Móveis rústicos: inspiração outonal

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A decoração rústica terá sempre um lugar especial. Ninguém se esquece do recanto da lareira, da cozinha com uma grande chaminé, dos estampados florais dos têxteis, do aconchego das madeiras e do cheiro fresco a natureza que parece pairar pela casa. Podemo-la interpretar literalmente, mas podemos, também, trazê-la até nós, conferindo-lhe mais funcionalidade e conforto. Não temos, necessariamente, que erguer a casa na montanha, mas não lhe retiremos o charme. Afinal de contas, ’amor e uma cabana’ será sempre uma ideia sedutora e essa atmosfera idílica de plena ligação à natureza transmite-nos a paz que não encontramos em lugar algum.

Os móveis rústicos materializam, a nosso ver, a natureza com intervenção do Homem. Mas pouco. O conceito vai de encontro a uma estética simples que exibe, orgulhosamente, as marcas do tempo. E dos tempos. 

Com o Outono a chegar – pois é, já estamos em Setembro – parece-nos oportuno escrever sobre o tema e deixamos-lhe, por isso, dez imagens de móveis rústicos – e não só – que compõem imagens que, de tão boas, nos parecem quase inatingíveis. Mas não são. 

Vamos a isso. 

Uma cabeceira de cama especial

Numa decoração rústica, o aproveitamento de materiais antigos é uma constante. O que parece não ter mais uso, transforma-se e serve um novo e inesperado fim. É o caso desta cabeceira de cama feita por via de uma portada que tanto poderia pertencer a uma janela, como a uma porta. A madeira antiga, os pormenores trabalhados nas folhas superiores e a cor num cinza azulado a lembrar-nos uma praia imersa em nevoeiro numa fria manhã de Inverno funcionam em plena harmonia. Uma ideia simples de pôr em prática e que lhe vai, com certeza, poupar o orçamento.

Como quem conta um conto

Escritório e loja  por Loaf
Loaf

Rudyard Desk

Loaf

É especial vermos, nos tempos que correm, uma escrivaninha sem computadores. Ou outro tipo de tecnologia, em boa verdade. Assim é nesta imagem. Que podia ser o recanto onde um autor começa a escrevinhar as primeiras páginas de um livro ou onde a avó escolhe a receita para o jantar. De tão singela e despretensiosa que é, enche-nos o coração. O pequenino arranjo de flores, o relógio a dar-nos conta das horas, o candeeiro em latão, a chávena com um chocolate quente, o cesto e a lareira bem perto para nos acalentar o dia. O quadro perfeito de rusticidade. O foco desta imagem é, porém, a secretária da Loaf. Sabem como foi fabricada? Com madeira, entretanto reciclada, de edifícios antigos. É, assim, rústica em aspecto, mas também em antiguidade, pelas histórias que poderia contar.

Para o hall de entrada

Salas de estar mediterrânicas por dmesure

Na imagem, um hall de entrada, de uma sublime casa na Toscana onde a decoração rústica sobressai. Supomos que as longas vinhas italianas assim o pedem. Adoramos esta colocação despretensiosa de objectos que nos transportam até um contexto de profunda ruralidade, seja por via do cavalete em pele, pelo ancinho suspenso na parede ou pelos bancos construídos com troncos deixados no seu mais puro estado, transmitindo-nos, por isso, uma ideia de ambiguidade por serem ao mesmo tempo cadeiras e árvores, sem que uma prevaleça sobre a outra.

Os têxteis importam

Sala de estar  por homify
homify

Harley Pouffe

homify

Os têxteis contam – oh se contam – para a composição da atmosfera de uma casa. Podem, até, fazer toda a diferença no que toca a direcção decorativa que assumimos. Substituir almofadas num sofá, por exemplo, é suficiente para transformar uma sala. Para uma decoração rústica, escolha tecidos ricos e texturados, tal como os materiais dos móveis. Não se esqueça, porém, de optar por cores que criem contrastes interessantes e não tornem o espaço excessivamente pesado. Um bom exemplo disso é esta otomana da Loaf estofada com lã neozelandesa e uma mistura de algodões. Não a consegue vislumbrar perfeitamente junto à lareira? Nós conseguimos.

