Hóspedes em casa? – saiba receber!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Actualmente, e muito por causa da difusão dos vôos low cost, é cada vez mais fácil viajar e sair da zona de conforto para conhecer novos lugares e pessoas. A grande consequência directa disso é o aumento da procura de estadia para esses dias de fuga à rotina.

Para os proprietários de imóveis sem inquilinos, esta nova tendência do turismo abriu portas para um mercado que até há poucos anos estava parcamente explorado: o mercado dos arrendamentos de curta duração. Este tipo de arrendamento veio dar nova vida às cidades, principalmente as grandes, pois fica mais económico que muitos hotéis, além do que dá aos turista a oportunidade de viverem como um verdadeiro autóctone! Haverá coisa melhor que acordar num barco-casa nos canais de Amesterdão? Ou, quem sabe, adormecer em pleno bairro histórico de Alfama, com sons de fados e guitarradas? Pois bem, a procura por este tipo de estadia intensificou-se bastante nos últimos anos e a tendência é que continue a dar cartas. Portanto, se é proprietário e pretende colocar o seu imóvel neste mercado, saiba exactamente o que deve ter em conta na preparação da casa para os seus clientes, com vista a dar uma excelente impressão logo desde o primeiro dia!

Espaços pequenos

Corredores e halls de entrada  por Chase Furniture
Chase Furniture

Innovative storage solutions.

Chase Furniture

Sim, é mesmo isso: não há espaço que seja demasiado pequeno que não valha a pena ser aproveitado! Vale vãos de escadas, espaços mortos atrás das portas, cantos sem uso aparente… Livre-se de tudo o que esteja a fazer o papel de tralha e reaproveite todos os recantos! Há mil e uma maneira de os ocupar, sem que para isso tenham lá monos: desde prateleiras, a armários feitos por medida, passando por mil e uma elementos decorativos, estamos certos que vai conseguir dar o melhor uso possível a todo o espaço! Se a sua casa for um imóvel pet friendly, pode sempre encaixar, casotas, caminhas ou um pequeno parque de diversões para o bichinho que vier a acompanhar os hóspedes.

Hall de entrada

primeiro espaço com que os seus hóspedes se vão deparar após abrirem a porta de casa será precisamente o hall de entrada. Assim sendo, procure dar-lhes logo a sensação de terem entrado na sua própria casa, fazendo com que se sintam imediatamente confortáveis. Maximize o espaço disponível com mobiliário útil, como por exemplo um banco com arrumação (onde encontrarão chinelos de quarto que podem substituir pelos sapatos que trazem calçados) ou um armário onde possam pendurar os casacos e outros agasalhos. A ideia de deixar uma mensagem de boas vindas também é muito agradável para quem a vê, principalmente se tiver o cuidado de escrever (ou tentar, pelo menos) no idioma dos seus clientes!

Cozinha

O passo seguinte é entrar na cozinha e perceber o que pode ser alterado para melhorar a experiência dos visitantes. Independentemente de estarem mais ou menos tempo, a arrumação é fundamental. Por isso mesmo, procure explorar ao máximo os espaços verticais, aplicando armários em toda essa zona. Mesmo que seja uma cozinha de poucas dimensões, é preferível ter mais arrumação superior que inferior. Reserve a parte de baixo para bancadas de preparação de comida e uma mesa de refeições completas (almoço e jantar) ou mais curtas (pequeno-almoço e lanche), conforme o espaço que tem disponível. Lembre-se sempre de ter uma mesa que dê para sentar tantas pessoas quanto a capacidade da casa que promove nos sites de arrendamento.

Sala de estar

Um apartamento moderno - retro: Salas de estar modernas por Architect Your Home
Architect Your Home

Um apartamento moderno – retro

Architect Your Home

Encaminhamo-nos para a sala de estar e percebemos rapidamente que será um dos pontos fortes da casa, onde as pessoas irão, à partida, conviver mais e passar mais tempo. Se assim é, é super importante que seja muito confortável (quer em termos de mobília, como em termos de temperatura e humidade) e que consiga albergar toda a gente. Foque-se no espaço que tem e adquira um sofá de dimensões adequadas, o maior possível. Além disso, deve ter em conta que deverá transforma-se numa cama. Porquê? Porque assim consegue que a casa tenha uma capacidade maior, mesmo que tenha poucos quartos. Se não quer investir muito no sofá, pode sempre ter almofadões pelo chão que rapidamente se conjuguem e formem uma ou mais cama – esta solução é ainda mais versátil que o tradicional sofá-cama, no entanto o tipo de população que adere a este tipo de ideia é de camadas mais jovens, pelo que deve pensar qual o público que quer em sua casa antes de a mobilar de uma maneira tão informal.

Casa de banho

Remodelação de apartamento: Casas de banho modernas por Architect Your Home
Architect Your Home

Remodelação de apartamento

Architect Your Home

A casa de banho é um dos pontos mais sensíveis, a par com a cozinha, da sua casa. A limpeza é fundamental e não pode mesmo descurá-la. Assumindo que deixou tudo limpo e arrumado, há alguns pontos em que se deve focar: roupa limpa e à disposição (toalhas penduras e/ou devidamente dobradas), ambientadores que acabem com os maus cheiros e certificar-se de que não há nenhum problema de entupimento de canos. Se quiser dar um toque realmente especial, adquira pequenos kits de higiene, como os existentes nos hotéis. Sabe como é: por vezes, com as correrias, esquecemo-nos destes bens e não há nada pior que chegar a casa, depois de uma viagem comprida, e perceber que temos que gastar os primeiros trocos em coisas que podíamos ter trazido de casa. Mesmo que os hóspedes não utilizem, este tipo de cuidado dar-lhe-á pontos positivos nas reviews!

Garagem, cave ou anexos

Bar Aberto: Adegas modernas por FABRI
FABRI

Bar Aberto

FABRI

Por último, se as redondezas onde a casa em questão se insere tiver estacionamento fácil à porta ou se o espaço livre na arrecadação/anexos for dispensável para uma estadia confortável dos seus inquilinos, por que não remodelar este espaço e torná-lo noutro ponto atractivo do seu imóvel? Deixe que a sua imaginação voe e crie um salão de jogos, uma sala de convívio maior ou, quem sabe, um pequenos ginásio com sauna, jacuzzi ou banho turco. É certo que, na maior parte das vezes e tal como acontece nos hotéis, os clientes acabam por usar pouco este tipo de instalações… no entanto, os olhos também comem e estas são características que acabam por saltar à vista no meio de tantos outros imóveis!

Acha que nos falta mais alguma dica? Diga-nos qual, na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!