8 bonitas ideias para decorar com gesso

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Leve, artístico e bonito. É fácil gostar do gesso e é ainda mais fácil ver ideias de decoração que utilizam este material para elevar esteticamente o ambiente. O gesso é um dos materiais de fácil preparo, que pode ser colado e acoplado em diversas partes da casa, como revestimentos, tecto, paredes e, até mesmo, elementos artísticos de decoração. No entanto, é necessária uma aplicação cuidadosa que obriga a mão de obra especializada.

As vantagens do uso de gesso são muitas. O acabamento artístico ou liso da peça dispensa o uso de massa em paredes com imperfeições. O uso de placas de gesso pode ser feita em divisões e espaços planeados. Além disso, o gesso tem excelentes propriedades térmicas, sendo um óptimo isolante. A sua preparação é rápida e a sua secagem é fácil, o que acelera o processo de acabamento da casa.

Ainda assim, quando feita a escolha do gesso como opção para a casa, é preciso levar alguns cuidados em consideração. A espessura recomendada para a peça de gesso é de 0,5cm. Para a instalação de luminárias embutidas é preciso estar atento ao tamanho do vão utilizado por elas que varia ente os 15cm e 18cm. Quando a opção for o rebaixamento do tecto, faça questão que a altura não seja menor do que 240cm. Alturas mais baixas do que isto podem dar uma sensação sufocante ao espaço. A humidade do chuveiro na casa de banho pede a utilização de gesso acartonado que tem protecção contra o bolor e outros fungos. Além destas dicas, recomendamos que converse com o responsável pelo projecto ao longo da obra. Quanto mais detalhado for o trabalho, melhor serão as possíveis mudanças durante o processo de instalação.

Agora que já sabe mais algumas coisas sobre a utilização deste material cada vez mais utilizado em casas, venha connosco e aproveite mais um artigo onde lhe mostraremos salas, cozinhas e casas de banho onde a aplicação do gesso é feita de forma incrível e perfeita. Aproveite cada sugestão que temos para si e inspire-se para fazer de sua casa o seu lugar preferido no mundo.

Trabalhar o material com beleza

A grande vantagem do gesso é, sem dúvida, a beleza decorativa que podemos encontras nas formas das peças colocadas na casa. A partir da decoração em gesso é possível decorar com arcos, sancas e outras formas belíssimas e que oferecerão muito aos seus ambientes. Nesta sala de estar projectada pela designer de interiores e paisagista Jara Kílaris, a utilização de uma moldura em formato circular no tecto traz movimento e beleza com a utilização de fitas de LED deixadas na parte interior da peça. Na parede central, a cor amarela dá um destaque criativo e perfeito ao espaço, onde se destaca a bela moldura de metal.

Criatividade

Com o gesso, a criatividade ganha força e faz da sua casa um espaço singular. Utilize sempre as óptimas referências profissionais da homify. Junte as inspirações que lhe oferecemos com um profissional de confiança e tudo irá ficar perfeito. Nesta bela cozinha, projectada pela designer de interiores e paisagista Jara Kílaris, os candeeiros estão embutidos em aberturas circulares que oferecem um efeito moderno ao ambiente. Esta opção combina com os elementos esféricos em metal que estão sobre a bancada e com os bancos vermelhos de pé alto.

Painel

Optar por escolhas criativas é sempre uma forma deliciosa de deixar a casa tão bonita como sempre sonhou. O gesso é um recurso que pode servir variados fins decorativos. Esta sala, projectada pelo estúdio Evviva Bertolini, mostra um sensacional painel feito de gesso. As texturas utilizadas formam elementos geométricos incríveis em branco que contrastam na perfeição com a cor da televisão.

Em todo o tecto

Quando a ideia passa por moldar todo o tecto com gesso, existem duas possibilidades mais vantajosas de como utilizar o material: com sacas ou forro. A opção por sancas possibilita a maximização do espaço com luzes embutidas e com a utilização de fitas em LED para proporcionar um efeito criativo. Neste projecto, desenvolvido pelo estúdio Item 6 Arquitectura e Paisagismo, a escolha de uma sanca com as laterais abertas, fez com que todo o ambiente integrado fosse iluminado com lâmpadas LED amarelas, deixando o local ainda mais perfeito.

Dar destaque ao espaço

Além da possibilidade de utilizar sancas e forros em gesso, existem outras formas de decoração do ambiente que também são funcionais e trabalham muito bem a iluminação do ambiente. Neste sala de plano aberto, projectada pelo estúdio Prado Zogbi Tobar, uma peça de gesso estende-se pela sala de estar e distribui a iluminação de uma forma reforçada no espaço social, onde estão os sofás e a mesa de centro. Esta escolha proporciona um conforto maior no caso de a utilização do espaço se fazer para refeições e momentos de leitura.

Quarto de casal

Um quarto de casal pode ser valorizado com a utilização de peças em gesso na sua decoração, como podemos notar neste projecto maravilhoso do arquitecto Aquiles Nicolas Kilaris, com opções viradas para um desenho de curvas em diversos espaços do quarto. Estes formatos dão beleza, criatividade visual, movimento e singularidade ao quarto. Um exemplo incrível do poder que o gesso pode ter na decoração.

Casa de banho

Para a casa de banho, as opções de decoração mais básicas com o gesso são para a utilização de luminárias embutidas no espaço. Além de trabalhar os contornos do ambiente, o branco das peças oferece uma infinidade de combinações com outros elementos. Neste belo projecto da decoradora de interiores Marcy Ricciardi, a utilização de elementos verdes, como nas pastilhas do chuveiro e nas peças de decoração, fazem da pequena casa de banho um local confortável e perfeito para o dia-a-dia.

Deslumbrante

Casas de banho ecléticas por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Suíte Master – CASA COR 2013 – (Fotos Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Por fim, chegamos a esta fabulosa casa de banho desenhada pelo estúdio ArchDesign Studio, que opta por uma sanca aberta, com a iluminação central reforçada, proporcionando uma soma maravilhosa de sensações para uso do ambiente finamente decorado.

O que achou das opções que lhe mostramos? Ficou inspirado para utilizar este material em sua casa? Partilhe as suas opiniões connosco. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!