Hotel Teatro:   por Atelier Nini Andrade Silva

Dia dos Namorados: 6 escapadinhas em Portugal

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O calendário interrompe-nos a rotina e decide lembrar-nos que é dia de celebrar. Celebramos a mãe. Celebramos o pai. Celebramos as crianças. São celebrações de amor, mas a celebração de que hoje lhe vamos falar é a celebração do amor

Dispensam-se corações com frases feitas. Mas, uma escapadela até um dos mais belos hotéis de Portugal é sempre boa ideia. E temos tantos. Temo-los à beira rio, temo-los no meio da mais luxuriante natureza, temo-los no coração das cidades. Temos o melhor turismo do mundo e, havendo oportunidade para isso, devemos usufruir dele. 

O Dia de São Valentim é a desculpa perfeita para fazer a mala e rumar para um destes locais encantadores que lhe vamos mostrar. E se não o puder fazer no fim-de-semana mais cor-de-rosa do ano, então guarde na agenda. Vai sempre a tempo. O amor espera. 

The Vine, no Funchal

Começamos pelas ilhas, designadamente pela Madeira, a pérola do Atlântico. O Funchal tem turismo de luxo e é lá que moram alguns dos hotéis mais conceituados do mundo. É esse o caso do Hotel The Vine, de 5 estrelas, inspirado, como o próprio nome indica, no tema vinho e nos elementos naturais típicos da ilha. O hotel, que já recebeu vários prémios internacionais, resulta de um projecto de Ricardo Bofill e João Francisco Caires, tendo sido decorado pela designer de interiores Nini Andrade Silva. O tema inspirou a paleta cromática que percorre o verde, o cinza, o rosto e o castanho. Estas cores representam a evolução de uma videira ao longo das quatro estações do ano. 

Tratando-se do Dia dos Namorados, faz todo o sentido que coloquemos algumas destas premissas juntas. Afinal de contas, o que falha nesta equação: Madeira, bom tempo, bom vinho e um hotel de luxo? Nada. O hotel já tem um programa de Dia dos Namorados planeado. O que lhe parece uma noite a dois com direito a jantar com mordomo, garrafa de champanhe, música ao vivo, pequeno-almoço e check-out tardio e transferes do aeroporto para o hotel e vice-versa? Tudo isto na Suite Design Panorâmica com estadia incluída. Não falta nada. Nem mesmo uma maravilhosa banheira aos pés da cama para desfrutar de um momento romântico com a sua cara metade, nem mesmo um spa abaixo do nível do solo guardado em profundo silêncio, nem mesmo uma piscina na cobertura. Uma delícia.

Aquapura Douro Valley, em Lamego

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL:   por Atelier Nini Andrade Silva
Atelier Nini Andrade Silva

​AQUAPURA DOURO VALLEY HOTEL

Atelier Nini Andrade Silva

O Aquapura Douro Valley – Sixsenses Douro Valley surgiu da renovação de uma soberba mansão do século XIX nas colinas do Douro. O Douro é umas das regiões mais belas do nosso país e um fim-de-semana a dois com um cenário tão inspirador é um privilégio. O hotel inclui spa, um jardim orgânico, vários restaurantes, quartos, suites e villas, uma biblioteca de vinhos, piscinas e muitas outras actividades. Pegue na mão do seu Valentim e leve-o até este recorte em jeito de conto de fadas para usufruir da oferta do Dia dos Namorados planeada pelo hotel. O programa inclui as boas-vindas com chá orgânico e bolo caseiro, um pequeno-almoço buffet, uma sobremesa temática, desconto de 10% nos tratamentos de spa – e que spa! – e acesso ilimitado ao wireless – para deixar os amigos e a família a roerem-se de inveja!. 

