Beliches: sarilho a duplicar!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Confessemos: todos nós, a certa altura da nossa vida, suspiramos por ter um beliche em casa. Mesmo os filhos únicos. A ideia de dormir na cama de cima, subir e descer, pensar em brincadeiras em torno daquela estrutura parecia-nos fascinante. 

Em termos práticos, é a solução ideal para aproveitar um espaço. As crianças, ainda que pequenas, têm o dom de tomar de empréstimo todos os recantos de casa com um sem fim de brinquedos, livros, mesas para colorir, secretárias, entre outras coisas. 

A pensar nisso, as marcas têm vindo a criar soluções de móveis funcionais para o quarto dos mais novos. Os beliches não são excepção. Vemo-los mais simples ou em forma de casa da árvore, coloridos ou num sóbrio tom de madeira, com rodas ou nem por isso, com armários e secretárias embutidas e com escadas ou escorregas. Há, até, imagine, beliches que, posteriormente, se podem desmontar, transformando-se em duas camas completamente distintas que podem ser colocadas em quartos diferentes. Tudo com olhos postos no crescimento do seu filho – que traz outras necessidades -, mas sem perder riqueza estética. 

No artigo de hoje, mostramos-lhe dez beliches que representam estilos e soluções diversas. 

Vamos vê-los?  

A minha alegre casinha

Quarto de crianças  por Cuckooland
Cuckooland

Silversparkle Children's High Hut Bed

Cuckooland

Esta proposta da Cuckooland pode ser vista como tendo uma cama em cima e um sofá em baixo ou como tendo duas camas. Assim, tanto dá para um filho único, como para irmãos. O beliche forma como que uma casa na árvore que vai de encontro ao imaginário pleno de aventuras de uma criança. Como é natural, nem todos temos possibilidades de criar uma fantasia como esta, mas pode inspirar-se nela e complementar um beliche branco com um papel de parede em tons suaves ou, já que falámos em casa da árvore, escolher uma imagem com uma floresta ou outro cenário que belisque a imaginação do pequenino aí de casa.

Robusto

Uma das desvantagens dos beliches é a segurança. Uma estrutura de dois andares que não está presa a lado nenhum com crianças a subir e a descer pode deixar-nos inquietos. Se partilha dessa preocupação, prefira um beliche embutido numa sólida estrutura de madeira. Tome de empréstimo uma parede do quarto e mande-o fazer à medida. Aproveite para, aos pés, colocar um armário. Mais arrumação no quarto de uma criança vem sempre a calhar. Por ser uma peça grande, escolha uma madeira clara ou em branco. Desta forma, o quarto queda-se leve a arejado. Repare, já agora, nas luzes embutidas sobre a cabeceira da cama. A existência delas dispensa a colocação de um candeeiro.

Compacto

Quarto de crianças  por E-Side
E-Side

IO Bunk Pod Bunk Bed

E-Side

Este beliche colorido e compacto encheu-nos o olho. O nosso e o da LivingEtc, Vogue Bambini e Marie Claire Enfants. Mas nem é essa a melhor parte. O IO Bunk Pod funciona como um puzzle pelo que o podemos montar e desmontar a nosso bel-prazer e conforme as nossas necessidades e circunstâncias. A multifuncionalidade permite que o usemos enquanto beliche, camas separadas, cama em cima e secretária em baixo ou cama e secretária dissociadas uma da outra. Ficou com dúvidas? Então visite a página da marca, E-Side, e leia mais sobre esta peça fabricada com madeira de bétula da Escandinávia e laminada para que tenha resistência extra. É a solução ideal para adaptar a mobília ao crescimento e às necessidades dos seus filhos.

E se o sarilho for a quadruplicar?

Quartos de criança mediterrânicos por dmesure

É numa casa na Toscana que encontramos este beliche para quatro. O estilo vai de encontro ao ambiente do resto da casa plena de rusticidade, do conforto dos têxteis e do aconchego de madeiras texturadas. O beliche divide-se por uma escada que também pode ser útil enquanto zona de arrumação visto que se forma através de várias prateleiras. Por baixo, existem gavetões que, abertos, funcionam como mais duas camas. Como uma estrutura semelhante, não lhe vai faltar espaço para receber todos os amigos dos seus filhos e organizar divertidas festas do pijama.

