Cestos e caixas – Moda e funcionalidade de mãos dadas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
woonhuis S Neerharen, 3d Visie architecten 3d Visie architecten Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A utilização de cestos e caixas não é um conceito moderno pois desde sempre estes objetos responderam a uma necessidade básica de organização, fornecendo aquele espaço extra que sempre acaba por faltar. 

O cesto de vime da lenha, o baú do enxoval, a canastra do peixe… Desde os primórdios da humanidade que estes objetos utilitários, feitos de materiais naturais, ganhavam uma identidade própria graças ao sentido estético universal que sempre levou o Homem a procurar rodear-se também de beleza. A madeira era esculpida, o metal adornado, as fibras naturais tingidas, e os cestos e caixas acabavam por fazer parte de um estilo rústico primitivo que evoluiu ao longo de milénios sem se afastar muito da origem.  

No entanto com o dealbar do estilo moderno, que trouxe consigo a necessidade de manter os ambientes simples e totalmente desimpedidos, os cestos e caixas, foram substituídos por elementos lineares, armários embutidos ou outros extras de arrumação mais discretos. Mas nunca desapareceram por completo e agora estão muito na moda!  

Hoje separámos para si alguns imagens que o vão inspirar incluir cestos e caixas na decoração de vários espaços de sua casa, fazendo renascer um estilo mais natural e orgânico, sem perder de vista os vários conceitos atuais. Descubra-as!

Na sala – moderno com um toque rústico

Começamos por uma proposta muito simples, que renasce os baús de antigamente, mas os insere perfeitamente num contexto moderno! 

Estas caixas de vime poderiam numa primeira abordagem parecer incompatíveis e desadequados nas linhas simples que todo o espaço demonstra, mas as cores neutras do mobiliário, o tom da madeira do pavimento, e sobretudo a parede de pedra, fazem a integração perfeita de alguns elementos mais rústicos na modernidade do conjunto.

Na sala – o estilo escandinavo

estilo escandinavo, com a sua ligação estreita aos materiais naturais tem a estética perfeita para integrar caixas e cestos! No projeto da imagem incorporaram-se caixas de madeira para arrumação por baixo do banco corrido, e caixas pintadas de branco que servem tanto de bancos como de arrumação para brinquedos. Estes elementos complementam na perfeição o chão de madeira com veios pronunciados, e um mobiliário simples, com linhas de inspiração retro, para criar uma atmosfera leve, e muito acolhedora. 

Se adora o estilo escandinavo pode ousar nos cestos e caixas. Use um cesto de vime pintado de branco para os seus novelos de lã, as revistas, ou para a lenha, por exemplo. Instale caixas e baús de madeira, deixando-os na sua cor natural ou pintando de branco, e usando a técnica de decupagem. Una tudo com um pouco de cinzento fazendo um forro para o cesto, ou um assento para as caixas, por exemplo.

Na sala – o apelo do campestre atual

Muitas vezes os cestos e as caixas são feitos de forma artesanal, usando materiais naturais como o vime, a juta ou a madeira, e essa característica mais rústica e primitiva remete-nos sempre para uma vida simples no campo, afastada da rigidez das linhas mais puristas e cosmopolitas. Se a sua casa tem um estilo campestre, as caixas e cestos vão ser sempre bem vinda, seja para ter uma função ou simplesmente como elementos decorativos.

Na sala – o luxo do clássico

Já vimos que a sala é um ambiente propício à utilização de caixas e cestos na decoração, mas até aqui vimos sempre estilos simples e despojados. Mas nesta imagem temos a prova de que estes elementos também podem ser incorporados numa decoração clássica, luxuosa e refinada. 

Caixas forradas de pele ou imitação de pele, caixas ou cestas de metais como a prata e o estanho, caixinhas de madeira lacada… São acessórios clássicos que nunca saem de moda em estilos mais glamorosos!

No quarto – arrumação extra em estilo campestre

As caixas e os cestos ficam bem em qualquer espaço da casa. No quarto ofertecem ar4rumação extra para roupas, cartas, bijuteria ou outros itens pequenos que nunca encontram poiso!

No quarto – reutilizar também dá estilo

Não se limite ao óbvio! Pense fora da caixa, mas utiliza-a! Uma caixa vazia pode ter centenas de aplicações em sua casa, desde servir para fazer prateleiras e assentos até servir para construir uma mesa-de-cabeceira. Imaginação precisa-se.

Na casa de banho – um clássico escandinavo

Uma utilização que nunca passa de moda – o cesto de vime a servir para colocar a roupa suja! Um elemento que dá um estilo intemporal, e fica perfeito numa decoração ao estilo escandinavo. Mas não se deixe ficar pelo cesto da roupa suja… Cestos e caixas são perfeitos para guardar maquilhagem, acessórios para o cabelo ou sabonetes, por exemplo.

Na casa de banho – O moderno não é incompatível com caixas

Este projeto de casa de banho, da autoria dos nossos profissionais Traço Magenta – Design de Interiores mostra na perfeição como a utilização de caixas é perfeita para complementar o estilo moderno de uma casa de banho.

Na cozinha – mais do que simples cestos

Aqui temos uma utilização para cestos de vime que dá imenso interesse a qualquer decoração, quando é preciso dar um toque mais natural e entrar no mundo do estilo escandinavo: – colocá-los a forraR vasos com plantas!

Na cozinha – para conseguir o charme rústico original

Um cesto de madeira para colocar as frutas e o legumes. Conhece ideia mais simples e clássica para recriar o estilo campestre numa cozinha?

Na cozinha – Absolutamente modernos

Linhas puras e direitas, branco na sua plenitude, superfícies polidas. Nada disto combina com uma caixa de madeira! 

De certeza? Veja como ela fica bem ali, a servir de base para as ervas aromáticas frescas e a trazer um pouco de natureza para um desgn de cozinha tão absolutamente moderno!

No hall de entrada – muito mais arrumação e funcionalidade

Por último deixamos-lhe uma sugestão espetacular sobre como utilizar caixas no hall de entrada! 

Neste espaço totalmente funcional a caixa de madeira com duas gavetas serve de banco e de arrumação para os sapatos descalçados. E um cesto de fibra de bananeira oferece o lar perfeito para echarpes, cachecóis e luvas.  

Quer planear um hall de entrada lindo e funcional? Então não deixe de ver mais ideias no artigo ’12 coisas que deve fazer para dizer adeus à desordem do seu hall de entrada’.

Tem algum cesto ou caixa em sua casa, ou dispensa estes acessórios?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista