A incrível casa que levita

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A arquitectura moderna quando surgiu, nas primeiras décadas do século passado, apareceu ao mundo com algumas regras definidas, querendo ser uma nova arquitectura, destinada a um novo tipo de ser humano. Desta forma era essencial que ela funcionasse como uma máquina que funcionasse com a maior eficiência possível para que, deste modo, pudesse prover ao Homem moderno uma nova forma de viver em sociedade. Le Corbusier, um dos mais famosos arquitectos modernos e pai da maioria dos conceitos que hoje identificamos com a arquitectura moderna, estabeleceu alguns caminhos que deveriam ser seguidos.

De entre esses caminhos que o mestre estabeleceu, podemos observar muitos nesta casa projectada pelo estúdio AR Design Studio. Os pequenos pilares que conectam o piso térreo com o primeiro andar da casa e a elevam, deixando um espaço livre e de contacto com o ambiente exterior tornando-os num só. As grandes janelas, também chamadas pelos arquitectos da época de ’cortinas de vidro’ trazem a iluminação natural para dentro da casa e permitem uma bela vista do exterior. É claro que esta não é uma casa dos anos 30, mas, com certeza, que conservou o melhor dessa época. É esta jóia da arquitectura moderna que vamos ver hoje mais ao pormenor. Acompanhe-nos nesta visita virtual.

Caixa branca

Casas modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Abbots Way

AR Design Studio

Podemos ver duas paredes de caixa branca: uma delas é ocupada por cinco grandes janelas e a outra por duas janelas estreitas, uma vertical e outra horizontal. Entretanto, o mais interessante aqui é a diferença de cores usadas no piso superior e inferior. Enquanto o andar superior é quase todo branco, o térreo é dominado por cores escuras, o que faz com que pareça que o andar superior é sustentado apenas pelos dois pilares que aparecem na imagem. Uma interessante ilusão óptica.

Pequeno espelho de água

Casas modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Abbots Way

AR Design Studio

Agora, olhando por um ângulo diferente, vemos com mais destaque a parede que possui as pequenas janelas. Notamos também como o piso térreo é envidraçado e como as paredes que fazem divisão com o ambiente externo ao terreno são de pedra, tanto à esquerda da imagem como ao fundo. A casa é também circundada por um longo e estreito espelho de água, o qual emoldura os limites da residência.

Vista a partir do piso térreo

Salas de estar modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Abbots Way

AR Design Studio

No piso térreo encontra-se a sala de estar. Esta é dominada pelo branco dos móveis, pelo cinza do piso e cinza chumbo das janelas que emolduram grandes placas de vidro. Este sistema, assim como a dimensão do vidro, estabelece uma relação muito próxima com o exterior, trazendo a imagem das árvores e da relva para dentro da sala que possui um ambiente esterilizado e cheio de elegância, sem qualquer sinal da rusticidade exterior.

Sala de jantar simples

Salas de jantar modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Abbots Way

AR Design Studio

Como podemos ver na imagem, a sala de estar, ao fundo, encontra-se num plano mais baixo do que a sala de jantar. Esta última, no plano normal do piso térreo, é bem simples e usufrui dessa simplicidade para impor a sua beleza que se destaca através do chão cinzento, de um candeeiro quase transparente que cai do tecto e de cadeiras metálicas e elegantes.

Predomínio do branco

Cozinhas modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Abbots Way

AR Design Studio

Na cozinha desta bela casa, o espaço conta com uma ilha central, um elemento extremamente comum nas casas modernas e que resiste à passagem do tempo. Os armários seguem a paleta de cor semelhante, tendo a cozinha apenas alguns pontos estratégicos com cores mais escuras e um lindo vaso de flores roxas que se destaca no meio de tantas cores neutras, trazendo alegria e contraste a este amplo ambiente.

Cozinha vista de outro ângulo

Cozinhas modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Abbots Way

AR Design Studio

Vendo a cozinha de outro ângulo, podemos observar que ela está cercada por luz natural. A estrutura independente do edifício permite que as grandes janelas sejam colocadas como planos de ligação ao mundo exterior, permitindo que a luz do sol banhe o ambiente. Quando abertas, estas janelas/portas permitem também a interacção imediata com o ambiente externo, facilitando a ventilação e a dispersão de possíveis gorduras e gases que se poderiam acumular na cozinha.

Escadas

Corredores e halls de entrada  por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Abbots Way

AR Design Studio

Como todo o edifício de um ou mais andares, esta casa exige a utilização de um elemento de transferência entre pisos, neste caso uma escada. O interessante é a beleza que esta escada impõe aqui. É toda de madeira e desenvolve-se em torno de um eixo que permite a existência de um grande buraco no meio. Os corrimões são feitos apenas em vidro, dialogando com as grandes janelas e permitindo óptima permeabilidade visual.

Ambiente externo

Jardins modernos por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Abbots Way

AR Design Studio

Do lado de fora da casa encontramos um contraste: ao invés das superfícies lisas, brancas e cinzas com grandes peças de vidro e janelas escuras, o chão e as paredes externas são de pedra e a vegetação abunda. Vemos isso através das pequenas árvores colocadas em locais estratégicos ou mesmo no relvado que cobre grande parte do terreno. Assim se forma uma bela combinação.

Gostou da casa que lhe apresentamos? Imagina-se a viver num espaço elegante como este? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!