Como fazer uma casa de banho estreita e longa?

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Na homify, sabemos como é importante aproveitar espaços mortos lá em casa, de maneira a termos áreas funcionais e úteis no nosso dia-a-dia. Quer seja um vão de escada ou um corredor extremamente largo, há zonas que se tornam inúteis e com as quais podíamos jogar para (re)criar novos espaços que nos ajudassem no quotidiano. Se há lá por casa algum problema deste tipo, continue connosco, porque vamos ajudá-lo a tornar essa zona ainda mais bonita!

Foquemo-nos numa casa de banho. É um espaço sempre útil, quanto mais não seja para as visitas de ocasião. Uma casa de banho social, principalmente se for do tipo de pessoa que adora receber os amigos e a família, é uma divisão super útil. No entanto, se a área a aproveitar for estreita e longa, pode ser complicado gerir as loiças e a decoração lá dentro. Para resolver esse problema é que a nossa equipa separou para si algumas ideias que irão com certeza ser-lhe muito úteis! Desde a disposição dos elementos principais (sanita, lavatório, bidé e poliban/banheira) ao aproveitamento do espaço, vamos sugerir-lhe algumas ideias que farão toda a diferença quando voltar a olhar para a sua casa de banho! 

Disposição só de um lado

Apartamento RESTELO | Lisboa | PT: Casas de banho modernas por OW ARQUITECTOS lda | simplicity works
OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Apartamento RESTELO | Lisboa | PT

OW ARQUITECTOS lda | simplicity works

Já que a casa de banho é estreita, a colocação das loiças não deverá ser um grande quebra-cabeças, uma vez que é impossível jogar muito com o espaço disponível. Portanto, assuma esta falha da divisão e aproveite para dispor as loiças da única maneira possível: todas numa só parede. O que ganha com isso? Não só permite a existência de uma zona de circulação, como ainda não torna o espaço um labirinto terrível de superar. Ficará tudo à mão do utilizador de um modo fácil e instintivo – e não necessariamente feio: pode sempre decorar a parede vazia com um grande espelho (que dará a sensação de aumento do espaço) ou com um quadro que esteja de acordo com o resto da decoração (ou que dê o mote para a mesma!).

Optimize o espaço disponível

Casas de banho rústicas por Ardesia Design
Ardesia Design

Oakhill Court, Putney

Ardesia Design

Como manda a lei, o melhor mesmo é tirar o máximo de partido do espaço que lhe sobra na casa de banho depois de instaladas as loiças. Portanto, sendo a casa de banho mais ou menos comprida, o importante é ter visão sobre o espaço e aproveitar todo e qualquer nicho: por baixo do lavatório, dentro do espelho, por cima da sanita e/ou do bidé… Se a divisão não for direita e tiver alguns recantos esquisitos, pode sempre fazer prateleiras à medida, no caso se um armário não encaixar bem. Outra maneira fácil de optimizar o espaço é optar por portas de correr, quer para a entrada e saída, quer para a banheira – no caso de escolher um poliban, pode sempre colocar as tradicionais cortinas de banho ou uma parede de vidro ou acrílico num ou em dois lados.

Nichos nas paredes

A melhor maneira de aproveitar o espaço da sua casa de banho, ainda que estreita e comprida, é mesmo a criação de nichos nas paredes – convém é que se informe antes acerca da capacidade de perfuração das paredes, não queremos que a sua casa venha abaixo! Portanto, trate disto com um especialista (caso não o seja) e no caso de ser possível, faça armários ou prateleiras embutidos, que lhe darão imenso espaço de arrumação sem lhe roubar o espaço real da sua casa de banho. Poderá ter todas as loiças que considera necessárias e ainda ter à mão todos os produtos e objectos, como sabonetes, champôs, escovas, papel higiénico ou ainda secadores ou máquinas de barbear. Com jeitinho, ainda poupa espaço nos armários dos quartos ou do corredor, ao colocar a roupa da casa de banho nesta mesma divisão!

Disposição de ambos os lados

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho: Casas de banho modernas por Amplitude - Mobiliário lda
Amplitude – Mobiliário lda

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho

Amplitude - Mobiliário lda

No caso de ter uma largura suficiente para ser ocupada nas duas paredes mais compridas, pode aproveitar a sua casa de banho para criar dois lados distintos. Este é um tipo de disposição muito favorável quando a casa de banho é partilhada por pelo menos duas pessoas, onde cada uma tem o seu lavatório, as suas prateleiras, o seu espelho e o seu armário. É óptima para acabar com certos conflitos que por vezes podem surgir entre pessoas que vivem sob o mesmo tecto.

Poliban ao fundo

Habitação Unifamiliar Monte dos Saltos: Casas de banho minimalistas por olgafeio.arquitectura
olgafeio.arquitectura

Habitação Unifamiliar Monte dos Saltos

olgafeio.arquitectura

Outra sugestão que lhe podemos dar é a colocação do seu poliban no fundo da sua casa de banho. A grande vantagem é que pode ocupar toda a largura da divisão, tendo um espaço de banho generoso para que os seus banhos não sejam com a sensação de estar preso num sítio pequeno. Mesmo que a casa de banho seja muito estreita, o simples facto de ter uma numa das paredes mais compridas, fará com que haja espaço mais que suficiente para um bom chuveiro. 

Materiais a utilizar

O tratamento que deve dar a este assunto é o mesmo que deverá dar a uma qualquer outra casa de banho. Devem ser materiais resistentes à humidade e à água, assim como a produtos de limpeza abrasivos (como por exemplo as lixívias). Além disso, não devem ser materiais que percam rapidamente a sua característica anti-derrapante, nomeadamente o pavimento. Posto isto, pode decorar a sua casa de banho como achar melhor e mais conveniente! No entanto, deixamos-lhe aqui algumas ressalvas, que pode ou não querer seguir, para que a divisão pareça maior do que realmente é:

- no que respeita ao pavimento, pense em aplicar materiais que criem riscas longitudinais, pois vai dar a sensação de a casa de banho ser mais comprida;

- em relação às paredes, não preencha as paredes do comprimento com grandes padrões, para que os utilizadores não se sintam abafados por elas; por outro lado, e se gosta deste tipo de decoração, opte por aplicá-las nas paredes mais curtas (do topo e do fundo) – verá como, por muito pequenas que sejam, darão um ar preenchido à casa de banho, sem que para isso haja a necessidade de dar a sensação de claustrofobia às pessoas!

Considerou úteis as nossas dicas? Diga-nos como o ajudámos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!