Para além deste programa pode, naturalmente, usufruir de todas as actividades que o hotel oferece. Há-as para os mais aventureiros e para os que preferem um fim-de-semana de puro repouso. Se procura acção, então aventure-se na canoagem, nos passeios de bicicleta pela montanha ou, até, a subir árvores para apanhar deliciosas maçãs e cerejas. Se o seu ideal de fim-de-semana não passa por estas actividades, não se preocupe. Há mais escolhas. Pode optar por fazer provas de vinho, por visitar as vinhas do local que estão entre as mais antigas a nível mundial, por passear junto ao Douro, por fazer um cruzeiro pelo rio ou até por fazer uma viagem de helicóptero que lhe proporcionará uma vista panorâmica deste cenário que achamos só possível em postais.Tudo para um fim-de-semana memorável.

Portugal Boutique Hotel, em Lisboa

O Dia dos Namorados, este ano, calha num Domingo. Pode sempre celebrar ao longo do fim-de-semana. Mas, se mora em Lisboa e não tem oportunidade de viajar para outro ponto do país, pode sempre procurar uma solução na própria cidade. O Portugal Boutique Hotel, em pleno coração de Lisboa, entre o Rossio e a encosta do Castelo de São Jorge, parece-nos uma óptima opção. A imagem diz tudo. Um quarto acolhedor onde facilmente nos imaginamos a desfrutar de uma noite confortável e romântica. 

O projecto deste hotel de 4 estrelas foi desenvolvido pelo Atelier Artica – Arq.ª Cristina Santos Silva e Arq.ª Ana Menezes Cardoso. Todas as casas de banho estão equipadas com louças da linha Darling New da Duravit. Para o Dia dos Namorados, o hotel propõe alojamento e um jantar romântico no restaurante panorâmico “Varanda de Lisboa” (hora sujeita a marcação), garrafa de espumante e fruta à chegada, check-out até às 14h e espaço de estacionamento gratuito (mediante disponibilidade). 

Nos quartos, encontra uma ligação com a tradição de portuguesa. O ambiente branco e azul é inspirado na azulejaria da cidade de Lisboa. A decoração, já premiada, foi pensada pela decoradora Cristina Santos Silva.

Tree Snake Houses, em Pedras Salgadas

A casa da árvore fez parte do nosso imaginário enquanto crianças. Porém, já diz o ditado, “a casa da árvore é quando um Homem quiser”. Pronto, não é bem assim. Mas, podia. Esta sugestão é para os amantes da natureza. Vamos conhecer as Tree Snake Houses inseridas no projecto do Parque de Pedras Salgadas e da autoria do arquitecto Luís Rebelo de Andrade. Desengane-se, porém, quem acha que estas casas na árvore são a mesma construção tosca e periclitante a balançar no topo da árvore de jardim. 

Trata-se de uma reinterpretação absolutamente vanguardista do conceito. Esta casa, desenvolvida em parceria com a empresa Modular System, recorre a uma tecnologia já testada em protótipos que permite uma construção leve e autoportante. Os materiais utilizados nos revestimentos fundem-se em pleno com o ambiente que as envolve. 

O dramatismo com que se debruça sobre a terra é avassalador. No interior, as casas têm duas janelas. Uma para observar a vida do parque, a outra para contemplar as estrelas. A casa de banho está também dividida em duas partes. Há, ainda, uma kitchenette, uma cama de casal e um sofá. Importa referir que o projecto tem como pedra basilar a sustentabilidade. Apostou-se, entre outras coisas, na não impermeabilização do solo, nos revestimentos e isolamentos reforçados, no reaproveitamento de águas negras e nos sistemas de iluminação de baixíssimo consumo recorrendo a tecnologia LED

Não falta, claro está, um programa para o Dia dos Namorados. Deixe-se envolver pela beleza luxuriante do parque e usufrua do pacote que inclui duas noites de alojamento em Tree House com pequeno-almoço incluído, espumante à chegada, um jantar romântico para duas pessoas no Vidago Palace Hotel e uma massagem duo para casal. O que lhe parece? No fim, é esperar que Rui Veloso esteja enganado e haja muitas estrelas no céu para contemplar a partir da sua confortável cama.