Um quarto assim

Este quarto envolve-nos na elegância de outros tempos. A banheira antiga sobre a qual se suspendeu um quadro, também ele, antigo, as japonesas com um padrão floral, as gaiolas a decorar a parede, o vaso tosco na janela sobre um móvel em madeira branca trabalhada e a cabeceira da cama compõem um maravilhoso conjunto. A paleta cromática é, no entanto, suave e neutra. Se desdenha deste tipo de decoração porque considera que vai tornar a sua casa pesada e desconfortável, inspire-se neste exemplo que nos prova que antiguidade e conforto pode andar lado-a-lado.

Nu e cru

Casas de banho rústicas por DF Design
DF Design

Dettaglio bagno spa

DF Design

O encontro entre a contemporaneidade e a rusticidade é perfeito nesta casa de banho. Se, por um lado, tem paredes com textura, um espelho moderno e detalhes minimalistas e funcionais em metal, por outro, tem um lavatório concebido com um pote em metal – que nos remete para uma atmosfera bucólica e nos lembra os que se usavam antigamente para fazer a higiene – apoiado num tronco em estado bruto, sem qualquer tratamento. A madeira esburacada com os seus nós e veios evidenciados são o epítome do estilo rústico e o contraste entre a natureza e a utilidade humana intriga-nos.

Uma cozinha plena de rusticidade

Cozinhas rústicas por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Masia Olive, Cream , Decor Jewel Cream 7,5x15

Equipe Ceramicas

A madeira é o material da decoração rústica por excelência. Nesta cozinha, os tampos dos balcões são em madeira – não se esqueça de a impermeabilizar – assim como as estantes toscas onde a louça e outros acessórios – como a bonita balança antiga – se encontram expostas. Os azulejos em tom azeitona que revestem as paredes são a escolha acertada para esta cozinha, assim como o chão em mosaico antigo. As portas estão ornamentadas por bonitos puxadores dourados, um apontamento clássico e elegante. Ainda que inspirada no estilo rústico, os móveis exibem linhas simples e minimalistas o que torna o espaço equilibrado e funcional.

Cor no exterior

Salas de jantar rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

De um lado um banco comprido – que surge a partir da pedra da parede – onde cabe sempre mais um. Sobre ele, encontramos uma fila de almofadas em tons vibrantes condizentes com uma atmosfera campestre. Do outro, cadeiras brancas de design moderno, mas com pés em madeira para que o equilíbrio seja perfeito. A meio, uma longa e robusta mesa sobre a qual bonitas jarras com flores campestres se aglomeram, alegrando, ainda mais, o cenário. Ao longo da mesa estão suspensos candeeiros cujos abajures em vime estão pintados em cinza claro o que cria quase que uma ilusão de óptica e faz com que pareçam outro material que não palha. O cenário perfeito para uma decoração ao ar livre com boa comida, ainda melhor conversa e ar puro.

Para que não se esqueça o útil

Salas de estar mediterrânicas por dmesure

Insistimos na ideia de mescla entre funcionalidade e rusticidade. Desta vez, servimo-nos desta poltrona como exemplo. Enquadrada numa sala de estar rústica, foi fabricada com madeira e tem, num dos braços, uma pequena estante para guardar livros e, no outro, uma prateleira que serve de apoio para a sua bebida, por exemplo. Quão bem pensada é esta peça? As almofadas, em branco sujo, complementam-na e trazem equilíbrio a esta sala onde um grande louceiro em madeira preta toma de empréstimo toda uma parede.

As peças da Anna

Acabamos este artigo com uma nota que se escreve em português. Não, não é um móvel rústico. É, todavia, uma bonita ideia para o decorar e chega até nós pelas mãos da Anna Westerlund que cria as mais bonitas peças em cerâmica que tornam qualquer mesa, qualquer conversa em torno dela, ainda mais especiais. O talento da ceramista é tanto que já a levou até uma mostra do melhor design português na loja do MoMA, em Nova Iorque. É especial. Porque vem do nosso país. Porque cada peça é única. Porque nasce de uma centelha de inspiração que começa e acaba ali mesmo, naquele objecto. Agora que acabou de nos ler, faça o favor de ir conhecer melhor o trabalho da Anna e, já agora, surpreenda a sua família com uma mesa de pequeno-almoço linda.

O que achou das nossas sugestões? Identifica-se com o estilo rústico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!