Dez piscinas de luxo pelo mundo!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Piscinas. Terão surgido, enquanto espaço público, na civilização romana. Só mais tarde, após a primeira Guerra Mundial, por volta dos anos 20, é que começaram a aparecer em casas particulares. O formato ia de encontro às termas gregas e romanas. Era um luxo ao acesso de poucos e que, por isso, fazia suspirar o público americano que as via em filmes. 

Segundo sabemos, uma das primeiras piscinas a ser construída foi a “Neptune Pool” na mansão californiana do congressista e magnata da imprensa norte-americana William Randolph Hearst. Trinta anos mais tarde, durante o pós segunda Guerra, as piscinas começaram a aparecer amiúde entre a classe média. Foi, nesta altura, que se vulgarizaram e deixaram de ser apenas o símbolo de estatuto de uma elite.

Actualmente, encontramos piscinas de diferentes formatos e revestimentos, para interiores ou exteriores, mais pequenas ou maiores, com rebordo ou sem rebordo. Há uma miríade de opções que se adequam aos mais diversos ambientes e orçamentos.

No artigo de hoje, damos-lhe a conhecer dez piscinas de sonho espalhadas pelo mundo. 

Refresque-se!

Stairway to heaven

Piscinas infinitas  por MOA architecture
MOA architecture

Une île sur le toit

MOA architecture

Tem o Mediterrâneo aos pés e acesso pelo interior da casa esta piscina, em Saint Cyr sur Mer, no sul de França. Vêem aquelas escadas em madeira que vão dar ao deck? Bom, é mesmo por aí o acesso a esta sublime piscina. O deck, por sua vez, forma uma espaçosa ilha no centro onde é possível pôr espreguiçadeiras, guarda-sóis, entre outras coisas. Para além do estilo sui generis, a piscina encontra-se na cobertura da casa e não no jardim, como é normal vermos. É, assim, uma piscina de topo. Em todos os sentidos. Tanto que a casa, projectada pela MOA Architecture, se chama “Maison Piscine”. 

Vamos fazer figas para que para o ano nos convidem a ir lá dar umas braçadas.

Como um espelho

A piscina da imagem faz parte da casa V4 em São Paulo, no Brasil, projectada por Márcio Kogan, do Studio MK 27. É um edifício térreo que, visto da rua, desaparece tendo, por isso, total privacidade. O jardim aparece na parte frontal e a piscina, sem qualquer rebordo, funde-se em pleno com a natureza e com o espaço circundante quase parecendo um lago que está ali por acaso. Dispõe, apenas, de um deck numa das extremidades. De resto, está rodeada por árvores e por uma bonita e tranquila paisagem. O traço minimalista que a caracteriza é apanágio do arquitecto de renome que idealizou esta casa.

Sob o comprido

Se a área exterior de sua casa é exígua, considere a construção de uma piscina sob o comprido. Assim, poder-se-á refrescar e dar, na mesma, umas boas braçadas. A área exterior da imagem em questão, numa casa em Hong Kong está minuciosamente dividida em duas partes: uma com a piscina e a outra em deck. Ao fundo, existe uma cascata e, acima, um jardim tropical que completa o ambiente. A prova de como ter pouco espaço não nos limita se tivermos imaginação para o organizar. 

A iluminação importa

Iluminar a piscina é fulcral – sobretudo por uma questão de segurança – e há qualquer coisa de muito especial e romântico numa piscina com luzes que se acendem ao cair da noite. Para um mergulho nocturno, para uma conversa junto a ela ou para compor a atmosfera de uma festa com amigos, uma coisa é certa: luz e água formam o par perfeito. 

Actualmente, existem LEDS coloridos que permitem que mudemos a tonalidade a partir de um comando. Assim, pode deixar uma luz normal ou criar ambiente com um feixe de outra cor, como o rosa, à semelhança da imagem. Tenha em atenção que o fundo da piscina deve ser de uma cor mais clara para valorizar a luz reflectida. Numa piscina escura, perderá o impacto. 

Mas, diga lá: não parece uma piscina de filme de cinema?