Hotel Teatro, no Porto

Já deixámos uma sugestão no centro de Lisboa e deixamos-lhe agora uma no centro do Porto. O Hotel Teatro, na zona histórica da cidade do Porto, resulta de uma obra de recuperação no mítico Teatro Baquet. O universo do espectáculo é o tema transversal na sua decoração. A intervenção quis-se cirúrgica e com pleno respeito pela essência do espaço. Segundo a própria página, “as portas abrem-se, a cortina sobe e o espectáculo inicia-se, numa história que nos é contada do interior do Hotel para o seu exterior”. A iluminação é uma das principais características de todo o projecto. O sistema de iluminação sustenta-se na ideia de light minimalism, favorecendo os banhos de luz que geram diferentes cenários e ambientes. O projecto já foi reconhecido internacionalmente, tendo ganho vários prémios, entre os quais Melhor Design de Interiores da Europa, nos International Property Awards, em Londres. 

A 14 de Fevereiro, está em cena o dia dos Namorados. Como tal, o hotel preparou duas ofertas distintas, uma apenas para jantar, a outra para passar a noite. O menu para o jantar inclui marisco; robalo, lingueirão, couve-flor, champanhe e açafrão; vaca maturada, raiz de aipo e trufas; leite de cabra e azeitonas negras e, por fim, chocolate e café. O segundo pack engloba alojamento em quarto duplo, pequeno-almoço com buffet servido no restaurante Palco, vinho tinto e bolo de chocolate no quarto e o delicioso jantar que acima descrevemos e que não vamos repetir porque nos está a dar a fome.

Vidago Palace, em Vidago

Quarto: Quarto  por Larforma
Larforma

Quarto

Larforma

Tem cinco estrelas e é, porventura, o hotel secular mais conhecido em Portugal e no mundo, integrando a lista de Leading Hotels of the World. Idealizado durante o reinado de D. Carlos I, o Vidago Palace Hotel foi inaugurado em 1910. O imponente interior integra, entre outras coisas, 70 quartos e suites, um sublime Salão Nobre e um spa termal com, como não podia deixar de ser, a famosa água mineral de Vidago reconhecida pelas suas qualidades terapêuticas de excepção. 

Para descontrair ao ar livre, perca-se nos vários caminhos e alamedas do parque natural que envolve o Vidago Palace que mantém intacta a paisagem típica do início do século XX. E como ir a Vidago sem desfrutar das termas é como ir a Berlim sem lanchar com a Merkel, não deixe de experimentar os diferentes tratamentos do spa que incluem: hidropinia, duche de jacto, banho de imersão, banho de hidromassagem, hidromassagem com jacto e duche vichy. O hotel oferece, ainda, terapias ancestrais como pilates, ioga, tai chi, shiatsu, reflexologia, taças tibetanas e personal trainer

O programa do Dia dos Namorados do hotel é particularmente interessante. Sob o mote “Cartas de amor quem as não tem”, o hotel propõe relembrar a arte de viver das grandes casas aristocráticas através da criação de um ambiente de reis e rainhas que nos leva a um tempo durante o qual ainda se escreviam cartas de amor. E sem WhatsApp. Imagine-se. Para tornar a noite muito especial, o hotel contará com a presença de um calígrafo para criar a sua secreta declaração de amor. A noite tem início às 20h00 no Cocktail Lobby seguindo-se de um jantar no Salão Nobre com menu especial a partir das 20h30. Um trio de cordas marcará o compasso ao longo do jantar. 

No spa, poderá ainda usufruir de um tratamento exclusivo para casais que inclui o Welcome Lovers Gift, um ritual de pés composto por uma esfoliação com sal aromatizado, lavanda, lima e orquídea e o Royal Citrus Lovers que integra uma massagem e hidratação corporal com bálsamos cítricos, incluindo uma hidratação facial.

Diga lá se já não está cheio de vontade de ir fazer a mala e partir para um destes sítios? E se não tem cara metade, vá na mesma. Merecemos todos u...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!