10 ideias para o seu pequeno grande quarto!

sofiapega sofiapega
Hotel Teatro, Atelier Nini Andrade Silva Atelier Nini Andrade Silva Espaços
Loading admin actions …

De toda a nossa casa, a divisão que costumamos personalizar mais e dar um toque mais especial é o nosso quarto, exatamente por ser o “nosso” quarto. Por ser nosso, temos de nos sentir bem nele. Não só termos uma cama adequada e confortável é importante, como todo o resto da decoração. E, neste momento, alguns de vocês estão a pensar “Mas o meu quarto é tão pequeno… ” e eu digo “E que mal tem?”, e é isso mesmo! Não tem mal absolutamente nenhum. Há imensos quartos pequenos que se tornam grandes pelo cuidado com que foram decorados. Para além de serem muito funcionais têm muito bom gosto. Deste a arrumação, à cama, ao papel de parede à iluminação. Cada pormenor pode fazer a diferença!

Hoje a homify mostra-lhe 10 pequenas grandes ideias para o seu pequeno grande quarto. Continue a ler, pois temos a certeza que nunca mais se queixará de ter um quarto pequeno!

Muita arrumação

Para começar vamos tocar num dos pontos fundamentais: a arrumação. Se tem um quarto pequeno, tem de ter tudo muito bem organizado. Portanto, o primeiro passo é ter um armário com tudo muito bem arrumado e separado, para que apenas o essencial fique “à vista” e toda a roupa e o que possa criar confusão, dentro do roupeiro.

Televisão móvel

E se tivesse uma televisão que pudesse ser vista de todos os lados do quarto? Basta rodá-la e tanto fica virada para a cama, como fica virada para a secretária. Além desta óptima ideia, a parede onde está inserida a televisão faz a separação do espaço em duas zonas – a zona da cama e a zona de estar – tornando toda a divisão mais organizada. Excelente ideia!

Prateleiras na parede

Ainda no que toca à arrumação, aproveitar a parede para o fazer é um grande trunfo. Basta colocar prateleiras e todos os objectos decorativos e até mesmo livros ou caixas de arrumação ficam muito mais organizados e dispostos de forma agradável. Por outro lado, este pequenino quarto está assente sobre um chão que, se reparar bem, são gavetas de arrumação também. Tudo para que não haja o mínimo de confusão no nosso cantinho de descanso!

Gavetas-sofá

homify Quartos de criança ecléticos

Neste momento estamos num quarto de criança! E, se bem pensarmos, provavelmente ninguém tem mais coisas no quarto do que as crianças. Brinquedos, jogos, livros, material escolar… Tudo e mais alguma coisa! Por isso é estritamente essencial que esteja tudo bem organizado, ainda para mais quando se tem um quarto pequeno. Este projecto do atelier Amory Brown, apresenta uma espécie de “gavetas-sofá” ou sofá com gavetas. Por cima das gavetas, abaixo da janela, colocaram-se umas almofadas, tornando todo o cantinho mais confortável. Deste modo, esta é uma zona de descanso e, por outro lado, de arrumação!

Cama elevada

Se tiver uma casa com um pé direito muito alto, a melhor solução para aproveitar o seu quarto em termos de espaço, é fazer com que a cama seja elevada, ou seja, como se houvesse dois pisos no seu quarto. Neste exemplo, temos um quarto muito moderno, todo em madeira clara, cuja cama é “elevada” e para chegar a ela basta subir um escadote. O estilo clean dá-nos vontade de visitar o quarto e, sem dúvida, passar nele umas boas horas – tanto na secretária, como a dormir!

Beliches

homify Quartos modernos

E se tiver um quarto que, tendo em conta que é para duas pessoas, é pequeno? Pois bem… Para isso há uma solução óbvias: os beliches. Este quarto moderno, em tons neutros com apontamentos coloridos, partilhado por dois jovens, tem um beliche que é mais do que perfeito! Muitas vezes pensamos que em vai ficar a dormir em cima vai ficar muito desconfortável, mas não é este o caso… A cama de cima e a de baixo são iguaizinhas e, como se pode ver pela estrutura, parecem ser muito confortáveis. Os tons do beliche estão em perfeita harmonia com o tom do tapete e colchas. E mais! A secretária começa no beliche, sendo, primeiramente a mesa-de-cabeceira e transformando-se depois na secretária do quarto. Muito bem aproveitado!

Tons claros e neutros

Passamos a uma regra que se aplica tanto a quartos pequenos como a quartos grandes: os tons claros e neutros. Se queremos fazer com que o nosso quarto pareça mais amplo, nada melhor do que paredes brancas, móveis brancos, quase tudo branco (ou de outro tom suave) e apenas algumas apontamentos de cor, tal como vemos neste projecto do atelier Voltaj Tasarim.

Cama que se esconde

E chegamos à “cama que se esconde”. Um tipo de cama que cada vez mais começa a surgir em quartos muito pequeninos e que durante o dia se precisa de esconder a cama para se utilizar o espaço que ela ocupa à noite. Um exemplo destas camas é esta da GenesisDecor, que facilmente se rebate para o chão e se torna uma cama perfeitamente normal e confortável. Esta ideia é aplicável não só à cama, mas também a outros móveis, como por exemplo, as secretárias.

Papel de parede às riscas

Villa Vasco da Gama | Guest House | Cascais, shfa shfa Quartos clássicos

papel de parede pode fazer uma diferença enorme no que toca à decoração de um espaço. E para que o quarto pareça ser maior e mais comprido, nada melhor que um papel de parede com riscas horizontais. Neste caso as cores escolhidas foram o cinzento e branco e, apesar do quarto estar decorado com tons escuros, a luz natural que entra para janela compensa essa “escuridão”, ficando o quarto com um ar moderno e equilibrado, com uma mistura de padrões muito interessante.

Espelho mágico

Por último, mas não menos importante, temos esta solução que também se aplica a qualquer outra divisão da casa. São os famosos espelhos mágicos! Pois é, os espelhos podem mesmo fazer magia… Grandes, pequenos, quadrados, rectagulares ou redondos… Colocados na horizontal, na vertical, pendurados na parede ou até mesmo assentes no chão… Qual espelho faz com que uma divisão pareça maior. Neste exemplo de Tiago Patrício Rodrigues, verificamos como o espelho, ao reflectir tudo o que se encontra à sua frente, faz com que o quarto ganhe outras dimensões, principalmente mais profundidade.

Qual destas ideias achou mais útil para aplicar no seu pequeno grande quarto? Diga-nos nos comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista