10 cozinhas modernas e sensacionais

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Ristrutturazione appartamento Milano, Pioltello, Facile Ristrutturare Facile Ristrutturare Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Já há muito tempo que se deixou de pensar na cozinha como sendo, única e exclusivamente, um espaço de trabalho. Hoje em dia, esta área da casa é também vista como um cenário de encontro e de socialização entre os membros da família e os respectivos convidados. Para além disso, a inspiração que até nós chega a partir das redes sociais fez crescer o gosto pela culinária.

Neste sentido, a cozinha quer-se com um ambiente bonito e acolhedor cujo carácter transcenda a mera funcionalidade. A pensar nisso, reunimos, neste livro de ideias, 10 cozinhas modernas e sensacionais.

Acompanhe-nos e tome nota.

​1. Contrastes

Não obstante este redescobrir da cozinha enquanto espaço social, não nos devemos esquecer que se trata de um cenário onde a funcionalidade é impreterível e nunca pode ser descurada em prol da estética. Pelo contrário, deve-se encontrar um equilíbrio perfeito entre ambas.

O estilo minimalista do nosso primeiro projecto evidencia esta simbiose entre as duas dimensões.  A organização dos elementos é muito prática e não desmerece, de todo, a beleza própria da simplicidade. Neste projecto em particular, sobressai o contraste entre o branco e o tecido colorido das cortinas.

​2. Cheia de luz

A luz é um factor chave no design de cozinhas modernas e a imagem acima é disso bom exemplo. A iluminação natural que entra na divisão contribui para criar uma atmosfera confortável e convidativa e é reflectida pelas superfícies brancas da ilha e dos armários. Destacamos ainda a ilha de cozinha com um tamanho generoso e com electrodomésticos embutidos a tornar o espaço mais prático.

​3. Uma cozinha minimalista

Nesta cozinha minimalista, os recursos estéticos são poucos, mas muito bem selecionados. A funcionalidade está garantida graças ao amplo número de armários e gavetas distribuídas por todo o espaço (que aparecem devidamente iluminados). No centro, houve ainda espaço para a adição de uma mesa redonda que acomoda, pelo menos, quatro pessoas. O branco dialoga com os tons neutros dos acessórios e dos revestimentos e a madeira garante o conforto.

- E por falar em minimalismo, veja 14 belos exemplos de como usar móveis de estilo minimalista.

​4. Cozinha com zona de refeições adjacente

Uma das tendências mais contemporâneas no que toca ao design de interiores diz respeito à integração dos espaços. O chamado open concept assenta na eliminação das divisões à base de paredes e aposta na criação de superfícies que são percepcionadas como sendo mais amplas tal como acontece neste exemplo onde a cozinha se prolonga para além do seu próprio espaço e encontra-se com a sala de jantar e de estar.

​5. Mistura de materiais

Pode também explorar os materiais para projectar uma cozinha moderna. As possibilidades são diversas e, conforme os materiais, assim o “grau de contemporaneidade” da sua cozinha. Uma combinação entre madeira e aço, como a que lhe propomos neste projecto, é perfeita para uma cozinha moderna. Os acabamentos lacados dos móveis ou a iluminação neles embutida completam a sugestão.

​6. Geometria

Entre as senhas de identidade do estilo moderno está a aposta por linhas clean e puras. Nesta cozinha, há um diálogo entre formas geométricas, quadradas e rectangulares, que traduzem a estética contemporânea inerente ao projecto. Tampouco nos escapa à vista o maravilhoso contraste introduzido pela mesa rústica que parece flutuar no espaço tendo em conta que assenta sobre uma estrutura de vidro. Ao fundo, a parece totalmente envidraçada deixa a luz natural invadir o ambiente. A rematar a composição está a lareira moderna que se prolonga do chão até ao tecto.

​7. Cheia de detalhes

Aqui tem outro exemplo de como a eliminação das divisões físicas pode gerar resultados distintos. Neste projecto, a cozinha e a sala fundem-se num único espaço que tem várias informações visuais que nos interessam. Entre elas, um jardim vertical que introduz a natureza no espaço e o enriquece, e um papel de parede a dar profundidade.

​8. Simplicidade

As linhas rectas voltam a ser as protagonistas neste projecto onde tão bem se percebe o gosto pelas formas simples e o gosto refinado e moderno. A madeira e o branco combinam na perfeição num cenário salpicado de detalhes como as prateleiras em negro, as luzes estrategicamente colocadas e as plantas a ocupar a superfície da ilha.

​9. Ilusão de óptica

Os open spaces tornam as mais arejadas e luminosas, para além de fazerem com que os ambientes pareçam maiores. Um dos truques que nos é trazido por este projecto é o uso de materiais distintos no chão para demarcar virtualmente cada área. Como vê, temos ladrilho hidráulico na cozinha e soalho no resto do núcleo social.

​10. Funcional

Seja a sua cozinha ampla ou pequena, o fundamental é ter presente a sua dimensão funcional. Aqui tem um projecto que tira o máximo de partido dos metros disponíveis graças à grande quantidade de recursos existentes para garantir a ordem. Móveis, estantes, armários e até uma ilha encontram-se nesta cozinha moderna que é inquestionavelmente elegante. 

Qual destes projectos mais o seduziu? Partilhe connosco a sua opinião.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista