O que precisa para ter um quarto com toque primaveril?

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Falando no bom sentido, bem sabemos como estamos muito mal habituados aos invernos rígidos que se fazem sentir a norte de Portugal. Mesmo nos meses mais frios, estamos acostumados a tardes solarengas onde apetece estar numa esplanada. O nosso clima ameno permite-nos ter um estilo de vida sem casacos de penas ou calçado apropriado à neve, pelo que o que a maior parte de nós gosta mesmo é daquela altura do ano em que o tempo começa a aquecer para podermos largar os agasalhos de inverno e ir para a rua apreciar o que de bom a primavera nos traz! E que bom que era podermos ter este sentimento leve e livre connosco o ano todo, não era? Mas tenha calma, que hoje a equipa da homify traz até si algumas sugestões que vai poder utilizar para ter este espírito por perto durante mais tempo. Uma vez que não podemos acelerar o tempo, vamos tirar o melhor partido dele e encher o quarto com motivos primaveris! Fique connosco e aproveite para ir tomando algumas notas, para que possa recriar a primavera dentro desta divisão da próxima vez que puser as mãos à obra numa remodelação!

Adquira mobiliário suave e cortinas de cor clara

Uma casa com vista: Quartos modernos por Architect Your Home
Architect Your Home

Uma casa com vista

Architect Your Home

Passando para a mobília de quarto, o mais indicado para que tenha este sentido primaveril é que sejam mobílias suaves, de cores claras. As linhas não têm necessariamente que ser minimalistas, pelo contrário: mobiliário algo trabalho, num estilo mais romântico, funcionam muito bem neste tema – desde que se tenha em atenção as cores utilizadas. Quanto às cortinas, opte por tecidos leves e não muito opacos, que permitam a entrada de luz natural. Pode escolher entre cores simples ou algum tipo de padrão floral ou com elementos da natureza, como pássaros ou folhas. 

Opte por escolher um tema com cores primaveris

O primeiro passo é ter cores primaveris no seu quarto. Pode utilizá-las por toda a divisão ou focar-se em pormenores, como uma parede, as almofadas decorativas ou uma poltrona. É importante que sejam cores suaves, principalmente se forem para ser utilizadas em grandes áreas. A primavera é uma estação de renovação, de desabrochar e portanto deve ter isto em conta no momento em que decidir dar este toque ao seu quarto. O resultado final deverá ser agradável à vista, delicado e nada berrante.

Decore as paredes com tons suaves e alegres

As paredes do seu quarto podem tornar-se as suas maiores aliadas numa remodelação. Se reparar bem, basta que tenham uma cor diferente para que encham mais ou menos o espaço e o decorem sem grande dificuldade. Para este tipo de tema, escolha tons suaves e alegres que lhe permitam um ambiente suave, tranquilo e acolhedor, quase que campestre. Na verdade, pode escolher papel de parede com flores, riscas ou outros elementos que considere adequados. No entanto, se não quiser ficar por aqui com a decoração e for adicionar outros ornamentos, talvez seja melhor escolher uma única cor (duas no máximo e tendo em consideração a maneira como as conjuga) sólida para as paredes, para que não se torne tudo demasiado pesado, com muita informação visual.

Tenha flores ou plantas por perto

Já todos sabemos a importância que as plantas têm na renovação do ar e o aspecto bonito e agradável que dão a qualquer ambiente. Se ainda por cima o tema escolhido é a primavera, não se esqueça de trazer para junto da janela uma floreira ou pequenos vasos com arranjos para a mesinha de cabeceira ou cómoda. Se é do tipo de pessoa demasiado ocupada ou distraída para manter flores naturais vivas, pode sempre optar por comprar flores artificiais que lhe decorem o espaço. Actualmente, já há uma panóplia de oferta com grande qualidade, portanto não precisa de se preocupar se vão cumprir o seu papel ou não. E já que são decorações para aguentar muito tempo, invista um bocadinho mais na qualidade, se puder. O resultado final será muito melhor com flores mais bonitas!

Procure ter uma boa iluminação

A iluminação, por incrível que possa parecer, é um elemento decorativo muito poderoso. Embora possa passar despercebido (principalmente quando é bem aplicado), transmite-nos muitas sensações – sensações estas que podem arruinar toda uma decoração! Portanto, no momento de dar um toque primaveril ao seu quarto, lembre-se de escolher bem as lâmpadas que vai utilizar no mesmo. Claro que a luz natural é a mais bonita e a que nos oferece a melhor solução de iluminação, mas uma vez que nem sempre podemos conta com ela, opte por lâmpadas de cor quente, com diferentes intensidades para o tecto e para os candeeiros de apoio. 

Pendure quadros que dêem um toque alegre ao ambiente

Quartos escandinavos por homify

Pode escolher entre fotografias, posters ou pinturas – desde que haja elementos da primavera presentes, tudo vale! As cores, tal como referimos anteriormente, são igualmente importantes. Esta é uma dica óptima, principalmente se as suas paredes tiverem despidas, com papel de parede simples ou pintadas com cores lisas. Darão de imediato um ar muito alegre ao quarto! Pode escolher imagens maiores, que ocupem mais área, ou decidir colocar vários quadros mais pequenos que se conjuguem entre si e formem um conjunto ou uma imagem dentro do tema. O melhor desta sugestão é que pode ser você mesmo a pintar ou a fotografar o que ficar pendurado no seu quarto!

Inclua outros elementos decorativos

Refúgio a sul: Quartos modernos por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Para complementar tudo o resto, ou na impossibilidade de fazer grandes alterações, incorpore no seu quarto elementos decorativos relacionados com a primavera para além das flores e plantas, como por exemplo almofadas, roupa de cama, esculturas, bibelots, folhas, etc. No fundo, e sem cair no exagero, é trazer elementos da natureza para dentro desta divisão, dando-lhe o ar de flor a desabrochar. Escolha os ornamentos que considerar melhores dentro do seu próprio estilo, para que o seu quarto vá transmitindo a sensação de ser um meio campestre! Haverá melhor maneira de acordar numa manhã fria de inverno rodeado de uma beleza fresca tão natural como a de um quarto decorado com toques primaveris?

Concorda com as nossas sugestões? Que outros toques daria para trazer a primavera para dentro do seu quarto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!