por homify

7 ideias para ampliar a casa sem gastar muito

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A família cresce ou acumulámos objectos e, de repente, damos por nós a precisar de muito mais espaço para viver confortavelmente. Como comprar ou construir casa nem sempre é possível, temos que nos virar para outras alternativas. Neste artigo, debruçar-nos-emos sobre sete projectos de expansão. Esqueça obras invasivas, orçamentos exorbitantes, poeira e ruído. Vamos mostrar-lhe opções simples e funcionais.

1. Paredes de vidro

Uma forma simples e rápida para ganhar preciosos metros quadrados é através de portas deslizantes de vidro com moldura de alumínio. Neste projecto, a generosa superfície envidraçada abre o interior para o exterior – integrando ambos os ambientes – e permite a passagem de luz solar, o que torna os espaços mais quentes.

2. Um espaço adicional independente

Se na sua casa não tem espaço para construir um quarto novo, um escritório ou até um atelier, pode instalar no jardim um anexo que sirva esse propósito ou qualquer outro. Ao fazê-lo, estará a fintar possíveis obras, demolições e/ou trabalhos de reconstrução. 

Neste projecto, o anexo surge encostado a uma parede existente da casa. O módulo pré-fabricado foi colocado sobre uma plataforma de betão e tem uma cobertura metálica. Possui grandes janelas, portas de correr, isolamento térmico e telhado em metal laminado. O revestimento é em madeira que foi devidamente tratada para prevenir pragas. 

3. Tirar partido da altura

O pé-direito duplo conforma uma óptima oportunidade para ganhar um espaço extra em casa. Crie um mezzanine bem sustentado com uma armação de ferro e use-o como escritório, sala de cinema ou quarto. As hipóteses são diversas. Para lhe aceder, aposte numa escada moderna.

4. Pátio em cimento

Varanda, marquise e terraço  por homify
homify

Patio | Reforma Bruc | Standal

homify

Amplie a sua sala de estar para o terraço e use o betão como material principal. Trata-se de uma opção económica, fácil de instalação e que praticamente não requer manutenção. Pode usar o betão para as paredes que limitam o perímetro e mesmo para o chão. O que acha desta abordagem moderna?

5. Cerâmica e vidro

Uma solução simples que faz uso de materiais baratos pode ser aquilo que procura para expandir a sua casa. A imagem mostra um pequeno gazebo com paredes envidraçadas e telhado de zinco. As grandes janelas com moldura de alumínio deixam ver o piso de tijoleira.

6. Anexo em madeira

Mais um projecto com um anexo de madeira no jardim a acrescentar um espaço útil à casa. Esta solução não requer grandes trabalhos, não suja e não sai cara. O pequeno anexo pode ser comprado já montado ou ser montando in loco num par de dias. Precisa apenas de usar madeira que suporte bem as condições atmosféricas e que proporcione conforto no interior. 

Veja aqui o processo de construção de um anexo no jardim.

7. Uma solução inesperada

Precisa apenas de espaço de arrumos. Eis a proposta que temos para si? Há modelos que também incorporam vidro, o que assegura a presença de luz natural no interior.    

Qual destas opções seria mais viável para si?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!