Fantástica casa de contrastes: passado vs presente

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Procura inspiração sobre moradias recuperadas que tenham conseguido modernizar-se mantendo traços do passado que são características únicas hoje em dia… No fundo o conforto de uma habitação dos dias de hoje com traços rústicos do passado. É uma habitação desse tipo que lhe mostra o homify 360º de hoje, uma moradia que concilia o passado com o presente. 

O projecto é do gabinete Paula Novais Arquitectos e Design de Fafe. Gabinete com uma vasta prática que abrange projectos de residência, serviço e comércio e ainda projectos de menor escala como a simples reorganização do espaço interior, decoração e desenho de mobiliário em ambos sectores público e privado. Segundo os arquitectos, os projectos são realizados de forma coerente e fundamentada com preocupações de rigor até ao detalhe.  Para a equipa, o permanente diálogo com o cliente e todas as equipas de trabalho envolvidas ao longo do desenvolvimento dos projectos, o progressivo aperfeiçoamento do desenho com preocupações funcionais, de beleza e conceito dotam, cada obra, de um caracter único.

A habitação unifamiliar que lhe apresentamos tem agora uma fachada muito moderna em tons escuros, usaram-se ainda materiais como ferro e aço.

Fachada

Para lá do relvado muito bem tratado, vê a moradia que hoje lhe mostramos. Arquitectura moderna, de linhas simples e geométricas, com dois andares e grandes janelas que maximizam a relação com o exterior e a entrada de luz natural, uma solução também característica dos tempos modernos. Uma fachada em tons escuros onde também se acrescentaram ripas…  No andar superior, uma varanda corresponde a quase metade da fachada, varanda esta com um guarda corpo super moderno e discreto, transparente que permite uma mais ampla contemplação do horizonte a partir do quarto. Um espaço exterior certamente muito agradável para estar.

Nesta imagem parece apenas uma casa moderna, apenas o olhar mais atento poderá identificar aqui os elementos do passado.

Relação com o exterior

A entrada faz-se pela zona mais antiga da casa e pelo exterior um caminho pavimentado dá acesso ao jardim relvado da casa. O caminho tem uma diferença de cota estando ligeiramente mais alto em relação ao jardim e ao piso térreo da casa. A acompanhar o caminho estão ainda algumas pequenas plantas. A delimitar o lote está um muro em pedra renovado que remete mais para o antigo e tradicional. Na envolvente da casa encontram-se frondosas árvores que acompanham o muro.

Pormenores do passado

Há pormenores do passado, do traçado antigo que não poderiam ser ignorados mas precisavam sim de ser optimizados e renovados. Como é o caso deste vão de escadas. As paredes foram revestidas a uma bonita cor azul que não sabemos se corresponderia ao passado mas que ficou muito bonita. As escadas em granito foram recuperadas e novos degraus na base, foram construídos. O granito aqui usado é magnífico e tem uma presença muito agradável de contraste, e de rústico modernizado. A acompanhar as escadas vemos uma lindíssima guarda em ferro/aço, não sabemos se o seu bonito desenho pertence ao passado ou se é uma guarda nova que replica um padrão antigo que existiria na casa mas a combinação é perfeita.

Conheça outros espaços de escadas aqui! 

Varanda tradicional

Aqui vê o pormenor de uma varanda muito tradicional e sim, pertence à mesma casa que viu no inicio. Diferentes planos e estilos coexistem numa mesma habitação. Mais uma vez está presente o granito na base da varanda e nas janelas. A guarda possui um padrão trabalhado muito tradicional.

Interiores – corredor

Curioso por conhecer os interiores? Diria que seguem o mesmo principio. Manutenção das linhas do passado e do pé direito alto, até do tamanho das portas e modernização do conjunto de forma a maximizar também o conforto. Aqui vemos o chão em madeira, totalmente novo contrastando com a pintura das paredes e dos frisos. A iluminação também sofreu uma modernização de optimização estética e de recursos. Como pode reparar está agora inserida numa calha do tecto, criando um ambiente especial no corredor, sem demasiada iluminação.

Interiores – casa de banho

A casa de banho é rústica q.b mas totalmente nova e até moderna também. Magníficas paredes revestidas de mármore dão-lhe um toque muito especial. Os armários são brancos de modo a não criar um contraste exagerado com as paredes, o que seria desnecessário. Tanto estes como o lavatório são muito modernos. 

Repare que também aqui a iluminação é mais moderna e mais discreta, contribuindo para a criação de um ambiente muito particular e mais confortável.

Conheça outras pias que o vão certamente inspirar aqui! 

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!