Salas de estar escandinavas por Dröm Living

Visita surpresa! Como limpar a casa em 5 minutos?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos nós já recebemos visitas inesperadas em casa ou, pelo menos, tivemos convidados que apareceram mais cedo do que era previsto. Como é natural, gostamos de ter a nossa casa limpa e organizada quando recebemos pessoas. A ideia é proporcionar uma visita agradável e confortável e, claro, não deixar os nossos amigos a pensar que vivemos no meio do caos. 

Muitas vezes, temos que recorrer ao nosso “eu” pragmático para deixar a casa apresentável em poucos minutos. Não podemos estar com arrumações profundas, mas podemos olhar em volta, detectar os elementos que provocam mais peso visual no espaço e arrumá-los ou deitá-los fora, se for esse o caso. Aliás, pode mesmo começar por pegar num saco ou balde do lixo e esvaziar as áreas comuns e casa de banho de serviço do lixo maior. O mesmo se aplica com um cesto de roupa suja. Toalhas usadas ou aquela camisola que ficou atirada no chão antes de entrar no duche. Nem precisa de discriminar, coloque tudo no cesto e, mais tarde, separa por cores. Depois disso, feche todas as gavetas e portas de armários. Estas últimas, quando abertas, dão um ar descuidado. Não se esqueça, ainda, de ajeitar as almofadas e mantas do sofá, alinhar os comandos, os computadores e as revistas e empurrar as cadeiras para debaixo da mesa. Não deixe louça por lavar de fora. Para além de esteticamente desagradável, os restos de comida podem deixar cheiros. Se tiver máquina, coloque lá tudo. Se não tiver, passe rapidamente por água, coloque tudo na banca e tape com um pano. É uma batota aceitável quando estamos com pressa. 

Este é um bom começo, mas deixamos-lhe mais sugestões ao longo deste livro de ideias. Veja quais.

Limpar as superfícies

Como dizíamos, o primeiro e mais importante passo é identificar com rapidez aquilo que mais chama a atenção dentro das zonas comuns como a cozinha e respectivo balcão, a sala de jantar, a zona do sofá e da televisão que são o ponto focal da sala de estar e a casa de banho de serviço. Deste modo, faz sentido que limpemos, antes de mais, as superfícies das mesas e dos balcões. Varrer ou aspirar o chão também conta. Não precisa de utilizar muitos produtos. Seja prático e passe o pano húmido.

Limpe a televisão

Embora a entrada da casa seja o espaço onde recebemos os nossos convidados e onde podemos causar uma boa primeira impressão, continua a tratar-se de um lugar de passagem que, dada a pressa, pode ficar para último. Claro que, tendo uma cómoda, uma cadeira ou uma mesa na entrada, pode limpar as superfícies rapidamente. Depois da entrada, passamos, normalmente, para a sala de estar. Aqui, é aconselhável remover o pó que se acumula no ecrã de televisão. A televisão é o centro da maior parte das salas e o pó nota-se facilmente sobre a sua cor preta. Aproveite e passe o pano na mesa de café.

Agora, é a vez da casa de banho

Casas de banho minimalistas por Polygon arch&des
Polygon arch&des

APARTMENT “VERBI”

Polygon arch&des

Na casa de banho, a limpeza é fundamental. Assim, devemos mantê-la o mais arrumada e limpa possível para, numa hora de emergência, não termos que nos preocupar. Porém, isto nem sempre acontece, sobretudo numa casa onde vive uma família grande que inclui crianças. Para as suas visitas ficarem impressionadas com a higiene do espaço, troque rapidamente a toalha de mãos por uma lavada e limpe rapidamente o espelho. Não se esqueça de verificar se há papel higiénico e sabonete de mãos. 

Inspire-se na simpática casa de banho da imagem, um projecto da Dröm Living.

Esconda os pratos sujos

Cozinhas modernas por LUSIARTE
LUSIARTE

Une cuisine

LUSIARTE

A maior parte das famílias usa a cozinha todos os dias o que implica lavar a louça e, por consequência, passar um pano nos balcões regularmente ou até mesmo diariamente. Contudo, muitas vezes só fazemos isto ao final do dia, sendo que ao longo do mesmo vamos acumulando louça como o prato da torrada que comemos, o café da manhã, o sumo a meio da tarde, entre outras coisas. Isto significa que, ao fim do dia, já podemos ter uma quantidade considerável de louça para lavar, mesmo antes do jantar. Bom, agora que os convidados estão prestes a tocar à campainha, se calhar não é a melhor hora para nos pormos a esfregar louça. Seja prático e arrume-a na máquina de lavar louça ou até mesmo dentro do forno. Vale tudo menos deixá-la à vista!

Elimine o pêlo dos seus animais domésticos

Casa  por stylecats®

É fácil identificar uma casa onde vivem animais domésticos pela quantidade de pêlo que os pequenos amigos de quatro patas deixam por onde passam. Ter animais domésticos é maravilhoso, mas trabalhoso. Antes de mais, deve manter a casa sempre arejada e impedir que os seus animais vão para o sofá sem, pelo menos, cobrir com uma protecção. Assim, quando receber visitas, basta retirar essa protecção e dobrá-la até que volte a precisar novamente. Numa casa com animais domésticos, também se dispensam tapetes e carpetes que agarram o pêlo com muita facilidade. Se está prestes a receber uma visita, passe rapidamente o aspirador, um pano com acção electroestática que atrai a sujidade, impedindo que ela se disperse no ar ou ainda um pano húmido.

A iluminação importa

Com um pouco de engenho, podemos fazer da luz a nossa melhor aliada quando se trata de construir uma imagem limpa e ordenada da nossa casa. Se a sua visita o surpreender durante o dia, o mais conveniente é subir as persianas e abrir as janelas para arejar a casa e torná-la mais luminosa. Se, pelo contrário, temos que utilizar iluminação artificial, acenda a luz dos candeeiros secundários cuja luz não alcança cada esquina. Desta forma, consegue dissimular, até certo ponto, uma imagem algo caótica.

Ordene os pequenos detalhes na sala

Tão importante como limpar as superfícies é arranjar visualmente cada elemento da nossa sala para dar a sensação de que tudo tem o seu devido sítio. Pode, por exemplo, certificar-se se as almofadas do sofá estão bem arrumadas, se os quadros estão alinhados, se as revistas, papéis ou outros não estão em pilhas caóticas e se os comandos não estão um para cada canto. Estas pequenas coisas não levam mais que dois minutos e fazem toda a diferença.

Uma casa a cheirar bem

Salas de estar minimalistas por Markham Stagers
Markham Stagers

Salón detalles velas

Markham Stagers

Uma casa também nos entra pelos sentidos. Não se esqueça, então, de satisfazer cada um deles. O odor é um dos mais importantes e é comum associarmos sítios a cheiros. Para a sua casa ter sempre um cheiro agradável, aconselhamos a manter sob o seu alcance velas perfumadas, sobretudo nas zonas sociais para criar uma atmosfera mais intimista e agradável. Também pode usar ambientadores que, na maior parte das vezes, duram meses. Se não tem nenhum à mão, abra as janelas para deixar entrar ar fresco.

Um último truque na manga

Bom, em último caso, pode-se munir do esfregão e do aspirador e abrir a porta aos seus convidados fingindo que foi apanhado de surpresa a meio de uma limpeza perfeita. Fica automaticamente justificado. Só esperamos que eles não leiam também este texto!

Já passou por estas situações surpresa? O que fez na altura? Esperemos que as nossas sugestões o ajudem! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!