Com vista para o infinito

Uma piscina com uma vista vertiginosa para a cidade localizada no topo da montanha de Hermosillo, no México. A iluminação pinta-a em tons esmeralda que nos sugerem o mar que banha a costa mexicana e as cascatas que saem das paredes de pedra evocam um spa. Se tem o privilégio de morar numa casa com uma paisagem de cortar a respiração, então considere instalar uma piscina infinita para usufruir da vista. Repare no jogo perfeito entre a pedra, o vidro, o betão e a pequena pastilha que reveste esta piscina. Materiais de excelência para uma casa de luxo.

Transparente

Piscinas  por Guz Architects
Guz Architects

Maryland Drive

Guz Architects

Ainda na lógica de plena harmonia e fusão com o ambiente circundante, surge esta piscina de uma casa contemporânea cujos rebordos são transparentes e elevam-se em relação ao nível do solo o que propicia dimensão, volume e profundidade à piscina que, assim, se assemelha em termos de formas ao resto da casa. Precisamente por baixo dela, existe uma sala multimédia em forma de “U” cujas paredes em acrílico permitem que os habitantes lhe vejam o fundo, dando a ideia de que a divisão está “submersa”, assemelhando-se a um aquário. A premissa por detrás deste projecto era a de aproximação entre o ser humano e a natureza. Conheça melhor a Tangga House, em Singapura, projectada pela Guz Architects.

Em verde esmeralda

A Villa Siriyana é o epítome da tropicalidade e do luxo. A piscina valoriza a paisagem e a paisagem valoriza-a a ela. Estão, portanto, em plena comunhão. O típico fundo em azul cedeu lugar a um revestimento em variados tons que vão do verde jade ao verde esmeralda, reproduzindo as tonalidades das cristalinas águas do mar da costa de países exóticos.

Em jeito de areal

Enfim um projecto português. A Casa I+F, projectada pela Artspazios, Arquitectos e Designers, inclui uma piscina que nos faz lembrar o acesso ao mar. Em vez de um rebordo definido, a entrada aparece com uma inclinação progressiva, tal como a areia no seu encontro com a água. A própria cor do revestimento do chão é, aliás, reminiscente da cor do areal. Releve-se, também, o mobiliário escolhido para o exterior todo em branco que se mistura com apontamentos de amarelo, criando uma atmosfera estival. Das paredes em pedra, surge uma cascata que traz a esta piscina o luxo de um spa.

Cá dentro

Piscinas: Piscinas modernas por Autovidreira

Em países mais a norte onde o bom tempo não é regular, nada como uma piscina anterior que, infelizmente, ainda só está ao acesso de alguns. As piscinas interiores têm, usualmente, água aquecida pelo que a sua manutenção é mais dispendiosa. No entanto, por estar protegida, suja-se menos e não sofre a erosão provocada pelas condições atmosféricas ou por tempestades. Ainda assim, deve manter a água limpa e tratada por questões de segurança. Convém, igualmente, considerar a compra de um desumidificador visto que as piscinas interiores tornam o ambiente húmido, desgastando a própria casa. 

Pode, no entanto, utilizá-la ao longo de todo o ano e a qualquer hora do dia, dispondo de maior privacidade se compararmos com as piscinas no jardim. Por estar no interior, acedemos através de portas que pode manter trancadas para evitar o acesso das crianças sem supervisão. A piscina desta casa integra um espaço todo envidraçado pelo que, apesar de ser interior, nos transmite a sensação de plena comunhão com a natureza. 

Sorte quem, ao fim do dia, se pode despir dos problemas e mergulhar nestas águas calmas, relaxando e praticando exercício físico.

Crie um ambiente de festa… ou de relaxamento!

Piscina Interior, Setubal: Piscinas modernas por ÀS DUAS POR TRÊS
ÀS DUAS POR TRÊS

Piscina Interior, Setubal

ÀS DUAS POR TRÊS

Uma decoração de piscina interior pelas mãos do atelier Às Duas por Três. O ambiente fresco e requintado convida-nos a uma noite bem passada com amigos ou família. A iluminação nocturna é artificial e feita por um sistema de LEDS que integra 24 cores distintas. As lanternas com velas a ornamentar os limites da piscina emprestam ao espaço uma atmosfera romântica e aconchegada. Realce-se, ainda, o jogo de formas geométricas entre as esferas e os cubos, que tornam a zona divertida e jovial. 

Pronto, não fique deprimido. Afinal de contas, já não é preciso gastar assim tanto de dinheiro para instalar uma piscina. Qual destas o fez sonhar? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!