça aqui outros espaços de escadas super modernos.

Andar superior

Piso Superior: Escritórios e Espaços de trabalho  por Atelier do Corvo
Atelier do Corvo

Piso Superior

Atelier do Corvo

No andar superior existe um telhado bonito esconso, com janelas no topo que trazem imensa luz a este andar mas também alguma luz aos andares seguintes uma vez que a fonte de luz aponta exactamente para o vão de escadas que está aberto para os vários andares.

Andar superior

Piso Superior: Escritórios e Espaços de trabalho  por Atelier do Corvo
Atelier do Corvo

Piso Superior

Atelier do Corvo

No andar superior temos ainda divisões como esta, com armários muito transparentes que permitem mais arrumação. O fundamental a ler nesta casa e na sua arquitectura são os traços simples, lidos por relevos simples e delicados e contrastes proporcionados pela geometria, a luz e sombra que torna perceptível os diferentes planos destes espaços tão modernos. Cabe aos donos da casa habitar este espaço e desfrutar dele tirando partido da organização e minimalismo providenciados.

Piso térreo

Área de entrada: Corredores e halls de entrada  por Atelier do Corvo
Atelier do Corvo

Área de entrada

Atelier do Corvo

Aproximando-nos do piso térreo as escadas levam-nos a uma outra divisão, com um piso diferente, escuro. Ao fundo vê imensas e longas estantes, que será?! 

Oficina/ Armazém

Um espaço simples é também perfeito para uma utilização algo complexa. E esta era a surpresa de que lhe falámos, um longo armazém! O armazenamento é uma das partes mais importantes para que o seu espaço de trabalho tenha um aspecto positivo, harmónico e funcional. As prateleiras tornam fácil a tarefa de guardar e organizar os mais variados objectos. Este, sendo comprido permite armazenar imensa coisa e ao mesmo tempo ter tudo à mão, fácil de alcançar se for necessário. Estando tudo organizado facilita o dia a dia de trabalho. Tudo isto foi conseguido como vê de forma simples e criando um ambiente agradável.

Veja aqui o que é preciso para ter uma oficina em casa.

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!