A casa de família que pode escolher por catálogo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo de hoje, vamos mostrar-lhe o projecto de uma confortável casa pensada para uma família entre quatro a cinco pessoas. A casa divide-se em dois andares. No piso térreo, encontra-se uma espaçosa área em plano aberto que incorpora a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. O andar inferior integra, ainda, uma despesa, um escritório e uma casa de banho de serviço.

No piso superior – sótão -, há três quartos, uma casa de banho e um closet. A casa tem um porão abriga a sala de caldeira e a lavandaria. O formato simples da casa com um telhado de duas águas torna-a fácil de executar e com uma utilização de baixo custo.  

A casa Indygo 4 que vamos já conhecer em detalhe tem uma área total de 135,70 m². A moradia integra o portfólio da firma polaca Domy w Stylu. Esta empresa funciona de forma curiosa. No website encontra uma miríade de projectos de casas, quase todas moradias familiares, com as devidas medidas e planos em pormenor pelo que os clientes podem apenas chegar e escolher a casa de que mais gostam por catálogo. O que lhe parece este conceito? É, sem dúvida, muito prático.

Vamos conhecer o projecto?

Uma fachada agradável e familiar, mas moderna!

O comprimento da fachada com o jardim incluído é de 19.20 metros. Não é uma casa que se destaque pelas grandes dimensões ou pela imponência. É uma moradia simples, mas com uma arquitectura moderna e um tamanho muito generoso para uma família tradicional. Na verdade, é o tipo de casa com que a maior parte das famílias sonha.

A conduzir-nos até à entrada há um agradável jardim atravessado por um caminho em pedra que nos leva à porta principal situada num ponto recuado e, por isso, mais resguardado em relação à superfície principal. A entrada como que forma um pequeno alpendre que mistura a frieza da pedra com o calor da madeira.

Como já referido, a casa tem dois andares. Porém, o telhado negro é muito inclinado pelo que as divisões do piso superior incluem uma área em jeito sótão.

O jardim nas traseiras

Antes de conhecermos o interior da casa, vamos espreitar o jardim traseiro onde se destaca o deck e respectiva pérgola em madeira que para além de formarem uma agradável zona de convívio no exterior, são também interessantes do ponto de vista arquitectónico. Esta zona “recreativa” de exterior é ideal para a família desfrutar dos dias de Verão, para ler um livro ou para fazer refeições ao ar livre. A parte posterior da casa é mais envidraçada que a fachada principal, mais privada. De destacar, ainda, a clarabóia no telhado, uma boa ideia para deixar os espaços superiores bem iluminados.

A sala de estar

Vamos abrir as portas de correr do alpendre e entrar para a casa, designadamente para a sala de estar. O mobiliário elegante num delicioso tom chocolate adorna o espaço e faz-nos querer convidar amigos para uma noite de amena cavaqueira ao som do crepitar da lareira. A ausência de televisão enfatiza esta zona como sendo uma zona de convívio. Os sofás e as cadeiras estão dispostos de forma a tornar a facilitar a conversa. Uma bonita carpete em bege torna a área mais confortável e liga todos os elementos.

Aberto para todos

Aqui está um perfeito exemplo de espaço aberto! Isto maximiza o espaço utilizado para o máximo das suas potencialidades e oferece uma maior liberdade de movimentos entre as diversas zonas. O espaço é ainda mais reforçado graças às janelas e às portas de vidro que jogam muito bem com o esquema de cores neutras do ambiente.

Este é, sem dúvida, o ponto social mais activo da casa, com a sala de estar, a zona de refeições e a cozinha, situados próximos uns com os outros para facilitar a circulação e o convívio dos moradores.

Note-se que o luxuoso soalho de madeira tem um espantoso tom que nos faz lembrar a areia da praia, o que é uma ideia fantástica para criar um piso, seja qual for o estilo ou a cor do mobiliário.

Sala de jantar luminosa

Um toque de natureza é trazido para dentro da casa, não só graças à madeira, mas também ao sublime conjunto de cores. Eis uma bela combinação de castanhos e beges que adornam a parede e a forma como ela flui, com as suas luminosas cadeiras de jantar verdes.

A mesa, de um branco imaculado, completa a área de refeições, com um sistema de iluminação moderno pendurado no tecto e iluminando os saudáveis convívios que se farão à mesa com familiares e/ou amigos.

Agora tudo junto

Estamos perante a vista do lado da cozinha para as três áreas que partilham este belo espaço aberto. A bancada de mármore em tons de carvão oferece uma zona para preparação de alimentos e contrasta na perfeição com os tons brancos e castanhos que dominam o ambiente. Um frigorifico moderno – com dispensador de gelo – é inserido num nicho da parede, economizando mais espaço na cozinha.

Além de três quartos, uma casa de banho e um closet, a casa também oferece um espaço extra que pode ser usado como quarto ou escritório.

A luz solar entra pelas janelas de vidro e temos a certeza que é apenas uma questão de tempo até a família e/ou amigos entrarem pela porta e encherem o espaço de boa disposição e amizade.

Se visse esta casa num catálogo, ela despertava a sua atenção? Diga-nos o que achou deste projecto e coloque-nos a suas questões!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!