7 dicas para evitar a humidade nas janelas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A condensação das janelas é um dos problemas domésticos mais comuns nas nossas casas. Quem já não encontrou, ao chegar a casa, as janelas empenadas e as paredes húmidas? É um fenómeno comum causado pelo excesso de humidade no espaço e contra o qual devemos tomar medidas de forma a evitar ou minimizar os seus riscos deveras nefastos para a nossa residência e saúde. Reduzir este nível de humidade no ambiente manterá as janelas da casa sem defeitos e ajudará a manter a saúde das paredes que costumam ser afectadas pelas humidades interiores. Neste artigo, vamos mostrar a natureza desta humidade e como podemos evitar a sua formação.

O fenómeno da condensação

Casas de banho minimalistas por stefania eugeni
stefania eugeni

bagno ospiti

stefania eugeni

A condensação é um processo físico-químico a partir do qual um gás é arrefecido até ao ponto em que se transforma em líquido. O ar ambiental das casas contém, em maior ou menor medida, vapor de água, consequência directa das mais variadas actividades domésticas. Este vapor de água, ao entrar em contacto com a superfície especialmente fria condensa-se, tornando-se em tangível e visível humidade. Todos nós assistimos a este fenómeno diariamente, por exemplo, ao sair do banho.

A razão de existir condensação nas janelas

Os vidros das janelas são, certamente, um dos materiais mais frios da casa. Devido a essa característica, é nestes lugares que a condensação mais se faz notar. O vapor de água diluído na atmosfera doméstica é absorvida pelas outras superfícies quando a temperatura é especialmente baixa. Não obstante, há que compreender que a condensação só ocorre quando existe demasiada humidade na residência e quando a temperatura da superfície está muito abaixo da temperatura do ar. Este fenómeno acontece especialmente no inverno, quando as paredes e vidros estão ainda mais frios do que o habitual.

Consequências da humidade nas janelas

Quando a humidade é excessiva, pode deteriorar a pintura dos caixilhos das janelas, gerando manchas e mofo; também pode cair no chão e afectar o piso, especialmente se este for de madeira. Como mal maior, pode-se ainda infiltrar através do cimento do edifício, danificando seriamente as paredes da residência.

Manter uma temperatura correcta

Salas de estar rústicas por Ardesia Design
Ardesia Design

Chalet Gstaad

Ardesia Design

Se o calor no interior da casa for excessivo acabamos por abrir as janelas, de vez em quando, para que a temperatura se vá equilibrando. Se fizer demasiado frio, é quase obrigatório ligarmos o aquecimento. A condensação ocorre com maior frequência quando a temperatura da casa está abaixo dos 17 graus centígrados. É vital, por isso, conservar um clima que seja temperado no interior da casa.

Ventilação adequada

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

Arejar correctamente a residência, com correntes que purifiquem o ar interior com o ar exterior e dispor de um sistema de ventilação adequado dentro de casa são as duas medidas fundamentais para evitar a humidade. Arejar a casa é uma tarefa que devemos levar a cabo diariamente, abrindo as janelas para que a corrente que entra limpe a atmosfera interior. Na cozinha, é conveniente executar esta tarefa com maior regularidade, especialmente quando se utiliza a máquina de lavar a roupa ou louça.

A escolha das janelas

Cozinhas modernas por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Sunny Isles – FL – US

Infinity Spaces

Ao colocar janelas em nossa casa podemos instalar, por exemplo, vidros de baixa emissividade, também conhecidos como Low E, que reduzem significativamente a perda de calor. As janelas de duplo vidro são outra opção que melhora as condições térmicas da residência. Consulte sempre profissionais vidreiros, como por exemplo a Autovidreira, para que estes ajudem a escolher a melhor e mais segura opção.

Últimos conselhos

Salas de estar mediterrânicas por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – THE MAIN HOUSE

Bloomint design

Para finalizar este livro de ideias, deixamos aqui mais alguns conselhos que o irão ajudar a evitar a humidade dentro de sua casa. Por exemplo, não mantenha as cortinas e persianas constantemente fechadas pois isso não permite a circulação do ar junto aos vidros. Mantenha a atmosfera aquecida, utilize extractores e instale sistemas de ventilação. Para além de tudo isto, é importante que não cubra a sua lareira e que utilize regularmente desumidificadores.

O que achou dos conselhos que lhe demos? Foram-lhe úteis? Envie-nos as suas dúvidas. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!