6 passos para ter a cozinha perfeita e cozinhar os pratos mais deliciosos!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A cozinha é o mais delicioso espaço da casa. Para dele desfrutarmos devidamente, devemos construí-la certificando-nos de que não deixámos passar em claro nenhum pormenor. Criar a cozinha perfeita é subjectivo. Afinal de contas, cada família tem necessidades específicas e pode-lhe dar um uso distinto. No entanto, há elementos que são transversais a todas as cozinhas. Entre eles, destacamos a eficiência que se obtém, designadamente, através da boa disposição dos electrodomésticos e da construção de espaços de arrumação completos. Isto aplica-se a cozinhas grandes e pequenas. Para além do equipamento, a parte estética importa. As pessoas que gostam de cozinhar e, claro, as que gostam de saborear uma boa refeição, preferem fazê-lo num ambiente com boa iluminação natural e artificial. A cozinha é um espaço que se quer pleno de praticidade e de uma sensação de higiene.

No artigo de hoje, deixamos-lhe seis passos para criar a cozinha dos seus sonhos. Leia-os com atenção.

Defina um pressuposto

Antes de começar a construir e a decorar a sua cozinha, é impreterível definir o seu orçamento. Não importa o quão avultado é, mas sim aquilo que pode fazer com ele. Lembre-se que um orçamento limitado não é, se for criativo, um impedimento para construir uma boa cozinha até porque os melhores pratos gourmet vêm com uma apresentação pequena, mas com um grande sabor e imagem. Assim, se tem um orçamento pequeno, aposte numa cozinha simples e compacta como a da imagem. Quando souber o limite do que pode gastar, é mais fácil procurar móveis e electrodomésticos dentro desse preço até porque, nos sites das lojas, já tudo está organizado por preço e pode definir as suas margens e ver apenas o que lhe interessa sem se dispersar.

Comece a desenhar

Cozinhas modernas por Imativa Arquitectos
Imativa Arquitectos

Residencia R53

Imativa Arquitectos

Parecendo que não, a apresentação de um prato influencia muito o seu sabor e, nesse sentido, também a apresentação de uma cozinha influi a maneira como desfrutamos do espaço podendo mesmo determinar as nossas emoções e estado de espírito. Antes de construir a sua cozinha, deve projectá-la com ajuda de um profissional ou fazer você mesmo um esboço com um plano de disposição. Crie um plano sobre a localização dos móveis e acessórios da sua cozinha. Em espaços fechados, por exemplo, pode utilizar uma configuração em “U”, para desocupar o centro e evitar que fique tudo amontoado. Para espaços abertos, propomos as estruturas em “C” ou em “L”.

A cor perfeita

Não se esqueça que as cores da cozinha também alimentam as suas emoções e mudam o seu humor. As cores quentes, por exemplo, provocam mais fome. Eleja tons neutros para espaços pequenos com toques finais em tonalidades vibrantes se dispuser de um espaço exíguo ou se aspirar a uma estética mais elegante pode utilizar cores mais intimistas e misteriosas como o azul petróleo ou os tons de castanho.

Maximiza o espaço

Cozinhas modernas por Hardvendel Design
Hardvendel Design

​Hardvendel Design

Hardvendel Design

A ordem na nossa cozinha é algo mais do que a ausência de caos. É o sinónimo de que tudo está bem e que cozinhar é um prazer. Ter uma cozinha perfeita é ter uma cozinha organizada. Para tal, recorra a sistemas de armazenamento específicos e com tamanhos variados para maximizar o espaço e manter tudo em ordem. Se procura sistemas mais tradicionais ou tem espaço suficiente, não hesite em agregar uma despensa ou um local específico e permanente para pratos.

Fogão e exaustor

Pode não parecer o detalhe mais importante, mas a verdade é que o exaustor, para além de um elemento essencial, também deve ser esteticamente apelativo para não destoar no todo da cozinha. Também os electrodomésticos devem ser escolhidos criteriosamente para que a sua superfície se harmonize com a dos móveis em termos de cor e de estilo. Numa cozinha rústica, por exemplo, pode escolher electrodomésticos modernos, mas com um design mais retro como é o caso dos conhecidos frigoríficos SMEG.

O toque final

Os acessórios e os utensílios de mesa que tem na sua cozinha são tão importantes quanto o resto. São eles que surgem em jeito de cereja no topo do bolo na decoração e que complementam a paleta em branco. Espalhar flores bonitas pela cozinha, acessórios de arrumação como cestos ou caixas ou pôr uma mesa com pratos elegantes e uma toalha bonita. Tudo conta. Repare que são os detalhes que dão conta da sua personalidade e tornam o seu espaço precisamente isso: seu.

O que lhe pareceram as nossas sugestões? Vai construir uma cozinha ou preparar-se para remodelar a sua? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!