Jardim à frente de casa: 7 ideias fantásticas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa sem jardim é sempre um espaço menos agradável e que se sente de forma mais fria. O jardim dá cor e vida a uma residência e, se esse jardim está à frente da casa, para receber aqueles que a ela chegam, ainda melhor. Os jardins também têm estilos que os caracterizam e, dependendo de muitos factores, podem ser grandes, pequenos, com muita vegetação ou simplesmente com materiais que lhe dão carácter de jardim, ainda que só tenham uma ou outra pequena planta.

Há jardins asiáticos, japoneses em particular, onde o jardim se desenha com pedras de diferentes tamanhos e dispostos em formas muito distintas. Estes jardins já são uma moda no ocidente pois a sua beleza fez questão de entrar nos hábitos ocidentais para jardins de casas modernas. No Japão, é tradição colocar os jardins de pedra em edifícios públicos, templos e casas privadas. Temos ainda os elaborados e frondosos jardins mediterrâneos e os simples e elegantes jardins minimalistas.

Todos estes estilos são actualmente motivo de admiração e possíveis de criar de acordo com o espaço disponível e as necessidades do proprietário. Neste livro de ideias vamos mostrar 7 ideias espectaculares de jardins construídos na frente da casa. Venha conhecê-los connosco.

Desenho moderno

Nas casas actuais, os desenhos de jardins são muito variados. Podemos encontrar verdadeiros amontoados de plantas que alternam as flores com a vegetação verde ou, simplesmente, uma zona onde os arbusto dão a cor enquanto o resto é deixado para os diferentes materiais que existem na construção, como a madeira e a pedra.

Nos jardins modernos é mais frequente o desenho global, de conjunto com o resto da casa, para que esta não perca os detalhes do seu estilo e o jardim seja parte integrante da decoração exterior, onde as luzes, a cor e outros elementos naturais possam ser parte dessa decoração, sem alterar o conceito da mesma.

Minimalista para casas pequenas

Casas pré-fabricadas  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Eingangsbereich

FingerHaus GmbH

Se a casa é de tendência minimalista, significa que apenas se encontra no projecto o essencial, deixando de parte tudo o que possa ser entendido como inútil ou desnecessário. Este conceito é muito aceite actualmente no design de casas e outro tipo de edificação. Também existe um jardim apropriado para esse tipo de casa pequena e que será um jardim minimalista, onde os adornos são excluídos e só encontramos o essencial, como arbustos plantados em zonas estratégicas e que não interferem com a casa e a utilização da mesma. O conceito de menos é mais está bem presente neste jardim em frente da casa, onde a cor verde, as texturas dos materiais dos piso e a relva ajudam a criar uma entrada muito elegante.

As flores como detalhe central

Jardins mediterrânicos por italiagiardini
italiagiardini

giardini a terrazza in Costa Azzurra

italiagiardini

Mesmo gostando de flores, há pessoas que consideram que usá-las em abundância é trabalhoso e obriga a muita manutenção e limpeza do espaço. Seja como for, achamos que pelo ambiente que criam, vale a pena tentar.

As flores podem ser perenes ou, por outro lado, durar um tempo relativamente curto. Se tem plantas que florescem só por algum tempo e depois morrem, é preferível colocá-las em floreiras ou vasos para que seja mais fácil substitui-las por outras novas. No jardim que mostramos na imagem, o conjunto de plantas florescidas é o centro da decoração de um espaço exterior onde a pedra dos canteiros reforça o design e o carácter da propriedade. Os vasos repletos de flores oferecem uma imensidão de cor, alegria e, certamente, perfume a todo o espaço.

Inspiração zen

A inspiração zen nos jardins provém do que encontramos no Japão, que por sua vez o herdou da China. No ocidente, tal como no Japão, estes jardins são muito elegantes e refinados, evocando a simplicidade rural tão típica do pais asiático.

Estes jardins têm como base do desenho as pedras, que representam as montanhas e o arquipélago e se complementam com pontos verdes de plantas, candeeiros de jardim, uma ou outra estátua e, até mesmo, algum desenho que represente as cerejeiras em flor. A cerimónia de chá foi outra importante inspiração para a decoração destes jardins que se estão a actualizar, mas conservando sempre a característica mais notória do jardim japonês: as pedras.

Inspire-se com esta proposta fantástica dos designers de jardins da Zen Ambient.

Elegante e barato

Jardins tropicais por Zen Ambient
Zen Ambient

jardín de bambú

Zen Ambient

Se o orçamento não é elevado e tem que se guiar por ele, o melhor é não inventar e criar o jardim que pode ter sem precisar de um gasto elevado. Pode colocar ladrilho no piso formando caminhos, usar peças de cimento que ofereçam movimento ao desenho,  apostar na relva para cobrir espaços centrais e distribuir arbustos de forma a permitir fácil manutenção e muita vida. Com um bom projecto pode preparar o orçamento e decidir se deve dar mais ou menos detalhes ao espaço, sempre com o objectivo de ter um jardim confortável, mas nunca muito custoso. Tudo dependerá de começar pelo desenho e projecção como forma responder às suas necessidades. Esta é a chave do êxito.

Estilo rústico

Jardins clássicos por Terra

Os jardins de estilo rústico são frequentes em zonas mais áridas, onde o tipo de plantação que melhor se dá são as xerófilas, como os cactos. Um bom jardim rústico pode chegar a ser grande mas sempre com esse estilo que se define, acima de tudo, com elementos de piso de pedra e cimento que compõem os espaços onde as plantas estão plantadas, seja directamente em canteiros ou vasos. Os arbustos que se usam também devem correspondem a este clima, para que se crie um conjunto de estilo rústico. Estamos perante jardins que não necessitam de muito manutenção e que são compostos por plantas de pouca rega e poda.

Jardins mediterrâneos: ideais para casas grandes

Jardins mediterrânicos por Hábitas

A frondosidade de um jardim mediterrâneo é ideal para estar à frente de uma casa de grandes dimensões. Numa parcela de terreno ampla, a casa distingue-se pela sua arquitectura, com grandes varandas/terraços e muita madeira. À sua volta, podemos ver este maravilhoso jardim, onde as árvores oferecem frescura e sombra e os pequenos arbustos e flores se apresentam como atracção principal.

Neste jardim de grandes proporções destacam-se as áreas com sobra e a cuidadosa colocação de pequenos arbustos de distintos tamanhos, para acentuar a distribuição das zonas de acesso a casa e ao mobiliário de jardim instalado por baixo das grandes árvores. Os frondosos jardins mediterrâneos são especiais para estar em frente a uma casa de grandes proporções, envolvendo-a com o intenso verde e a chamativa cor das flores.

O que achou dos jardim que lhe mostrámos? Conseguiu-se inspirar nas ideias que lhe apresentamos? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!