8 ideias DIY para colocar em prática 8 ideias DIY para colocar em prática

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

8 ideias DIY para colocar em prática

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Quartos de criança ecléticos por Fantasyroom-Wohnträume für Kinder Eclético
Loading admin actions …

O movimento DIY (Do It Yourself) é uma tendência e nós gostamos, é barato e, acima de tudo, é a maneira mais fácil de personalizar a decoração de uma casa. 

Um dos maiores desafios do DIY é convencer-nos de que somos todos capazes de ser designer, um carpinteiro ou um eletricista por um dia (ou mais). No fundo é desenvolver a veia artística que há em nós. Vai ver que à medida que desenvolve o DIY irá ganhar gosto e aptidão. 

Nesta nova perceção de design, as regras estéticas vão sendo adaptadas à renovação de cada peça, mas acima de tudo ao seu toque pessoal. Não há DIY igual e isso é que é mágico!

A partir deste livro de ideias queremos que encontre a vontade e a inspiração certa para começar a pôr mãos à obra.

1. Reaproveitar um móvel antigo

Móvel Lacado por BENEDITO MARTINS
BENEDITO MARTINS

Móvel Lacado

BENEDITO MARTINS

A ideia de reutilizar e reaproveitar o que temos, precisa de estar, cada vez mais, vincado em nós. Na nossa forma de ser e de estar. Não só por questões económicas, mas também pela preocupação ambiental. 

Por exemplo, um móvel antigo pode ganhar a aparência de novo, com alguma dedicação e horas de trabalho. Além disso, tem a garantia de ter uma peça única, que foi feita por si. Veja como este móvel de madeira castanha escura, ganhou vida nova com esta pintura branca. 

2. Do velho faz-se novo

Quem diz móvel, diz também cadeiras. Vale para todas peças de mobiliário, a imaginação não tem limite. Neste caso, o trabalho foi um pouco mais rebuscado, uma vez que não lixaram e pintaram apenas a madeira, mas também alteraram o velho estofo, por um tecido mais contemporâneo e sofisticado. 

Com estas alterações DIY pode mobilar a sua casa toda, fazendo grandes poupanças. Quem sabe se não está um novo trabalho, por detrás disso. Pense nisso!

3. Cabeceiras de cama super originais

Quartos ecléticos por homify Eclético

Os nossos pais ou avós têm todos uma mala de viagem antiga, que está num armário escondido a apanhar pó. Mas a verdade é que, estas malas podem agora fazer uma nova viagem até à sua casa e transformarem-se numa bonita peça de mobiliário. Se quiser pode reproduzir esta ideia e criar uma mesa de cabeceira fora do comum. O suporte poderá ser um banco, pintado nas cores do seu quarto. 

4. Vasos super económicos

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015 Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo Rústico Madeira Acabamento em madeira
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Uma parede vegetal é sempre uma excelente alternativa para decorar uma divisão, por isso, pode aproveitar esta ideia aqui apresentada para criar um mini-jardim. Com caixas de fruta ou outro tipo de caixa de madeira. Enche-as com musgo (por ser absorvente), terra e plantas verdes. Pode optar por ervas aromáticas, para ter temperos frescos para os seus cozinhados. 

Gostamos da ideia da parede ardósia, para criar um contraste e escrever na própria parede. 

5. Banco e caixa de arrumação

Precisa de um banco extra no jardim, na cozinha, no hall de entrada, enfim em qualquer lado? Então reproduza este DIY, feito com tiras de palete, o efeito natural tornou-o encantador. O tampo estofado permite um maior conforto, escolha um tecido com estilo, para valorizar a peça, mediante a divisão que estiver. 

Além de ganhar mais um lugar sentado, ganhou uma caixa de arrumação. 

6. Prateleiras com estilo

As prateleiras dão sempre muito jeito, por isso, achamos que este DIY palete seria ouro sobre azul, para decorar um quarto de criança, mas também uma cozinha ou outra divisão. 

Pode revestir o fundo da palete com papel autocolante ou deixá-la de forma simples. As prateleiras podem ser pintadas na cor que mais gostar. É simples, barato e muito funcional. 

Vamos lá pôr mãos à obra!

7. Cabide de parede

 industrial por WABI, Industrial

Não há desculpas para deixar os casacos em cima das cadeiras ou do sofá! Construa o seu próprio bengaleiro, com uma caixa de vinho ou uma palete. É simples, apenas os cabides mais arredondados podem requerer mais trabalho, mas se não souber, pode optar por colar aqueles suportes de plástico, em cima da tira de madeira. 

8. Sofá com paletes

Um sofá bem aconchegante, não acha? É tão simples de fazer, no fundo é só adquirir uma ou mais paletes (depende do tamanho que pretende), lixá-la, pintá-la e enchê-la de almofadas e mantas, para a tornar mais confortável. 

Pode servir para adornar um jardim ou até o quarto das crianças.

Se gosta de ideias DIY com paletes, veja estes artigos:

1001 paletes: Tudo o que precisa de saber sobre o design de paletes.

45 ideias DIY com paletes de madeira.

Qual é a sua relação com o DIY?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!