Com rodas

Quarto de crianças  por My Italian Living
My Italian Living

'Blue' Children's bedroom furniture set by Siluetto

My Italian Living

Neste beliche, a cama inferior tem rodas o que é sinónimo de maior flexibilidade no que toca à organização do espaço. Pode posicioná-la de forma perpendicular em relação à cama de cima ou arrumá-la para dentro quando, de dia, os seus filhos precisarem de espaço para brincar. Se a colocar como na imagem, terá espaço para ladear a cama com uma mesa-de-cabeceira o que compõe o conjunto e o torna mais apelativo. Repare, ainda, nas estantes embutidas para que não lhe falte arrumação. As escadas são grandes e sólidas o que transmite maior segurança comparativamente à típica escada encostada ao beliche de cima. Um conjunto vencedor tanto na funcionalidade, como no design.

Aproveitar bem o espaço

Quarto de crianças  por My Italian Living
My Italian Living

'Orange' Kid's bedroom furniture set by Siluetto

My Italian Living

A My Italian Living propõe este beliche para crianças com mais de oito anos. O mote é a optimização do espaço. A assimetria possibilita a colocação de armários aqui e ali, assim como de uma secretária para quando o assunto fica mais sério. A peça dispõe, ainda, de três camas. Três? Sim! Repare que a cama inferior tem um gavetão que, aberto, se transforma em mais uma cama para os seus filhos receberem amigos. Uma solução com estilo para uma decoração de laivos minimalistas que apela à criatividade de uma criança. Todos os materiais utilizados são amigos do ambiente, não tóxicos e hipoalergénicos.

Desmontável

Quarto de crianças  por ASPACE
ASPACE

Jack Bunk Beds

ASPACE

Os seus filhos cresceram e está na hora de cada um ter o seu quarto? Nada tema. A ASPACE criou a Jack Bunk Beds que funciona enquanto beliche e camas separadas. Pode, além disso, colocar as escadas de lado ou aos pés da cama, consoante lhe der mais jeito. O acabamento em azul da Prússia não compromete e transita, facilmente, entre uma decoração infantil e uma juvenil. Por motivos de segurança e para que a cama resista aos ciclones de palmo e meio que por aí habitam, o beliche é fabricado numa sólida madeira de seringueira. Os suportes do colchão são, igualmente, resistentes, assim como a aplicação da tinta, em várias camadas para que nela não se notem as marcas do tempo. Ou das brincadeiras.

Como um dossel

Quarto de crianças  por Mueblalia
Mueblalia

Juvenil

Mueblalia

A estrutura minimalista deste beliche lembra-nos uma cama de dossel. A madeira clara em contraste com o preto e o branco cria uma atmosfera que tanto se adequa a um quarto de criança, como de um jovem. A vantagem das cores neutras é, sem dúvida, a versatilidade que lhes está inerente. Para não ficar preocupada/o, pode acrescentar-lhe uma protecção na parte superior. A escada é colocada de lado sob a forma de um bloco. Este modelo adequa-se a uma atmosfera minimalista com olhos postos na simplicidade e aproveitamento de espaço. É o estilo decorativo que associamos aos países nórdicos em que a funcionalidade e a estética são indissociáveis.

Escorrega!

Quarto de crianças  por Mueblalia
Mueblalia

Juvenil

Mueblalia

Mais que um beliche, é um elemento de diversão. Os seus filhos vão adorar ter um escorrega dentro de casa, como se fosse um pequeno recorte do parque de diversões. A isso, junta-se o facto de ser muito mais fácil tirá-los da cama de manhã. Vão escorregar de sono por ali abaixo.

Ainda assim, não lhe falta a escada que é, também, um apontamento de cor, por sinal num vibrante cor-de-rosa. A ligação entre ambas as camas é feita por via de uma coluna repleta de gavetas. Repare, também, no pormenor da árvore na parede pintada com cores frescas e de onde se destaca uma gaiola de pássaros tridimensional em madeira. Um bonito jogo de cores e de texturas.

Fresco e fofo

HAPPY HOME 2014: Quartos de criança mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

A Rosa Pura Home Store optou por colocar neste quarto um beliche em que a cama de baixo é maior do que a de cima sendo que esta pode, também, servir como sofá. Ao fundo, há um sensato aproveitamento de espaço por via de três prateleiras, duas como suporte de livros ou outros objectos e uma como secretária. As paredes em verde água e os apontamentos de cor nas almofadas condizem na perfeição com a estrutura em branco, criando um conjunto harmonioso, fresco e vibrante.

Qual destes beliches se enquadraria melhor no quarto e, já agora, personalidade do seu filho? Deixe-nos a saber, comentando abaixo. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!